Portugal tem estado na boca das notícias nos últimos dias, precisamente por terem sido divulgados recentemente alguns estudos que anunciam dados sobre o nosso país.
Desta vez Portugal é notícia por um tema que nos interessa a todos: os salários. Segundo um estudo realizado pela empresa Mercer, existem 41 países e estados, de um total de 72, onde os salários são superiores aos dos portugueses. Mas onde se ganha mais?
O salário líquido médio de um profissional sénior em território nacional, anda perto dos 22,518 euros anuais. Já a Suíça esmaga estes números, estando à frente do ranking com 77.681 euros. Na análise da Mercer, pode ler-se que a mesma “incide que incide sobre três grandes regiões (América; Ásia-Pacífico; e Europa, Médio Oriente e África), a Suíça surge como o país onde o salário base e o salário líquido anual são mais elevados: 101.825 euros e 77.681 euros, respetivamente. Segue-se a Noruega, onde o salário-base ronda os 77.940 mil euros e o líquido os 55.547”.
Quem olha para o mundo numa perspectiva de investimento quer saber onde se ganha mais, algo que este estudo permite fazer perceber aos colaboradores séniores. Quem investe, quer perceber onde é que os salários podem ser mais ou menos atractivos. Em Portugal, os índices não são sempre certos, alterando de posição. Desta vez, o país ficou num modesto 39º lugar, o que significa que não é, claramento, um dos sítios no mundo onde se ganha mais.
Veja também: