Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
23 Mai, 2023 - 12:54

Qual profissão combina comigo? 6 dicas para a descobrir

Catarina Milheiro

Qual profissão combina comigo? Se tem dúvidas, dedique algum tempo a este artigo e perceba qual carreira é ideal para si.

Qual profissão combina comigo? No momento de decidir pela carreira que quer seguir, as dúvidas são várias e se colocam muitas questões.

Principalmente os jovens, quando iniciam a sua vida profissional, deparam-se com um dilema enorme. Ou seja, falamos de todos os aspetos que necessitam de ser considerados no momento em que têm de decidir o rumo profissional.

De facto, não temos dúvidas de que os jovens são os que mais sofrem com sentimentos de indecisão e insegurança quando a questão é o rumo profissional – mas a verdade é que muitas pessoas, já com um percurso profissional desenvolvido, têm dúvidas sobre a própria carreira.

E quando damos conta que o mercado de trabalho está repleto de outros profissionais, alguns bastante convictos da carreira que ambicionam construir, as dúvidas podem ser maiores.

Para o ajudar nesta decisão tão importante na sua vida, reunimos algumas dicas.

Qual profissão combina comigo?

6 dicas eficazes para o ajudar a descobrir

1.

O papel fundamental do autoconhecimento

Qual a profissão que combina comigo? Se está agora a questionar-se, talvez tenha chegado o momento em que, com calma e leveza, deva olhar para dentro de si e tentar realizar uma autoavaliação.

Aquilo que queremos dizer é que não existe ninguém que se conheça tão bem quanto o próprio. Afinal, cada um de nós sabe o estilo de vida que tem, a alimentação que faz, a quantidade de exercício físico praticado, o modo como olha para os outros e por aí fora.

Quando olhamos para dentro de nós próprios, conseguimos acabar com muitas opções na lista das possíveis profissões que temos em mente e diminuir o leque para as que realmente têm algo em comum connosco.

2.

Considere os seus interesses pessoais

Para conseguir encontrar uma profissão que combine consigo é fundamental conhecer cada um dos seus interesses pessoais e alinhá-los com o que pretende para a sua carreira.

Ou seja, se aquilo que pretende é ter flexibilidade horária para poder frequentar o ginásio quando preferir, por exemplo, então o ideal é refletir sobre tipos de trabalho que possam ser desenvolvidos em modelos híbridos ou até em home office.

3.

Pesquise por profissões e não apenas nomes de cursos

Muitas vezes quando acabamos os estudos, ficamos com a sensação de que devemos pesquisar ofertas de emprego através do nome do curso de realizamos. Ou, por outro lado, quando procuramos formações, optamos por agir exatamente da mesma forma sem sequer procurarmos pelos cargos e funções inerentes.

Por exemplo: se a sua paixão são as tecnologias da informação, pode pensar em todos os tipos de carreiras envolvidas na área. Falamos de profissões como: programador, analista de dados, engenheiro informático, entre outras.

4.

Procure ajuda profissional

A ajuda profissional pode ajudar bastante quem se sente totalmente perdido e não sabe muito bem que caminho seguir. Dependendo da situação, a pessoa pode recorrer a psicólogos para realizar testes vocacionais, por exemplo.

Para além disto e especialmente para quem já se encontra no mercado de trabalho e pretende mudar a profissão, o coaching ou mentoring pode fazer toda a diferença. Por norma, logo nas primeiras sessões os indivíduos já são capazes de olharem para o mercado de outra forma, com outra visão e atitude.

5.

Converse com profissionais das áreas em questão

Por muitas dúvidas que possa relativamente à profissão que melhor combina consigo, nada acontecerá se mantiver a postura e não conversar com ninguém sobre o assunto.

Por isso, o ideal é abrir-se com profissionais experientes nas áreas e profissões que tem pensadas para si. Na altura da universidade, os professores podem ser os nossos melhores aliados. Mais tarde, uma boa solução passa por recorrer ao LinkedIn e entrar em contacto com os profissionais que considere que fazem sentido.

Retire todas as suas dúvidas, exponha a sua situação atual e questione sobre aspetos específicos de cada profissão. No final, reflita sobre o assunto.

6.

Olhe para o mercado do futuro e não apenas para o atual

Encontrar a profissão que combina consigo pode ser uma tarefa difícil. Contudo, uma dica bastante valiosa passa por alinhar as suas expectativas pessoais aquilo que o mercado pedirá no futuro.

Experimente elaborar uma lista com todas as profissões nas quais gostaria de seguir uma carreira e investir tempo e dedicação. Depois, faça uma breve pesquisa na internet sobre as profissões do futuro e perceba se as que delineou para si se poderão adaptar.

O importante ao longo do seu percurso é aceitar que todos somos diferentes e todos temos “deadlines” distintos para concretizarmos cada um dos objetivos que traçamos. Faça a sua escolha de forma atenta, com calma e com um olhar atento para o seu interior. Caso seja necessário, peça ajuda a um profissional.

Veja também