Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
12 Set, 2018 - 09:18

Sabe quantas vezes deve passear o seu cão?

Inês Pereira

Sair com o seu amigo de 4 patas é uma experiência benéfica para si e para ele. Fique a saber quantas vezes deve passear o seu cão.

Sabe quantas vezes deve passear o seu cão?

Não é segredo para ninguém que, a seguir aos donos, aquilo de que os cães mais gostam é de passear pela rua, onde podem correr, brincar e conhecer o mundo que os rodeia. E sim, se quer ter um amigo de 4 patas, tem mesmo de arranjar tempo para o acompanhar nestas saídas. Mas, afinal, quantas vezes deve passear o seu cão? Esta é a dúvida que muita gente tem e agora está na hora de ter uma resposta.

Para além da quantidade passeios, também a duração costuma suscitar questões. A verdade é que não existe um regra universal, pelo que é importante compreender as necessidades do seu cão e saber quantas vezes deve passear o seu cão.

Descubra quantas vezes deve passear o seu cão

Os cães adoram um bom passeio na companhia dos donos, já que este é um momento de ligação importante para ambos. Por outro lado, trata-se de um período do dia em que podem soltar a sua energia e interagir com o que está para lá das suas 4 paredes. Passear o cão é também importante para a saúde do animal e para a sua, uma vez que evita ansiedade, depressão e, até mesmo, doenças como a obesidade.

Posto isto, é importante compreender que para saber quantas vezes deve passear o seu cão deve ter em conta fatores como a raça, o porte e o propósito principal do passeio. Caso as idas à rua tenham como objetivo apenas a necessidades fisiológicas do animal, por exemplo, então convém que exista alguma frequência ao longo do dia para que o cão não desenvolva problemas de saúde. No entanto, a idade do seu amigo de 4 patas talvez seja o fator mais importante.

Cachorros

quantas vezes deve passear o seu cão cachorro

Quando um cão ainda é bebé os passeios são muito importantes, tanto a nível da aprendizagem como a nível da socialização e interação com outras pessoas e animais. É nesta fase que o cão começa a aprender aquela que será a sua rotina diária.

Por isso mesmo, deve passear o seu cachorro, preferencialmente, 4 ou 5 vezes por dia – mesmo que por pouco tempo. Nesta idade o cão terá mais necessidade de urinar e não conseguirá controlar corretamente esse impulso, daí que seja necessário um maior número de passeios. O ideal será que o dono consiga conhecer o animal ao ponto de antecipar a sua necessidade de ir à rua para aliviar as suas necessidades fisiológicas.

Cães adultos

quantas vezes deve passear o seu cão adulto

Nesta idade, o cão já aprendeu que deve fazer as necessidades fora de casa, pelo que o seu controlo é maior. Por outro lado, é um animal com muita energia para despender, pelo que a importância do passeio não passa para segundo plano.

Contudo, o passeio nem sempre é igual para todos os cães: o ritmo, a necessidade de exercício e a personalidade do animal influenciam bastante as saídas. Neste sentido, a atividade diária varia de canídeo para canídeo.

Posto isto, pode dizer-se que o ideal serão passeios de, no mínimo, cerca de 30 minutos, que podem ser multiplicados por 2 ou 3 vezes diárias. Durante este período permita que o cão corra e brinque, de modo a gastar a energia acumulada – e, claro, deve participar nas brincadeiras.

Cães idosos

quantas vezes deve passear o seu cão idoso

Apesar de mais velhos, estes amigos de 4 patas precisam de passear como qualquer outro cão. De facto, com a idade avançada haverá a tendência para uma maior ingestão de líquidos, pelo que as idas à rua continuam a ser importantes.

Neste caso, os passeios devem ser mais curtos e podem multiplicar-se por 3 a 4 vezes diárias, dependendo da necessidade do animal. Deve também continuar a brincar com o cão, de modo a fortalecer o laço entre dono e animal. Contudo, tratando-se de um idoso, é necessário que tenha maior precaução.

Veja também