Share the post "Queixas dos clientes contra os bancos aumentam significativamente"
Os dados são avançados pela Síntese Intercalar das Actividades de Supervisão Comportamental e foram divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal. Os bancos estão a ser alvo de descontentamento por parte dos clientes, o que deu origem a mais 25% das reclamações no primeiro semestre do ano.
É possível ler no relatório que as reclamações recebidas pelos bancos foram na sua maioria relacionadas com questões de crédito aos consumidores, contas de depósito e crédito à habitação, representando conjuntamente 67,4% das reclamações recebidas na primeira metade de 2013.
Crédito aos consumidores à frente nas reclamações
Um dos dados mais relevantes no âmbito das reclamações contra os bancos, é o aumento substancial das reclamações sobre o crédito aos consumidores. Este crédito assume o maior número de reclamações contra os bancos, tendo a média mensal aumentado 48,2% face a 2012.
A segunda matéria que sofreu mais reclamações foi o crédito à habitação, sendo que em termos mensais os bancos registaram, em geral, um aumento de 46,9% no número de reclamações. Esta evolução contribuiram também as matérias enquadradas pelos novos diplomas legais associadas ao crédito habitação.
Em nota final, o documento avançado esta segunda-feira, esclarece que cerca de 57% dos casos de reclamações contra os bancos foram resolvidas pelas respectivas entidades financeiras de forma voluntária ou por indicação do Banco de Portugal.
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