Ekonomista
Ekonomista
15 Out, 2013 - 10:22

Queixas dos clientes contra os bancos aumentam significativamente

Ekonomista

Os bancos estão a ser alvo de crescentes reclamações. Só na primeira metade do ano os bancos, de forma geral, receberam mais 25% de reclamações face ao mesmo período homólogo. 

Queixas dos clientes contra os bancos aumentam significativamente

Os dados são avançados pela Síntese Intercalar das Actividades de Supervisão Comportamental e foram divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal. Os bancos estão a ser alvo de descontentamento por parte dos clientes, o que deu origem a mais 25% das reclamações no primeiro semestre do ano. 

É possível ler no relatório que as reclamações recebidas pelos bancos foram na sua maioria relacionadas com questões de crédito aos consumidores, contas de depósito e crédito à habitação, representando conjuntamente 67,4% das reclamações recebidas na primeira metade de 2013.

Crédito aos consumidores à frente nas reclamações

Um dos dados mais relevantes no âmbito das reclamações contra os bancos, é o aumento substancial das reclamações sobre o crédito aos consumidores. Este crédito assume o maior número de reclamações contra os bancos, tendo a média mensal aumentado 48,2% face a 2012.

A segunda matéria que sofreu mais reclamações foi o crédito à habitação, sendo que em termos mensais os bancos registaram, em geral, um aumento de 46,9% no número de reclamações. Esta evolução contribuiram também as matérias enquadradas pelos novos diplomas legais associadas ao crédito habitação.

Em nota final, o documento avançado esta segunda-feira, esclarece que cerca de 57% dos casos de reclamações contra os bancos foram resolvidas pelas respectivas entidades financeiras de forma voluntária ou por indicação do Banco de Portugal.

Veja também: