Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
18 Out, 2018 - 09:34

Conheça 10 boas razões para mudar de emprego

Inês Silva

Não é tarefa fácil chegar a esta decisão, mas há razões que são sinais claros para mudar de rumo. Conheça 10 boas razões para mudar de emprego.

Conheça 10 boas razões para mudar de emprego

As razões para mudar de emprego podem ser as mais diversas, no entanto, tomar essa decisão não é fácil. Seja pela segurança que o seu emprego lhe dá ou pela incerteza do que virá a seguir. O facto de ter passado anos numa empresa, ter criado rotinas, hábitos e pequenos rituais diários e saber que está a deixar para trás este ambiente familiar, pode deixá-lo assustado. E claro, esta situação também significa dizer adeus aos colegas de trabalho com quem desenvolveu alguma afinidade pessoal.

Apesar das razões que possam levá-lo a ficar, há algumas situações que tornam quase obrigatória a mudança de emprego. Sentir que a sua carreira está estagnada ou que o seu potencial não está a ser completamente aproveitado na posição que ocupa na empresa, são algumas das razões para mudar de emprego.

Como saber que está na hora de mudar? Algumas razões são menos claras e algumas são sinais definitivos. Podem ser motivos de ordem pessoal ou profissional. Continue a ler para saber mais sobre as razões para mudar de emprego.

10 boas razões para mudar de emprego

11 hábitos de trabalho que irritam os colegas e que pode evitar

1. Está preparado para seguir uma nova carreira

Terminou um curso ou formação que lhe podem abrir novas possibilidades profissionais ou evolução na carreira? É possível que nem tenha que deixar a atual empresa, bastará a transição para um cargo superior e com maior responsabilidade. Mas se a escolha é seguir uma ocupação diferente e foi isso que planeou com a sua formação académica, está na hora de começar um novo capítulo profissional.

2. Teve uma oferta de emprego melhor

Propuseram-lhe um emprego melhor? Os bons profissionais são notados e se é bom em fazer networking dentro do seu setor, naturalmente, as empresas concorrentes vão saber que existe. E se estão dispostas a oferecer um salário melhor, mais flexibilidade ou melhores benefícios para convencê-lo a “juntar-se à equipa”, não tem que se sentir culpado por aceitar a proposta. Esta é, sem dúvida, uma das boas razões para mudar de emprego.

3. Tem o perfil errado para a função que desempenha

Inicialmente, pensou que poderia dar conta do recado, mas afinal não consegue aplicar os seus conhecimentos e pontos fortes para realizar o seu trabalho. A verdade, é que isto pode ser bastante desmotivador. Antes de pensar em mudar de emprego, acha que é possível alcançar o equilíbrio? Talvez possa frequentar algum curso ou formação que lhe dê ferramentas para realizar com satisfação estas tarefas ou pedir ao seu chefe que lhe atribua outra função para a qual está preparado e tem competências.

4. Os seus colegas de trabalho não o respeitam

Ir trabalhar representa para si um sacrifício diário? Os seus colegas falam mal de si pelas costas? Há conflitos a toda a hora e momento? Se já tentou mudar comportamentos e não conseguiu, está na altura de sair. Esta é mais uma das razões para mudar de emprego.

ambiente de trabalho

6. A sua empresa está prestes a abrir falência

Existem muitas razões pelas quais as empresas declaram falência. Algumas podem ser simplesmente por atuarem em mercados que estão em declínio; más decisões a nível de gestão; dificuldade em acompanhar as mudanças do mercado; etc. Felizmente, todas estas situações são mais fáceis de detectar quando se está dentro da empresa. Se notar alguma coisa, não deixe ficar para a última a procura de um novo emprego.

7. Não suporta o seu chefe

Não há quem não se irrite com o chefe de vez em quando, mas quando passa a ser todos os dias: está na altura de sair. Mesmo que até tenha razão para se irritar, seja pelo trabalho ou pela personalidade do seu chefe, esta fricção pode levar à sua desmotivação e ressentimento. Acha que, a continuar assim, vai conseguir manter um bom desempenho profissional?

Veja também: