André Freitas
André Freitas
06 Out, 2020 - 12:35

8 razões pelas quais o futuro é elétrico

André Freitas
Patrocinado por:

Existem 8 razões pelas quais pode concluir-se que o futuro dos carros é elétrico. Conheça-as neste artigo.

carro elétrico a carregar

O futuro é elétrico. Esta afirmação já foi dita vezes sem conta. Contudo, nem sempre se falam nas razões pelas quais o futuro é elétrico.

No final desta década, é expectável que as vendas de veículos elétricos correspondam a cerca de um terço das vendas totais no mercado automóvel.

No início da década de 40, os veículos elétricos já deverão representar mais de 50% do total de veículos vendidos.

Pode não parecer um número tão relevante para daqui a 20 anos, mas a verdade é que esta tecnologia só muito recentemente entrou no mercado de forma significativa, através de uma maior oferta por parte dos fabricantes.

Para além disso, tratam-se de previsões criadas com base na procura atual. Se a procura aumentar de forma exponencial, a quota de mercado dos veículos elétricos será, previsivelmente, muito maior daqui a 10 ou 20 anos.

Para que seja possível perceber esta importância cada vez maior dos carros elétricos, preparamos este artigo onde vamos elencar os 8 motivos pelos quais o futuro passa pelos carros elétricos.

Se se interessa por este tema e quer perceber por que razões o mercado automóvel está a passar por esta tão profunda transformação, este artigo é para si.

As 8 razões pelas quais o futuro é elétrico

O futuro é elétrico. Várias individualidades o dizem, nomeadamente, especialistas no tema.  Contudo, é preciso perceber o que está por detrás desta afirmação.

vários postos de carregamento elétrico na rua
1

Sustentabilidade ambiental

A principal vantagem associada aos veículos elétricos é a sustentabilidade ambiental. E, neste ponto, podemos destacar duas razões:

  • os combustíveis fósseis são altamente poluentes e um recurso limitado;
  • os veículos elétricos são mais amigos do ambiente.

A utilização de combustíveis fósseis contribui fortemente para a emissão de gases poluentes que vão aumentar o efeito de estufa. A utilização desta fonte de energia no setor dos transportes é, aliás, uma das maiores fontes de poluição do planeta.

Entre outros aspetos, o aumento do efeito de estufa provoca alterações climáticas com um impacto negativo na temperatura média do planeta, na produção agrícola, no habitat de várias espécies.

Os combustíveis fósseis são um recurso limitado, o que significa que a sua utilização não é sustentável pois vão esgotar-se.

Por outro lado, a energia elétrica não é tão poluente (continua a ser poluente em certas fases da sua produção). No entanto, a forte aposta nas energias renováveis permite caminhar para uma fase em que a produção de energia elétrica seja 100% limpa.

A produção dos veículos elétricos também produz gases poluentes, pelo que não se pode dizer que estes carros não sejam 100% isentos da emissão de gases. 

Contudo, mesmo que (ainda) algo poluentes na sua fase de produção, os veículos elétricos não produzem quaisquer gases poluentes em circulação, promovendo a sustentabilidade ambiental.

2

A saúde dos cidadãos

As alterações climáticas afetam também a saúde dos cidadãos, principalmente os aparelhos respiratório e cardiovascular.

A inalação das partículas nocivas emitidas pelos veículos a combustão é altamente prejudicial para a saúde, e conduz a problemas de saúde como asma, bronquite crónica e doenças cardiovasculares.

Assim, é urgente diminuir a emissão deste tipo de partículas, como forma de proteção da saúde do ser humano. E a melhor forma de o fazer é apostar na substituição de veículos a combustão por veículos elétricos.

3

A economia

A eletricidade tem um custo inferior ao do combustível fóssil. Por isso, circular com um veículo elétrico é mais barato que com um veículo a combustão.

Esta poupança é um dos principais motivos pelos quais os consumidores optam por carros elétricos.

Mas a economia não se fica pelo menor custo da fonte de energia. A manutenção dos elétricos é também mais barata que a dos veículos convencionais (a combustão).

Os elétricos não tem tantas peças de desgaste rápido, pelo que as manutenções não são tão frequentes, nem tão dispendiosas.

Para que perceba melhor estes fatores relacionados com a poupança económica que os carros elétricos têm para os proprietários, aconselhamos a leitura de alguns artigos presentes na Blue Academy da Hyundai.

Nesta plataforma irá encontrar a resposta a todas as questões relacionadas com mobilidade ecológica das diferentes tecnologias: 100% elétrica, híbridos convencionais, plug-in, mild-hybrid e ainda a hidrogénio.

4

Carregamento em praticamente qualquer local

Os veículos elétricos podem ser carregados em praticamente qualquer local.

Seja em casa, no condomínio, na empresa, ou na rua, é possível carregar o automóvel.

Para isso, precisa apenas de uma ligação a uma tomada com corrente elétrica suportada pelo veículo. Aliás, até através de uma simples tomada elétrica é possível carregar o carro.

Esta facilidade no carregamento é uma clara vantagem.

Embora ainda um pouco demorado, os carregamentos são cada vez mais céleres. E, no futuro, será possível atingir 100% da carga total em poucos minutos. Pelo menos é o que já se prevê com a utilização do hidrogénio como fonte de energia para os veículos elétricos. 

5

A energia elétrica é mais competitiva

Já parou para pensar em tudo o que acontece desde o momento em que o petróleo é extraído até ao momento em que está a abastecer o seu veículo?

Acontece muita coisa. Desde a transformação, introdução de aditivos, transporte. Todo um processo complexo.

E a eletricidade? Muito mais simples. Já está em todo o lado, é fácil de transformar e de distribuir.

Não se pode ignorar que um maior acesso à rede elétrica poderá trazer quebras de energia.

Contudo, se este acesso for aumentado de forma gradual e a rede elétrica for, entretanto, melhorada com vista a esse aumento na procura, dificilmente existirão problemas de maior.

6

A componente eletrónica: carros mais potentes e seguros

A eletrónica presente nestes veículos permite controlar o seu desempenho. E isso traduz-se em carros com um desempenho otimizado e muito mais seguros.

A injeção eletrónica de combustível permite diminuir os consumos. O binário máximo disponível desde o momento de arranque permite acelerações poderosas.

O sistema de travagem e o controlo de tração são geridos internamente por forma a garantir a segurança dos ocupantes do veículo e o bom funcionamento de mesmo.

E não se podem ignorar todos os sensores, câmaras e demais auxiliares de condução que contribuem largamente para um aumento na segurança.

No futuro, quando os veículos elétricos partilharem informações entre si, será possível atingir um número de sinistros bastante inferior. Os veículos conseguirão detetar obstáculos, permitindo evitá-los.

Um grande, importante, e necessário passo para a diminuição da sinistralidade rodoviária.

7

Restrições aos veículos a combustão

Várias cidades no mundo já estão já a impor restrições à circulação de veículos a combustão nas suas ruas. O objetivo é diminuir a emissão de gases poluentes (e as multas associadas a elevadas emissões de gases poluentes).

Dentro de poucos anos, carros convencionais serão simplesmente banidos das grandes cidades.

Tendo noção desta realidade, são muitos os consumidores que preferem adquirir um veículo elétrico em vez de investirem num veículo convencional que rapidamente se tornará num problema.

Para além das cidades, também os próprios fabricantes estão limitados e condicionados à produção de veículos que apresentem elevadas emissões de gases poluentes.

Desde 1 de janeiro de 2020 que os veículos estão limitados, em média, às seguintes emissões máximas:

  • 95 gramas de CO2 por quilómetro para os veículos ligeiros de passageiros;
  • 147 gramas de CO2 por km para os veículos comerciais ligeiros.

Se a média de veículos vendidos por determinado fabricante ultrapassar estas médias, haverá lugar à aplicação de coimas.

Por este motivo os fabricantes apostam, cada vez mais, em veículos elétricos, sem emissão de CO2.

8

O futuro elétrico inclui todo o tipo de veículos

Não só só os carros (veículos ligeiros) elétricos que são o futuro.

Também os camiões, autocarros e todos os veículos em geral vão recorrer à eletricidade como fonte de energia e ajudar a revolucionar o futuro.

Blue Academy

A Blue Academy é uma plataforma criada pela Hyundai com o objetivo de informar os cidadãos da temática relacionada com a Eco Mobilidade.

Nesta plataforma poderá encontrar explicações para temas de interesse na área da mobilidade verde, como as características das diferentes tecnologias elétricas, como e onde carregar veículos elétricos, custos de manutenção, entre outros.

Se tiver alguma dúvida, ou estiver interessado no tema, consulte a Blue Academy para ficar esclarecido.

Lembre-se: o futuro é elétrico e já começou.