Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
03 Jun, 2020 - 09:27

10 truques para renovar as casas de banho sem gastar muito dinheiro

Mónica Carvalho

Pretende renovar as casas de banho sem gastar muito dinheiro? Temos 10 boas soluções para si. Confira tudo!

renovar casas de banho sem gastar muito dinheiro

Durante a quarentena, com o tempo passado em casa, muitas famílias aperceberam-se de coisas que querem mudar em casa. E, tendo em conta a crise económica que se instalou, renovar as casas de banho sem gastar muito dinheiro é uma delas. Pensa que não é possível? Temos boas notícias: há pequenos truques a implementar que vão fazer toda a diferença.

Por isso, mesmo que tenha solicitado orçamentos para as renovações ou se tenha apaixonado por determinados catálogos de decoração de artigos de casa de banho, com algumas mudanças poderá, realmente, ter um espaço novo e gastando menos dinheiro do que imaginaria.

E, para isso, o primeiro passo a dar implicar a criação de um plano bem delineado e estruturado, estipulando um orçamento e uma data limite. Depois, deve listar os eventuais problemas a resolver na sua casa de banho e os aspetos que gostaria de melhorar do ponto de vista estético e de design e definir prioridades.

Assim, será mais fácil perceber o que precisa mesmo de fazer e qual a margem que tem também para aqueles toques especiais e que visam apenas para mudar as casas de banho.

Como renovar casas de banho sem gastar muito dinheiro

Estes truques vão ajudar principalmente para as makeovers rápidas, de modo a sentir que está num espaço totalmente novo. Tome nota de todos os truques que vão sair muito mais barato do que imagina.

1

Manter a canalização

Manter a canalização que tem, desde que a mesma se encontre em bom estado, claro, bem como respeitar o local da mesma em caso de alguma mudança necessária é uma forma de poupança imediata.

Imagine que pretende mudar a localização da banheira: isso pode obrigar a reestruturar a canalização da casa de banho e, no caso de estar por baixo do chão, terá o gasto acrescido de ter de retificar e até substituir todo o pavimento.

2

Mudar de espelho

Ainda que possa ser um investimento mais dispendioso e que pode ultrapassar até um pouco as dezenas de euros, com um novo espelho, de luz embutida, a sua casa de banho ganhará uma nova vida. O espaço terá mais luz e até parecerá de maiores dimensões.

3

Escolher prateleiras abertas

Se tem pouco espaço para arrumação na sua casa de banho, pode optar por colocar prateleiras abertas, visto que irão ajudar a criar a ilusão de um espaço maior. Mas não se preocupe, porque isso não significa deixar tudo à mostra e desarrumado.

Nesta situação, o uso de cestos para arrumar e esconder aqueles produtos que parecem criar uma verdadeira confusão nas casas de banho é, de facto, uma opção moderna, elegante e prática. O espaço ficará com um aspeto bem limpo e organizado.

4

Renovar a sanita

Trocar de sanita é bastante caro e pode pesar no orçamento. Por isso, quando pensar em renovar as casas de banho sem gastar muito dinheiro, pense em substituir apenas o assento e a tampa.

Pode achar pouco, mas atualmente há tanta variedade deste tipo de produtos que uma pequena mudança pode ser verdadeiramente impactante.

5

Reutilizar móveis

Pensa em substituir os móveis da casa de banho? Pode ficar caro, é verdade. Mas se aproveitar, por exemplo, uma cómoda antiga que tenha arrumada na garagem ou realizar uma compra em segunda mão, então poderá ter uma peça única, cheia de interesse e história, além de estar a ter uma atitude ambientalmente sustentável.

6

Colocar plantas

Provavelmente o truque mais acessível que temos para partilhar com todos os que estão a pensar em renovar as casas de banho: utilizar plantas. E dizemos que é o mais acessível, na medida em que até pode ter plantas em casa que podem ser colocadas na casa de banho, desde que se certifique de que aquele espaço dá resposta às necessidades da planta.

Ou, então, pode recorrer a plantas artificiais e, assim, ficar mais descansado quanto à durabilidade da mesma. Todavia não se esqueça que sendo um produto de plástico deverá prolongar ao máximo a sua utilização, pelo que deve ser uma compra bem ponderada.

7

Investir na pintura

Pintar as paredes ou os móveis é mais uma forma de renovar as casas de banho sem gastar muito dinheiro, para além de ser bastante prático de fazer.

Ainda assim, deve ter alguns cuidados, pelas especificidades deste tipo de divisão, nomeadamente: resolver primeiro eventuais problemas de humidade e certificar-se de que compra uma tinta adequada para este espaço.

8

Atualizar os objetos decorativos

Esta é mais uma forma de simples de dar um refresh em qualquer casa de banho. Mude objetos decorativos como os tapetes, os quadros, os sabonetes, a cortina do duche ou banheira ou até os copos para colocar escovas e pasta de dentes.

Inspire-se no Pinterest ou em blogs de decoração para perceber que tipo de design pretende para a sua casa de banho. Depois, compre os artigos mediante o que lhe parece mais bonito e que ache ter um efeito positivo no espaço a alterar.

9

Apostar em caixas de arrumação

Este é um conselho que pode, de facto, ser implementado em toda a casa. Na verdade, ter espaços para arrumação nunca é de mais, e no caso dos artigos de beleza e higiene, que são os que encontramos maioritariamente na casa de banho, então, o mais importante é ter um lugar para os guardar.

Existem muitos tipos de caixas e cestos, de todos os tamanhos, cores e padrões, pelo que, certamente, encontrará os que lhe parecem perfeitos.

10

Mudar as torneiras

As torneiras também podem fazer uma grande diferença no aspeto final de uma casa de banho. E aí tudo depende dos seus gostos: gosta de torneiras de linhas retas e elegantes; ou prefere investir num estilo mais vintage, eventualmente dourado?

Como vê, renovar as casas de banho não tem de ser uma dor de cabeça, nem implica mexer nas suas poupanças. Basta ter alguma paciência e levar a cabo os truques que partilhamos consigo para ter uma divisão diferente e que vá ao encontro dos seus gostos e necessidades.

Veja também