Teresa Campos
Teresa Campos
27 Dez, 2021 - 00:30

Bem-vindo 2022! Resoluções de ano novo para a saúde

Teresa Campos

Já fez as suas resoluções de ano novo para a saúde? Se ainda está a pensar, inspire-se nas nossas sugestões de bem-estar para 2022.

resoluções saúde

Com a entrada num novo ano, é habitual traçar metas para a nossa vida. Muitos delas, passam por melhorar o nosso bem-estar – quer físico, quer mental. Portanto, as resoluções de ano novo para a saúde são transversais à grande maioria das pessoas e nós vamos ajudá-lo a definir objetivos claros e atingíveis para pôr em prática durante 2022.

Esqueça as dietas restritivas e a prática de exercício físico sem paragens. Aqui, só vai encontrar resoluções de ano novo para a saúde equilibradas, consistentes e exequíveis que é o que se quer.

Bem-vindo 2022! Resoluções ano novo para a saúde

1. PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO

Sim. Esta é uma meta obrigatória em qualquer resolução de ano novo da área da saúde. Porém, isso não significa passar horas a fio no ginásio, mas também não significa que fazer zapping na televisão conte como desporto.

A prática regular de exercício físico é fundamental, mas deve ser adequada as caraterísticas de cada indivíduo. Se já está habituado a praticar desporto, então só tem de prolongar essa rotina durante este ano.

Se, por outro lado, vai iniciar esta atividade, então deve começar progressivamente, de preferência com o acompanhamento de um profissional, e lembrando-se que uma caminhada de 30 a 60 minutos por dia já é uma excelente maneira de colher benefícios da prática do exercício físico.

Aos mais distraídos, lembramos que fazer desporto:

Mulheres com sutiã de desporto

2. FAZER UM CHECK-UP MÉDICO

Quando pensa nas resoluções de ano novo para a saúde, uma pergunta impõe-se: Há quanto tempo não vai ao médico? Talvez nem consiga responder a esta questão, tal é o tempo que não visita um clínico.

Portanto, começar o ano com um check-up médico faz todo o sentido, pois é a melhor forma de:

  • saber se está tudo bem com a sua saúde e organismo;
  • prevenir alguns problemas;
  • perceber os aspetos a que deve estar mais atento no seu corpo.

3. PRATICAR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

De nada vale fazer desporto ou ir ao médico, se no seu dia-a-dia não praticar uma alimentação saudável, isto é, equilibrada e variada.

Beber muita água é fundamental e, no fundo, guiar-se pela roda dos alimentos, apostando numa dieta muito rica em legumes e frutas, controlando a ingestão de proteína e hidratos e, acima de tudo, reduzindo nas gorduras, no açúcar e no sal.

Saladas com massa fusilli

4. DIMINUIR OS NÍVEIS DE STRESS

Para muitos, esta será a resolução de ano novo para a saúde mais difícil de cumprir. Efetivamente, a ansiedade e o stress são males dominantes nas sociedades atuais e não é de espantar que estejam na origem de muitos problemas de saúde.

Por isso, a nossa sugestão é que tente combater o stress:

  • gerindo melhor o seu tempo e a sua agenda planeando as suas tarefas diárias;
  • estabelecendo prioridades;
  • delegando tudo aquilo que for possível delegar.

Deve também reservar tempo para si e para relaxar, nem que sejam apenas 15 minutos por dia para:

  • caminhar;
  • ouvir música;
  • fazer ioga;
  • entre outras atividades que induzam calma e bem-estar.
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5. DEIXAR DE FUMAR

Esta é uma das resoluções de ano novo para a saúde que muitos se comprometem a levar avante, mas da qual desistem frequentemente, logo nos primeiros meses ou semanas do ano.

Os malefícios do tabaco são conhecidos de todos, mas vale a pena lembrar alguns, tais como:

  • diminuição da esperança média de vida;
  • envelhecimento da pele;
  • potenciador de doenças cardiovasculares, cardíacas e pulmonares;
  • aumento do risco de vários tipos de cancros.

Há vários meios de apoio à disposição de quem quer pôr fim a este vício. Por isso, deve procurar ajuda e deixar já hoje de fumar.

6. DORMIR MELHOR E MAIS HORAS

O sono é, muitas vezes, subestimado, mas a sua qualidade pode ser determinante para um dia mais produtivo e com mais rendimento, quer nas suas atividades profissionais, quer pessoais.

Dormir bem e o número de horas sugerido pelos especialistas (cerca de 8 horas por noite, no caso dos adultos), pode ajudar nomeadamente a:

  • aumentar a resistência ao stress e às infeções;
  • melhorar a concentração;
  • ajudar a emagrecer.

Claro que dormir de forma deficitária irá ter as consequências opostas às enumeradas anteriormente.

Se tem dificuldade em adormecer, experimente:

  • alterar algumas rotinas noturnas como fazer um jantar leve;
  • desconectar-se dos aparelhos eletrónicos e da tecnologia;
  • manter o quarto escuro e com uma temperatura agradável.
mulher que sofre de apneia do sono

7. APLICAR PROTETOR SOLAR DIARIAMENTE

Esta meta pode parecer um pouco inesperada, mas é cada vez mais importante tê-la em consideração e pô-la em prática como uma das resoluções de ano novo para a saúde.

A exposição solar excessiva é responsável por 80% das doenças de pele e a verdade é que, todos os dias, mesmo que não seja verão, mesmo que não esteja na praia, há sempre uma parte do seu corpo que fica exposta à radiação solar.

Por essa razão, e para ajudar a evitar problemas como o fotoenvelhecimento ou o cancro de pele, por exemplo, deve aplicar diariamente, sobretudo nas zonas mais expostas (cara e mãos, por exemplo), protetor solar, cerca de 15 minutos antes de sair de casa.

8. VIVER MAIS E MELHOR

A última resolução engloba todas as outras e muito mais. Pode parecer uma frase feita, mas a realidade é que com o ritmo acelerado do dia-a-dia, esquecemo-nos daquilo que é verdadeiramente importante e nos faz felizes.

Passear, ler um livro, dar uma boa gargalhada, conviver com a família e os amigos, aprender coisas novas,… são apenas algumas das coisas que, muitas vezes, não pomos em prática ao longo do ano.

Assim, o desafio é que inclua algumas destas atividades na sua agenda e se “obrigue” a retirar algum tempo para si e para estas coisas tão simples, mas tão especiais.

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