Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
16 Mai, 2018 - 09:25

Fitbit Versa: mais do que uma alternativa ao Apple Watch

Ana Duarte

O Fitbit Versa é a versão melhorada do modelo antecessor, o Fitbit Ionic. É um excelente smartwatch, que se destaca pela autonomia da bateria. Veja a review.

Fitbit Versa: mais do que uma alternativa ao Apple Watch

O Fitbit Versa é um smartwatch compacto e leve, com funcionalidades ligadas à monitorização de diversas atividades físicas. Lançado em abril de 2018, o Fitbit Versa tem uma interface melhorada relativamente ao modelo anterior, para facilitar a leitura das estatísticas ligadas ao desempenho físico.

Tem uma bateria com autonomia para cerca de quatro dias e tem um sistema operativo próprio, sendo compatível com Android e iOS.

Review Fitbit Versa: um bom smartwatch  para desportistas

Fitbit

Fonte da imagem: Fitbit/Divulgação

Este gadget é a tentativa da empresa corrigir algumas falhas que cometeu quando lançou, em 2017, o Fitbit Ionic, um smartwatch que ficou um pouco aquém das expectativas.

O Versa conseguiu colmatar algumas dessas lacunas: é um equipamento mais refinado e tem um aspeto mais apelativo do que o modelo anterior, que tinha uma aparência um pouco desleixada.

Este dispositivo tem muitas funcionalidades de monitorização, oferecendo uma autonomia incrível (dá para cerca de quatro dias). Mas há espaço para melhorar: as funcionalidades inteligentes e de apoio às apps ainda podem ser aperfeiçoadas.

O design não é inovador, sendo o mostrador quadrado com os cantos arredondados. Ao longe, até pode ser confundido com o Apple Watch.

Revestido de alumínio, o relógio é fino, compacto e confortável, ficando firme no pulso. Tem um aspeto mais elegante e friendly do que o Ionic. Uma das críticas de design vai para a moldura demasiado espessa à volta do ecrã.

Outro defeito é que este smartwatch não tem GPS embutido (ao contrário do modelo anterior). Isto significa que se o utilizador quiser usar GPS vai ter de ligar o seu smartphone ao Fitbit Versa (é por causa disto que o preço deste relógio é mais baixo do que o do Ionic).

A capacidade de armazenamento interno deste gadget é um destaque: o utilizador pode guardar até cerca de 300 faixas de música no relógio (o que é útil caso queira ir para o ginásio sem levar o telemóvel, por exemplo). A resistência à água é outra vantagem atrativa: o Versa pode ser submerso até 50 metros.

Graças aos diferentes sensores, este dispositivo permite ao utilizador monitorizar diferentes atividades físicas como corrida, natação, levantamento de pesos e andar de bicicleta. O utilizador pode, depois, ver os intervalos que fez, passos que deu, distância percorrida, calorias queimadas, ritmo cardíaco e saber mais acerca dos seus ciclos de sono.

Veredicto

O Fitbit Versa é uma combinação bem conseguida de um smartwatch e de um gadget de monitorização de fitness no patamar dos 200€. Tem as suas limitações, mas é uma boa alternativa ao Apple Watch.

Há muito para gostar neste produto, como a sua grande capacidade de monitorização de diferentes atividades físicas, o design atrativo e a longa autonomia. A simplicidade é outra vantagem deste gadget, tendo um sistema operativo intuitivo e com o qual é fácil de trabalhar.

O facto de não ter GPS embutido pode ser considerado um defeito. As funcionalidades inteligentes e seleção de apps também podem ser melhoradas.

Veja também: