Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
11 Mai, 2018 - 09:05

5 formas de saber quem o segue online

Luísa Santos

Não é assim tão simples saber quem o segue online. Felizmente, existem plataformas que o ajudam a ter uma ideia mais clara sobre quem o está a seguir.

5 formas de saber quem o segue online

Pode ser daquelas pessoas que pagam para consumir todo o conteúdo online que consiga. Mas pode, por outro lado, pertencer ao grupo de pessoas que aceitam a publicidade e, consequentemente, o tracking que acontece no mundo virtual – onde o acesso à informação é cada vez mais simples. Importa, por isso, saber quem o segue online.

Na verdade, a publicidade é necessária se o utilizador não adquirir o conteúdo que consome na Internet. Como acontece com os órgãos de comunicação social, a publicidade é uma forma de financiamento e, também, de garantia da existência de determinados órgãos privados. Acontece a mesma situação no mundo online, por isso, conheça as 5 plataformas que o deixam saber quem o segue online.

Como saber quem o segue online

online

Panopticlick

Um dos primeiros sites que deve consultar é o Panopticlick, que analisa o browser que utiliza para aceder à Internet, bem como as suas configurações. Isto inclui, também, os add-ons e as extensões que tem instaladas nesse browser. Com isto, o Panopticlick consegue fazer o tracking da sessão que tem iniciada.

Para usar este site, basta clicar no botão laranja que diz “Test Me” para dar início à análise. Dependendo da sua lista de add-ons e de extensões, o nível de tracking será diferente. Normalmente, quanto mais extensões tiver instaladas, maior será o bloqueio ao tracking.

Am I Unique?

Imagine uma impressão digital, irrepetível. O mesmo acontece com a informação que o seu browser transmite, que é única e difere de utilizador para utilizador. É esse motor de pesquisa que, por ser tão único, irá identificá-lo online.

Ao utilizar esta plataforma, será adicionado um “pacote” de cookies ao seu browser, durante 4 meses para que, depois, possa tirar as suas próprias conclusões.

Disconnect

Esta plataforma funciona em forma de extensão, que pode instalar no seu browser. Com o Disconnect, é possível bloquear mais de 2000 possíveis trackers. Ao fazer isto, irá notar uma maior rapidez na sua navegação, já que os websites conseguem carregar informação até 27% mais rapidamente do que sem o bloqueio referido, segundo o próprio Disconnect.

Trackography

Trata-se de uma plataforma aberta que, à semelhança das restantes, lhe permite saber quem o tem seguido online. Através desta ferramenta, poderá saber que empresas estão a segui-lo, quais os países onde estão alojados os servidores dessas empresas, quais os países onde estão alojados os servidores do site que está a ver em determinada altura, entre outras informações que vai considerar úteis.

Veja também: