Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
14 Jun, 2018 - 10:29

5 coisas que precisa de saber sobre a segunda gravidez

Ana Graça

Será que uma segunda gravidez é muito diferente da primeira? Os sintomas serão os mesmos? A barriga fica maior e cresce mais rápido? Saiba o que muda!

5 coisas que precisa de saber sobre a segunda gravidez

Com que então, está a ponderar avançar para uma segunda gravidez? Afinal, dois lindos bebés são melhores que apenas um. Certamente já sabe imensas coisas sobre a gravidez e pós-parto, mas há algumas diferenças interessantes entre a primeira e a segunda gravidez que deve conhecer.

5 coisas que precisa de saber sobre a segunda gravidez

os desafios da segunda gravidez

1. Pode sentir alguns sintomas mais cedo: a primeira gravidez pode ter debilitado a estrutura músculo-esquelética da mulher, facilitando o surgimento mais precoce de determinados sintomas, nomeadamente dor de costas e varizes;

2. Pode ter a perceção de que a barriga está a crescer mais rápido: de facto, várias mulheres relatam que aumentaram de peso mais rápido na segunda gravidez e que a barriga cresceu mais precocemente. Por outro lado, há algumas mulheres que registam o mesmo padrão da gravidez anterior. Um dado importante diz respeito aos quilos extra ganhos da primeira gravidez e que possam ainda permanecer, dando a sensação à mulher de que está mais pesada nesta segunda gravidez;

3. É provável que se sinta mais exausta: enquanto espera que o seu segundo bebé nasça, é natural que se sinta mais cansada e com menos energia comparativamente à primeira gravidez. Tal não parece dever-se a qualquer complicação de saúde, mas sim ao facto de já ser mãe e acumular o cansaço natural da gravidez com as responsabilidades parentais;

4. É natural que se sinta mais relaxada: se na primeira consulta da primeira gravidez levou uma enorme lista de dúvidas e questões para colocar ao seu médico, é natural que desta vez esteja muito mais esclarecida e serena. O facto de já cuidar de um filho reforça a sua autoconfiança e diminui o medo do desconhecido;

5. Tende a ser mais fácil amamentar na segunda gravidez: parte da justificação deste facto deve-se à maior experiência da mãe. A amamentação é uma habilidade que as mães aprendem e, portanto, é natural que numa segunda gravidez seja uma tarefa menos complicada. Contudo, há outra explicação para o facto de a amamentação ser menos complexa com o segundo bebé. O nosso corpo, em especial as glândulas mamárias, parecem lembrar-se da primeira gravidez e estão em estado de prontidão, entrando rapidamente em ação para alimentar o segundo bebé.

Como conclusão

Apesar da segunda gravidez ter determinadas especificidades diferentes da primeira, estas diferenças nem sempre são lineares. Importa lembrar que cada gravidez é única e que não é possível fazer uma previsão exata de como decorrerá.

Se já teve complicações na gravidez anterior, tem um maior risco de ter essa mesma complicação nesta segunda gravidez. Por outro lado, se não teve complicações na gestação anterior, o risco de complicações nesta gravidez também é baixo.

É verdade que quanto mais bebés tem maior é o risco de certas complicações como, por exemplo, o descolamento prematuro da placenta, mas isto é uma preocupação para quem teve várias gravidezes.

Veja também: