Ana Araújo
Ana Araújo
03 Mar, 2018 - 10:00
Exercícios para grávidas: os melhores para cada trimestre

Exercícios para grávidas: os melhores para cada trimestre

Ana Araújo

Hidroginástica, pilates, exercícios de kegel e musculação. Conheça os exercícios para grávidas mais adequados e as vantagens de os praticar.

O artigo continua após o anúncio

Dores nas costas, prisão de ventre, retenção de líquidos, etc. Estes são alguns dos sintomas associados à gravidez. Contudo, há um conjunto de exercícios para grávidas que ajudam a atenuar estes mesmos sintomas.

Um estudo da Escola de Medicina de Houston, nos Estados Unidos, revelou que mães que praticam atividade física durante a gravidez têm mais 50% de probabilidade de terem filhos com um estilo de vida saudável. Contudo, desportos em que existe muito contacto físico ou risco de queda são desaconselhados, como é o caso de futebol, hipismo, mergulho e atividades semelhantes.

Neste sentido, preparamos uma lista com algumas modalidades adequadas a cada trimestre da gravidez. Ainda assim, antes de iniciar a prática de exercício físico, é recomendado que se aconselhe com o seu médico obstetra.

Conheça os melhores exercícios para grávidas

1º Trimestre

1 trimestre

Os primeiros 3 meses são, por norma, os que geram mais tensão, insegurança e nervosismo, sobretudo quando se trata de uma primeira gravidez. Por outro lado, é também uma fase caraterizada por um algum cansaço, sonolência, náuseas e enjoos e, como tal, a prática de exercício físico deve ser moderada.

Neste sentido, se antes de estar grávida já tinha por hábito praticar exercício físico, pode continuar a fazê-lo, mas com algumas adaptações de exercícios para grávidas e, sobretudo, com supervisão de um profissional.

Assim, as caminhadas são sempre um exercício adequado, tal como atividades igualmente descontraídas e relaxantes, como é o caso do ioga ou pilates.

2º Trimestre

2 trimestre

O segundo trimestre é, habitualmente, uma fase mais tranquila, isto porque os enjoos típicos do primeiro trimestre, por norma, já ssão menos frequentes.

Deste modo, os exercícios para grávidas mais adequados nesta fase são os que envolvem a parte aeróbia e de resistência como, por exemplo, a hidroginástica, bicicleta e mesmo musculação. De facto, os exercícios de resistência ajudam a prevenir lesões, como é o caso dos exercícios de força muscular que ajudam a prevenir as dores lombares, tão caraterísticas da gravidez.

O artigo continua após o anúncio

3º Trimestre

3 trimestre

Nesta fase avançada da gravidez, deve optar por exercícios para grávidas de cariz mais tranquilo, por exemplo, meditação, pilates, ioga e caminhadas. De todos os modos, deve evitar os exercícios que exijam muito equilíbrio e coordenação.

Uma aposta segura e muito vantajosa de exercícios para grávidas são os exercícios de kegel. Na verdade, estes exercícios podem e devem acompanhá-la ao longo da gravidez, assim como no pós-parto, uma vez que ajudam a fortalecer a bexiga, o intestino e o útero.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp