David Afonso
David Afonso
15 Dez, 2023 - 13:17

SIS Sachs V5: um ícone de duas rodas em Portugal

David Afonso

Andavam por todo o lado, em todas as estradas portuguesas. As motorizadas SIS Sachs V5 marcaram uma época.

Motorizada SIS Sachs V5

A motorizada SIS Sachs V5 foi um modelo de motorizada produzido pela SIS – Sociedade Irmãos Simões (mais tarde SIS – Veículos Motorizados, Lda.), em parceria com a empresa alemã Fitchel & Sachs.

A V5 é uma das motorizadas mais populares em Portugal, e marcou uma época no país. Foi comercializada durante 3 décadas: 1960, 70 e 80. No entanto, com o tempo, deixou as estradas portuguesas entregues a outras marcas.

Agora contamos-lhe um pouco da história desta mítica motorizada, que se tornou um ícone para muitos.

O aparecimento da motorizada SIS Sachs V5

A motorizada SIS Sachs V5 é então uma criação da SIS, em parceria com a Fitchel & Sachs (agora mais ligada ao ramo automóvel). A V5 é lançada em 1972, numa altura em que a indústria automóvel portuguesa estava em plena expansão. Tendo sido um sucesso imediato, rapidamente se tornou uma das motorizadas mais populares em Portugal.

A V5 era uma motorizada leve e económica, com um motor de 50cc. Era também bastante fiável e de fácil manutenção. Disponível em várias cores, era equipada com uma variedade de acessórios. Como, por exemplo, bagageiro, guarda-chuva ou capacete.

Além disso, estava disponível em duas versões!

Modelo V5 Racing

Era um modelo de vanguarda para jovens desportistas, equipado com o mais surpreendente motor de 50 c.c. – o lendário Sachs 50 S, com transmissão de 5 velocidades.

Tinha grande estabilidade a qualquer velocidade, bom poder de travagem e a tradicional robustez S.I.S., que faziam dela a máquina do conhecedor. A suspensão vinha com sistema hidráulico.

Modelo V5 Turismo

Para aqueles que apesar de não terem o zelo da juventude, apreciam o conforto, a velocidade, a segurança e a “bela mecânica”, a SIS propõe a versão “tranquila” da sua variante Sport.

O preço de venda à altura era cerca de 10.500 escudos (cerca de 72 euros). Na época era uma loucura, mas valia cada escudo gasto, face às inovações que trazia.

A SIS Sachs V5 e a juventude portuguesa

Este buzz caiu como uma bomba na época. Era a mota da moda. A SIS Sachs V5 foi muito popular entre os jovens portugueses e era um meio de transporte acessível à generalidade das pessoas.

Além disso, foi também muito popular entre os trabalhadores, pois era um meio de transporte rápido e prático para se deslocar para o trabalho.

Para ambos os públicos, foi um símbolo de liberdade e independência. Acima de tudo, afirmação.

Reflexos na indústria automóvel portuguesa

Como referido, a motorizada SIS Sachs V5 foi um sucesso comercial e contribuiu para o crescimento da indústria automóvel portuguesa. Além disso, ajudou a atrair novos clientes para a indústria automóvel portuguesa.

Tal como os UMM, mantém o espírito vivo do made in Portugal, bem alto e orgulho.

O fim da produção da SIS Sachs V5

A produção da motorizada SIS Sachs V5 terminou em 1987. Foi foi uma perda para a indústria portuguesa e para a economia nacional.

Hoje em dia, continua a ser uma motorizada relembrada com saudade em Portugal. No entanto, com uma presença muito viva. Muito procurada por colecionadores, é também uma motorizada muito popular em eventos de rali e outros eventos motorizados.

Sem dúvida, que é uma motorizada icónica, que marcou uma época no país. Faz parte da história das duas rodas em Portugal.