Olga Teixeira
Olga Teixeira
06 Jun, 2022 - 08:04

É empresário do setor do turismo? Veja como financiar os seus projetos

Olga Teixeira
Patrocinado por:

Após dois anos desafiantes, conheça as soluções com que pode contar para financiar as necessidades da sua empresa no setor do turismo.

mulher a fazer check in na receção do hotel

O turismo foi, sem dúvida, um dos setores mais afetados pela pandemia. As restrições na circulação, os confinamentos e a incerteza quanto à evolução da pandemia fizeram com que 2020 e 2021 fossem anos verdadeiramente desafiantes.

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) revelam que 2020 foi o pior ano de que há registo. Apesar de o setor ter registado uma ligeira recuperação em 2021, as chegadas de viajantes internacionais ficaram, ainda assim, 72% abaixo dos níveis de  2019.

O pior contudo, parece ter passado. Com a proximidade da época de verão, o Turismo surge como um fator de aumento da atividade económica e um dos que mais contribui para o crescimento do país. Isto, mesmo tendo em conta o cenário europeu da Guerra da Ucrânia que agrava todas as expectativas macro-económicas.

2022, o ano da retoma do setor do turismo?

Se é empresário nesta área, terá certamente sentido este impacto e poderá mesmo enfrentar algumas dificuldades para voltar a colocar o seu negócio no melhor caminho.

Em diferentes escalas de atuação ou dimensão de negócio, reconhecer estas dificuldades e os seus efeitos em fatores críticos tão fundamentais como a sustentabilidade da tesouraria pode ser o primeiro passo na procura de soluções financeiras adequadas a cada projeto.

Este é também o papel de bancos como a Caixa Geral de Depósitos, que procuram responder aos problemas de mercado e às dificuldades de cada setor.

Como investir após a crise?

Na prática, as dificuldades recentes obrigaram a refazer contas. A margem financeira para investir diminui e com isso muito dos projetos de crescimento terão ficado pelo meio.

A resposta nestas ocasiões pode estar no reforço ao financiamento das necessidades de tesouraria. Mas, não só, há que ter espirito de resiliência e capacidade para identificar os momentos de retoma.

Este não é por isso o momento de desistir. Antes pelo contrário. Trata-se do momento para continuar a acalentar os seus objetivos de crescimento.

Quais as alternativas?

O Banco Português de Fomento e o Turismo de Portugal lançaram a Linha Apoio Turismo 2021 Investimento que,  em parceria com a Banca nacional, nomeadamente com a CGD, reúne um conjunto alargado de condições especiais. Estas condições permitem responder ao contexto e às dificuldades de um dos setores mais vitais para o desempenho da Economia nacional. 

A Linha Apoio Turismo 2021 Investimento visa financiamentos de curto, médio e longo prazo e operações destinadas ao investimento em ativos fixos corpóreos e incorpóreos que concorram para o desenrolar da atividade da empresa de turismo.

Além de servir o segmento das PME, esta solução abrange igualmente as Small Mid Cap, Mid Cap e as Grandes Empresas. 

Como o seu Banco pode ajudar

Obter o apoio adequado nos momentos de dificuldade e saber identificar as oportunidades constituem dois momentos-chave na viragem do seu negócio.

Veja também