Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
24 Mar, 2023 - 10:32

Subaru Impreza: a fera que marcou uma época no mundo dos ralis

Valdemar Jorge

O Subaru Impreza que foi conduzido pelo mítico Colin McRae vai a leilão. Conheça a história de uma máquina que regressará em 2024.

Subaru Impreza WRC

Oferecendo uma combinação única de desempenho, conforto e valor o Subaru Impreza sucedeu no mundo dos ralis ao Legacy. Devido à imposição de novas regras no Campeonato Mundial de Rali (WRC) nos idos de 1992, do século passado, a Subaru teve de pensar um novo automóvel para competição.

Este facto é o embrião do Subaru Impreza, que viria a tornar-se um ícone naquela que é a competição rainha dos ralis em todo o Mundo, o WRC.

É precisamente um destes modelos, um Subaru Impreza de 2 portas, que foi conduzido por um dos melhores pilotos de ralis do Mundo, o já desaparecido Colin McRae, que será colocado à venda em leilão, na Inglaterra, no próximo dia 25 de fevereiro, segundo notícia do sítio Carscoops.

Este automóvel de ralis, uma unidade “P2 WRC’ tem interessante história. De início não bem-sucedida, devido a um acidente protagonizado em 1997, quando Colin MacRae começava a sua carreira. O estrago foi substancial e o modelo ‘P2 WRC’ acabou por ser montado num chassis da equipa Prodrive.

Depois a história continua numa senda de sucessos entre os anos de 1998 e 2000. No ano de 2001 o carismático automóvel mudou novamente de dono que, depois de ter desfrutado do carro durante alguns anos, agora o coloca à venda.

Subaru Impreza: uma fera com quatro rodas motrizes

Para além desta curiosidade associada ao Subaru Impreza e ao campeão do Mundo de Ralis Colin McRae, o modelo tem uma interessante história e percurso comercial de sucesso.

O Subaru Impreza é produzido pela Subaru desde 1993. A primeira geração foi lançada em 1992, substituindo comercialmente a gama Leone. Conquista desde cedo legião de fãs devido à eficiência mecânica e estabilidade conferida pelo sistema de tração S-AWD, aliado ao consagrado motor boxer.

Deste modo, o Impreza oferecia uma combinação única de desempenho, conforto e prazer de condução.

Ao longo dos anos evoluiu e rapidamente se tornou num dos automóveis mais populares da Subaru. A segunda geração surge em 2000 e a terceira foi comercializada entre 2007 e 2011.

Uma das principais características, a tração nas quatro rodas, oferece uma performance superior em superfícies escorregadias ou fora de estrada. Além disso, o modelo também é conhecido pela tecnologia de segurança avançada, que integra travões com ABS, airbags e controle de estabilidade.

As gerações Subaru Impreza:

  • 1.ª geração – 1993-2000 – versões Sean, Station Wagon e Coupé (1995-2000);
  • 2.ª geração – 2000-2007 – (integrou dois facelift, respetivamente em 2004 e 2005) – versões Sedan e Station Wagon;
  • 3.ª geração – 2007-2011 – versões Sedan e Hatchback;
  • 4.ª geração – 2011-2016; integra versão WRX, 2014-2016;
  • 5.ª geração – 2016 até ao presente.

Ao longo dos anos, o Subaru Impreza foi comercializado numa variedade de versões, incluindo Sedan, Hatchback, Station Wagon, Coupé, mas também nas versões rally WRX e WRX STi. Modelos muito apreciados pelos entusiastas de automóveis pela sua performance.

Subaru Impreza durante um rali
O Subaru Impreza marcou uma era nos mundiais de ralis

Nova geração deverá chegar em 2024

Entretanto, para continuar a perseguir o sucesso do Impreza de 1993, a marca nipónica anunciou no Salão Automóvel de Los Angeles de 2022, a chegada, em 2024, do novo compacto Impreza.

Com design totalmente revisto e desempenho melhorado o modelo apresentar-se-á com novos recursos de segurança e tecnologia atualizada. No entanto, os supermodelos desportivos WRX ou STi não fazem parte do catálogo do modelo de 2024.

O novo modelo deverá conhecer apenas configurações Base, Sport e RS, e sempre com carroçaria de 5 portas. Portanto, com um semblante mais familiar.

No que se refere a tecnologia, o Impreza de 2024 receberá a última geração do sistema EyeSight Driver Assist. Trata-se de uma tecnologia que funciona de forma suave, rápida e sob diversas condições, sempre com o foco na segurança do automóvel, do condutor e passageiros.

O sistema terá capacidade para, entre outras funcionalidades, identificar bicicletas e peões em cruzamentos e alertar o condutor para travar em situação limite de colisão.

O habitáculo, segundo a marca nipónica, está mais silencioso e confortável (os bancos foram redesenhados e o isolamento térmico e acústico foi melhorado). No entanto será dominado pelo grande ecrã colocado, em posição vertical, na zona central do tablier.

Através deste será possível operar o sistema Subaru Starlink Multimedia Plus de 11,6 polegadas que estará disponível, pela primeira vez, no Impreza. Este equipamento disponibilizará conetividade Apple CarPlay e Android Auto, em modo wireless.

Máximo desempenho e agilidade na estrada

A Subaru revelou ainda, que o Impreza 2024 foi “projetado em torno do conceito de utilidade e desportividade que se presta a um estilo de vida ativo”.

De série o novo modelo será equipado com o sistema Subaru Symmetrical All-Wheel Drive, que foi totalmente revisto para oferecer um tempo de resposta mais rápido e maior agilidade para curvar melhor. O sistema de quatro rodas motrizes foi melhorado ao receber Vetorização de Ativa de Binário.

As versões Base e Sport serão equipadas com motor Subaru Boxer de injeção direta de 2.0 litros, quatro cilindros e 152 cv de potência. O novo RS rerá atualizado com o motor Boxer de 2,5 litros que debitará 182 cv. De série a gama receberá o sistema Lineartronic CVT (Transmissão Variável Contínua).

Trata-se de caixa de velocidades automática de 8 velocidade com padle shifters no volante que permitem ao condutor controlar a transmissão por meio de oito relações predefinidas.

Os modelos com carácter mais desportivo – Sport e RS – serão equipados com sistema de gerência de desempenho SI-Drive, jantes de liga leve de 18 polegadas e suspensão desportiva ajustada para proporcionar desempenho condizente com o carácter do Impreza.

A marca nipónica destaca, também, que a versão Sport receberá de série recursos como deteção de ângulo morto com assistente de mudança de faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Já a versão RS foi eleita para receber sistema de som com assinatura da prestigiada Harman Kardon, com 10 altifalantes, teto solar elétrico e banco do condutor elétrico com 10 posições e apoio lombar.

Michèle Mouton
Veja também Michèle Mouton: a fantástica história da rainha da velocidade

Subaru Impreza marcou desporto automóvel

Com a nova geração Impreza a marca nipónica, uma das mais respeitadas na indústria automóvel, quer continuar a construir a história de um modelo que tanto sucesso conquistou, nomeadamente no capítulo desportivo, que pode ser assim resumido:

  • Estreia do Subaru Impreza WRC no Campeonato Mundial de Rali em 1993;
  • Com este modelo Colin McRae foi campeão de pilotos, 1995; Richard Burns em 2001 e Peter Solberg, em 2003;
  • Com o Subaru Impreza WRC a marca foi tricampeã de construtores entre os anos de 1995 a 1997. (Com a Lancia Delta detém o maior número de vitórias em eventos. Disputou a competição até ao ano de 2011).

No Japão, o Subaru Impreza foi usado no JTCC de 1998, e na Super GT classe GT300 entre de 2005 a 2008. Em 2010, no Nürburgring Nordschleife (inferno verde), bateu o recorde da pista para um carro de quatro portas. Entretanto, em 2011 foi campeão das 24 Horas de Nürburgring na classe SP3T.

Veja também

Artigos Relacionados