Filomena Morais
Filomena Morais
23 Mai, 2018 - 12:15
Como substituir natas por iogurte nas receitas? Seja mais inteligente à mesa

Como substituir natas por iogurte nas receitas? Seja mais inteligente à mesa

Filomena Morais

Os molhos são, muitas vezes, a alma de um prato: aprenda a substituir natas por iogurte nas receitas e consiga pratos mais saudáveis e saborosos

O artigo continua após o anúncio

Se não abre mão dos apetitosos molhos brancos na massa, nas carnes ou no peixe, saiba que pode fazer escolhas muito mais inteligentes para levar ao tacho. Aprenda como e porquê substituir natas por iogurte em qualquer receita, até nas doces.

Natas nas receitas? Troque por iogurte e consiga pratos igualmente saborosos, mas muito mais saudáveis. De facto, a alma de um prato está muitas vezes no molho; contudo, eles são muitas vezes cheios de gordura e prejudicam a nossa saúde. O que fazer então para conseguirmos o mesmo sabor, mas sem culpas?

Substituir natas por iogurte: molhos mais saudáveis

troque as natas por iogurte

Molhos com gordura

As natas, maionese ou outros molhos extremamente gordurosos são prejudiciais para o bom funcionamento do nosso organismo, provocando muitas vezes doenças cardiovasculares. As natas são constituídas por mais de 35% de gordura, acrescentam apenas a textura aos molhos, mas não influenciam significativamente o sabor.

Molhos com iogurte

Por outro lado, o iogurte é capaz de acrescentar sabor aos molhos e de igualar a textura oferecida pelas natas – tudo isto sem gordura. Se pensarmos que 100g de iogurte contém 54 calorias, enquanto que 100g de natas contém 340 calorias, o ganho é inquestionável.

Vantagens do iogurte

Além do número reduzido de calorias e da quase inexistência de gordura (em comparação com os mais de 35% das natas), o iogurte apresenta ainda outros benefícios nutricionais completamente inexistentes no caso das natas. O iogurte é rico em proteínas, cálcio e outros minerais que ajudam no bom funcionamento dos nosso organismo.

A melhor opção

Embora haja muita oferta de iogurtes no mercado, um dos perigos escondidos é o açúcar. A melhor escolha é sempre iogurte natural meio-gordo. Quanto mais simples melhor. Substitua as natas das suas receitas habituais por iogurte e verifique que se mantém o sabor e a textura, mas ganhará em saúde. Pode também experimentar a receita que lhe sugerimos.

Uma receita onde as natas não entram e nem sentimos a sua falta

Deixamos-lhe uma receita sem natas, onde o iogurte reina. Inspire-se e troque a escolha habitual por uma mais saudável. Afinal, os molhos brancos – e até as sobremesas – podem ficar ainda mais saborosos e, o melhor, mais magrinhos.

Lombinhos de peixe com molho de iogurte

Ingredientes
1 iogurte natural
Raspa de limão
1 c. café de açafrão
2 c. sopa de água
Sal e pimenta q.b.
2 lombos de peixe à escolha
1 c. chá de mel
1 c. sopa de azeite
Salsa picada

O artigo continua após o anúncio

Modo de preparação

  1. Coloque o iogurte natural num recipiente.
  2. Misture com a raspa de limão, o açafrão, a água, o sal e a pimenta. Envolva muito bem e reserve no frigorífico.
  3. Coloque os lombos de peixe num tabuleiro com papel de alumínio e tempere-os com mel, azeite e salsa picada.
  4. Leve o peixe ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 30 a 40 minutos.
  5. Retire do forno e regue com o molho de iogurte.
  6. Sirva acompanhado com legumes cozidos.

Faça escolhas mais saudáveis e prefira pratos com menos gordura, para bem do seu coração! Substitua as natas por iogurte e surpreenda-se com o resultado.

Veja também: