Inês Pereira
Inês Pereira
26 Ago, 2019 - 12:07
A importância do teatro infantil no desenvolvimento das crianças

A importância do teatro infantil no desenvolvimento das crianças

Inês Pereira

Associado ao desenvolvimento da criatividade, o teatro infantil conquista muitas crianças. Fique agora a conhecer os benefícios desta atividade.

O artigo continua após o anúncio

Praticamente toda a gente em algum momento da sua vida teve “o bichinho” da representação. A ideia de vestir a pele de um personagem diferente, nem que seja apenas por umas horas, tem a particularidade de conquistar muitos fãs, especialmente os mais jovens.

Esta é uma forma de expressarem a sua criatividade e de se libertarem de determinados constrangimentos.Talvez por isso haja uma aposta cada vez mais forte no teatro infantil, tanto da parte das escolas como dos pais que inscrevem os seus filhos nesta atividade.

No entanto, é importante compreender que para que uma criança faça teatro não é necessário que aspire a uma carreira na representação ou que seja muito amigável e desinibida. O objetivo é que se divirta, explore e adquira skills que de outro modo provavelmente não descobriria e faça novos amigos.

Se está a pensar inscrever o seu filho nesta atividade extracurricular, ou se tem apenas curiosidade acerca dos efeitos na formação a longo prazo, então chegou o momento de esclarecer todas as dúvidas.

Teatro infantil: o que é e quais os benefícios no desenvolvimento

benefícios do teatro infantil

Com séculos de história, o teatro é um meio através do qual um ator pode comunicar com o público sobre problemas reais ou histórias idealizadas. Funciona como um meio de comunicação como nenhum outro e a prática da representação traz inúmeros benefícios para atores e público.

Não admira, portanto, que entre as aulas especializadas que vão ganhando terreno nas escolas se encontre o teatro infantil, que todos os dias conquista pequenos e graúdos. Este género de atividades, em grupo ou de forma individual, são ideais para que a criança desenvolva a sua expressão verbal e corporal, agilidade mental e capacidade de memória. O crescimento pessoal e, claro, cultural são inegáveis e a socialização sai também beneficiada.

De uma forma geral, a idade mais adequada para o início da prática do teatro é por volta dos 5 ou 6 anos de idade, uma vez que é a fase em que as crianças começam a saber ler e a sua capacidade de memória é grande. Contudo, cada caso é um caso, pelo que nem todos os jovens estão na mesma fase de desenvolvimento nesta idade. Por esse motivo, o melhor será conversar com o professor e pedir aconselhamento para tomar uma decisão acertada.

Agora que compreende melhor o que é o teatro infantil e de que forma pode incluir esta prática na rotina dos seus filhos, é importante ter noção de todos os benefícios para a formação e o desenvolvimento dos mais novos.

O artigo continua após o anúncio

1. Desenvolve a voz e a fala

Uma das principais ferramentas de trabalho de um ator é precisamente a voz. Por esse motivo, tem de estar atento à colocação da voz, e claro, tem de preservar este bem tão precioso. Por outro lado, também a forma de falar requer alguma atenção e cuidado.

Os exercícios vocais de aquecimento e dicção são frequentes nas aulas de teatro, o que garante um melhor desenvolvimento e aproveitamento da voz e da fala do aluno. Resultado? Uma melhor expressão verbal não só enquanto representa mas também na sua vida do dia a dia.

2. Estimula a criatividade

Se há atividade que estimula a criatividade é o teatro. Afinal, a arte de encarnar uma personagem totalmente diferente de nós obriga a muita criatividade, especialmente se falarmos de improviso.

A criação da personagem, a escolha do figurino, a escrita de um texto e até a sua interpretação, tudo implica criação e originalidade. A mente também e trabalhada e sai beneficiada graças ao olhar teatral que a criança adquire através do contacto com novos mundos durante cada peça.

3. Melhora as relações interpessoais

A prática teatral dificilmente acontece de forma individual (embora alguns exercícios possam ser feitos dessa forma). Depende de um grupo para que, de facto, seja um momento produtivo e que cumpra os objetivos.

O teatro infantil possibilita, deste modo, encontros e desafios sociais, uma vez que obriga ao contacto com os outros. Ao representar e atuar, a criança terá de compreender e respeitar quem o rodeia ao mesmo tempo que define o seu próprio espaço no jogo teatral. Assim, esta é uma boa aposta para crianças mais tímidas, dado que serão estimuladas no sentido da socialização e independência.

4. Trabalha a expressão corporal e facial

No teatro, a expressão corporal e facial é tão fundamental como a fala. Por isso mesmo, durante as aulas de representação as crianças são convidadas a participar em jogos e dinâmicas que pretendem treinar a consciência corporal. O objetivo é conseguir uma boa performance, mas a realidade é que este é um treino valioso para o desenvolvimento dos jovens.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp