ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
28 Mai, 2021 - 11:54

Governo mantém teletrabalho obrigatório até 13 de junho

Ekonomista

Executivo aprovou esta quinta-feira a prorrogação das regras que impõem teletrabalho obrigatório para todas as funções compatíveis.

Mulher em teletrabalho

O Governo aprovou esta quinta-feira, dia 27 de maio, em Conselho de Ministros, uma resolução que prorroga a situação de calamidade até às 23:59 do dia 13 de junho de 2021.

Neste âmbito, e coincidindo com a prorrogação da situação de calamidade, o teletrabalho manter-se-á obrigatório em todo o território continental e para todas as funções compatíveis não havendo necessidade de acordo entre as partes, independentemente do vínculo laboral.

Caso esta obrigatoriedade não seja novamente prorrogada, de 14 de junho e até 31 de dezembro regressa o regime que já vigorou no passado, em que o teletrabalho é obrigatório “nos concelhos definidos pelo Governo em Resolução de Conselho de Ministros em função da evolução da situação epidemiológica, nos termos do Decreto-Lei 79-A/2020“.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro trimestre deste ano estiveram em teletrabalho perto de um milhão de trabalhadores, cerca de um quinto da população empregada.

Veja também