Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
03 Dez, 2019 - 12:10

4 formas de manter a tiróide saudável

Teresa Campos

Há algumas formas de manter a tiróide saudável ou, pelo menos, atenuar os efeitos de certos problemas. Descubra quais e ponha-as em prática.

Mulher a fazer exame à tiróide

Importa sublinhar que muitas das disfunções na glândula da tiróide se devem a fatores genéticos e, de certa forma, inevitáveis. Porém, há formas de manter a tiróide saudável e reduzir a probabilidade do aparecimento de problemas relacionados com essa glândula.

Evitar alguns alimentos e privilegiar outros tantos, são algumas das formas de manter a tiróide saudável e evitar problemas numa glândula que, afinal, regula e influencia as funções de diversos órgãos do nosso corpo.

tiróide saudável: Quais as suas principais funções ?

Mulher faz exame à tiróide

A tiróide fica na região da garganta, abaixo da “maçã de Adão”, e tem uma forma semelhante à de uma borboleta.

Esta glândula é responsável por regular o funcionamento do coração, rins, cérebro, entre outros órgãos. Isto, porque é a tiróide que liberta uma série de hormonas importantes para o nosso organismo.

Uma tiróide doente irá libertar hormonas ou em quantidade excessiva, ou em quantidade insuficiente. O primeiro cenário, designa-se de hipertireoidismo. A segunda situação, apelida-se de hipotireoidismo. Em ambos os casos, a tiróide aumenta de tamanho.

O seu mau funcionamento poderá ter um efeito e influência negativos na:

  • Memória;
  • Ciclos menstruais;
  • Desenvolvimento de crianças e adolescentes;
  • Peso;
  • Concentração;
  • Humor.

4 formas de manter a tiróide saudável

Cuide do intestino

É neste órgão que se dá a absorção de nutrientes, essencial para o bom funcionamento das hormonas da tiróide. Por essa razão, para uma tiróide saudável, é importante que invista em pré e probióticos, que incentivem a proliferação de bactérias benéficas para o corpo, consuma fibras, e reduza a ingestão de hidratos de carbono simples e alimentos gordurosos.

Consuma iodo, ferro, selénio e tirosina

Estes nutrientes são essenciais para a produção das hormonas da tiróide. Para obter estes nutrientes, deve procurar consumir algas e frutos do mar, oleaginosas (chia, linhaça, castanha-do-Pará e caju), carnes vermelhas, brócolos e leguminosas e abacate, castanhas e queijo.

Evite chá preto, branco, verde e vermelho

Os chás provenientes da planta Camellia sinensis possuem um elevado teor de fósforo, o qual pode interferir na captação de iodo por parte da tiróide.

Trate bem do fígado

Previne os problemas de fígado evitando o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a toma contínua de medicamentos, a menos que seja uma recomendação médica.

Glândula da tiróide

Alimentos bons para uma tiróide saudável

Já adiantámos alguns dos alimentos que são bons para a tiróide. Porém, é possível listar mais alguns super ingredientes, indicados para preservar a saúde desta glândula.

Algas marinhas: Elas possuem iodo e selénio, nutrientes fundamentais para a produção de hormonas, por parte da tiróide.

Castanha-do-Pará: Este fruto seco é rico em selénio e ômega-3, nutrientes que contribuem para a produção de hormonas pela tiróide.

Quinoa: Como tem selénio, a quinoa é, também, um alimento sugerido para o bom funcionamento da tiróide.

Óleo de peixe: Por ter iodo, este óleo é bastante importante para o correto funcionamento da tiróide.

Leite e derivados: A vitamina A e o iodo que estes alimentos possuem são essenciais para garantir uma tiróide saudável e em pleno funcionamento.

Gema do ovo: Apesar de possuir apenas uma pequena quantidade de iodo, a gema de ovo é um alimento super importante para a produção de hormonas pela tiróide.

Carne vermelha: Sem exagerar na quantidade, a carne vermelha possui zinco e selénio, nutrientes benéficos para a tiróide.

Laranja: Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja auxiliar no bom funcionamento da tiróide.

Veja também