Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
19 Set, 2019 - 07:00

Munique: uma viagem à terra da cerveja

Márcio Matos

Se vai passar uns dias a Munique, deixamos-lhe algumas orientações para que possa aproveitar esta grande cidade na sua plenitude. Preparado? Venha daí!

Munique

Munique é uma das cidades mais emblemáticas da Alemanha, sendo a capital do estado da Baviera. É também conhecida como a capital da cerveja e a sua Oktoberfest é mundialmente famosa.

A verdade é que são muitos os pontos turísticos de relevo neste destino que tem no seu centro histórico o pulsar do coração de Munique: a praça de Marienplatz. Fique a saber o que fazer e visitar nesta cidade única.

Munique: guia para uma estadia inesquecível

Marienplaz Munique

Em termos históricos, esta cidade está intimamente ligada com a Segunda Guerra Mundial. Durante esse período negro da história da humanidade, Munique – “berço do movimento nazi, quando em 1919 foi fundado o Partido Operário Alemão (DAP), na cervejaria Hofbräuhof – ficou quase completamente destruída.

Foi preciso muito investimento e muitas obras para elevar a cidade até ao ponto em que está hoje e todo este percurso está espelhado nos seus edifícios. Contudo, há muito mais para dizer e recordar acerca desta cidade. Por exemplo, o seu clube de futebol tem reputação mundial e está nos anais do desporto português, onde num jogo com o Futebol Clube do Porto ficou para a história o mágico golo de calcanhar de Rabah Madjer.

Roteiro de 3 dias em Berlim: o encanto da capital alemã
Conheça a Alemanha Roteiro de 3 dias em Berlim: o encanto da capital alemã

Além disso, neste destino ocorrem algumas interessantes festas e eventos, como o famosíssimo Oktoberfest , o Frühlingsfest (festividade em nome da primavera) e as Feiras de Natal. Todos estes eventos são muito concorridos e os hotéis da região ficam lotados. Portanto, se viajar até lá por altura destes acontecimento, deve jogar por antecipação no que toca às reservas.

Munique é, ainda, uma cidade bem localizada e que possui muitos outros atrativos nas proximidades. O mais encantador é, naturalmente, o Castelo Neuschwanstein que tanto inspirou a Disney no desenho dos castelos das suas princesas. Também perto fica a estação de ski de Garmisch, o campo de concentração de Dachau e cidades como Salzburgo e Nuremberga.

O que fazer

Esta cidade revela-se ideal para percorrer a pé ou de bicicleta. Existem muitos e bons espaços verdes que, além de seguros e limpos, são extremamente agradáveis, nomeadamente os parques urbanos de Olympiaberg e o de Englischer Garten.

A praça de Marienplatz é um dos pontos de passagem obrigatória para quem visita Munique. A ponte da Prinzregentenstrasse também adquire grande protagonismo em muitas fotos da cidade que proliferam nas redes sociais e percorrer a cidade a pé é mesmo a melhor forma de conhecer os espaços mais importantes de Munique.

O que visitar

Visitar os seus inúmeros museus, nomeadamente o Museu da BMW (pois Munique é a cidade sede da BMW) e o Museu Municipal (Stadtmuseum) que focam diversas temáticas é uma das grandes valias de uma cidade que aposta na cultura.

Existem ainda muitos espaços (não museológicos) que merecem ser visitados como: a Catedral de Nossa Senhora (Frauenkirche), a Igreja de São Pedro (Peterskirche) e o Palácio Nymphenburg. Os amantes de desporto não podem falhar a possibilidade de visitar o Olympiapark ou o Allianz Arena (estádio do Bayern Munique).

Munique cerveja

Onde comer

A gastronomia bávara é muito peculiar e não faltarão locais onde a experimentar. São vários os restaurantes e, também, os bares e mercados que podem proporcionar uma boa refeição. Para a generalidade dos alemães, tão ou mais importante que comer, é beber.

A cerveja estará mesmo no topo das preferências. Um dos “templos” da cerveja de Munique, que tem sido visitado por muitos turistas, é a Hofbäuhaus. Esta cervejaria típica oferece um ambiente agradável, com música ao vivo e funcionários vestidos com os trajes típicos alemães, além de servir comida tradicional alemã acompanhada por aquela caneca enorme de cerveja (de cerca de 1 litro).

Todavia, a cultura dos biergärten (jardins de cerveja) pode ser encontrada em diferentes pontos desta cidade, nomeadamente no Englisch Garten que é um parque verde enorme, aliás, um dos maiores do mundo. O mercado Viktualienmarkt – uma praça com 22 mil metros quadrados de área – também possui diversos biergärten.

Onde ficar

Munique é uma cidade com vasta oferta hoteleira, para todos os gostos e carteiras. Não será por isso difícil encontrar um espaço do seu agrado. Uma dica: se o seu orçamento é mais limitado, não aposte no centro da cidade. Mas os transportes públicos são de grande qualidade e estar algo afastado não vai afectar a experiência de viver esta cidade.

Veja também