ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Márcio Matos
Márcio Matos
13 Out, 2021 - 16:35

Munique: uma elegante viagem à terra da cerveja

Márcio Matos

Se vai passar uns dias a Munique, deixamos-lhe algumas orientações para que possa aproveitar esta grande cidade na sua plenitude. Preparado? Venha daí!

Cerveja em Munique

Munique é uma das cidades mais emblemáticas da Alemanha, sendo a capital do estado da Baviera. É também conhecida como a capital da cerveja e a sua Oktoberfest é mundialmente famosa.

A verdade é que são muitos os pontos turísticos de relevo neste destino que tem no seu centro histórico o pulsar do coração de Munique: a praça de Marienplatz. Fique a saber o que fazer e visitar nesta cidade única.

Munique: guia para uma estadia inesquecível

Marienplaz Munique

Em termos históricos, esta cidade está intimamente ligada com a Segunda Guerra Mundial. Durante esse período negro da história da humanidade, Munique – “berço do movimento nazi, quando em 1919 foi fundado o Partido Operário Alemão (DAP), na cervejaria Hofbräuhof – ficou quase completamente destruída.

Foi preciso muito investimento e muitas obras para elevar a cidade até ao ponto em que está hoje e todo este percurso está espelhado nos seus edifícios. Contudo, há muito mais para dizer e recordar acerca desta cidade. Por exemplo, o seu clube de futebol tem reputação mundial e está nos anais do desporto português, onde num jogo com o Futebol Clube do Porto ficou para a história o mágico golo de calcanhar de Rabah Madjer.

Roteiro de 3 dias em Berlim: o encanto da capital alemã
Conheça a Alemanha Roteiro de 3 dias em Berlim: o encanto da capital alemã

Além disso, neste destino ocorrem algumas interessantes festas e eventos, como o famosíssimo Oktoberfest , o Frühlingsfest (festividade em nome da primavera) e as Feiras de Natal. Todos estes eventos são muito concorridos e os hotéis da região ficam lotados. Portanto, se viajar até lá por altura destes acontecimento, deve jogar por antecipação no que toca às reservas.

Munique é, ainda, uma cidade bem localizada e que possui muitos outros atrativos nas proximidades. O mais encantador é, naturalmente, o Castelo Neuschwanstein que tanto inspirou a Disney no desenho dos castelos das suas princesas. Também perto fica a estação de ski de Garmisch, o campo de concentração de Dachau e cidades como Salzburgo e Nuremberga.

O que fazer

Esta cidade revela-se ideal para percorrer a pé ou de bicicleta. Existem muitos e bons espaços verdes que, além de seguros e limpos, são extremamente agradáveis, nomeadamente os parques urbanos de Olympiaberg e o de Englischer Garten.

A praça de Marienplatz é um dos pontos de passagem obrigatória para quem visita Munique. A ponte da Prinzregentenstrasse também adquire grande protagonismo em muitas fotos da cidade que proliferam nas redes sociais e percorrer a cidade a pé é mesmo a melhor forma de conhecer os espaços mais importantes de Munique.

O que visitar

Visitar os seus inúmeros museus, nomeadamente o Museu da BMW (pois Munique é a cidade sede da BMW) e o Museu Municipal (Stadtmuseum) que focam diversas temáticas é uma das grandes valias de uma cidade que aposta na cultura.

Existem ainda muitos espaços (não museológicos) que merecem ser visitados como: a Catedral de Nossa Senhora (Frauenkirche), a Igreja de São Pedro (Peterskirche) e o Palácio Nymphenburg. Os amantes de desporto não podem falhar a possibilidade de visitar o Olympiapark ou o Allianz Arena (estádio do Bayern Munique).

catedral de Munique
Scenic summer aerial view of the ancient medieval gothic architecture City Hall building at the Marienplatz Market Square in Munich, Bavaria, Germany (Scenic summer aerial view of the ancient medieval gothic architecture City Hall building at the Mari

Onde comer

A gastronomia bávara é muito peculiar e não faltarão locais onde a experimentar. São vários os restaurantes e, também, os bares e mercados que podem proporcionar uma boa refeição. Para a generalidade dos alemães, tão ou mais importante que comer, é beber.

A cerveja estará mesmo no topo das preferências. Um dos “templos” da cerveja de Munique, que tem sido visitado por muitos turistas, é a Hofbäuhaus. Esta cervejaria típica oferece um ambiente agradável, com música ao vivo e funcionários vestidos com os trajes típicos alemães, além de servir comida tradicional alemã acompanhada por aquela caneca enorme de cerveja (de cerca de 1 litro).

Todavia, a cultura dos biergärten (jardins de cerveja) pode ser encontrada em diferentes pontos desta cidade, nomeadamente no Englisch Garten que é um parque verde enorme, aliás, um dos maiores do mundo. O mercado Viktualienmarkt – uma praça com 22 mil metros quadrados de área – também possui diversos biergärten.

Onde ficar

Munique é uma cidade com vasta oferta hoteleira, para todos os gostos e carteiras. Não será por isso difícil encontrar um espaço do seu agrado. Uma dica: se o seu orçamento é mais limitado, não aposte no centro da cidade. Mas os transportes públicos são de grande qualidade e estar algo afastado não vai afectar a experiência de viver esta cidade.

Veja também