Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
25 Jan, 2019 - 11:53

5 upgrades para melhorar a performance do PC

Luísa Santos

O seu computador já tem alguns anos e não está tão rápido? Não se apresse a comprar um novo. Considere estes upgrades para melhorar a performance do PC.

5 upgrades para melhorar a performance do PC

É normal: com o passar dos anos, os computadores vão perdendo eficácia ao nível de desempenho por variadas razões, de um modo geral relacionadas com a utilização dada. Antes que pense que precisa já de um novo computador, tenha em consideração alguns upgrades para melhorar a performance do PC.

Estes upgrades vão melhorar a performance do PC

Antes de tudo, deve analisar e perceber onde é que sente que o seu computador perdeu eficácia: demora muito a iniciar e é lento quando tem programas pesados abertos? A troca de RAM pode ajudar, por exemplo. Optar por comprar um, ou mais, componentes de hardware fica bem mais em conta do que comprar um novo computador e pode resolver o(s) problema(s) que tem.

pc

Upgrade de RAM

A RAM, ou Random Access Memory, é a memória primeiramente responsável ao nível de escrita e leitura, por isso é um componente essencial em qualquer computador. Um bom processador, para ser suficientemente rápido e eficaz, faz-se sempre acompanhar de uma ótima memória RAM, com capacidade suficiente de resposta.

Como tal, se sente que o seu computador responde de uma forma mais lenta quando tenta abrir ou fechar determinado programa, seja ele qual for, é possível que um incremento de RAM o ajude a responder de forma mais rápida.

Antes de mais, deve informar-se acerca das características do seu computador e da memória máxima que esse aceita, de forma a poder comprar RAM em conformidade. Tudo depende do uso que der, mas podemos desde já adiantar que precisa de, pelo menos, 4GB para tarefas mais básicas e com 8GB já vai notar uma grande diferença ao nível de funcionamento de programas. Em casos mais profissionais, aconselhamos uma RAM de 16GB.

Upgrade de placa gráfica

Se for um gamer experiente e estiver a ler este artigo de forma a melhorar o desempenho da sua experiência enquanto jogador, este é um dos upgrades para melhorar performance do PC mais importantes – talvez mais do que o incremento de memória RAM.

Na maior parte dos computadores mais modernos, as marcas integram placas gráficas integradas, algo que não oferece a mesma performance quando comparadas com placas gráficas dedicadas. Se for editor de vídeo profissional, ou experiente em modelação 3D (para a qual precisa de um computador com melhor desempenho), este é, sem dúvida, o passo a seguir.

Para outras profissões que exijam a utilização de programas mais pesados em simultâneo (como é o caso do pacote Adobe, por exemplo), ou a edição de vídeos em 4K, este upgrade pode fazer toda a diferença em termos de utilização.

Upgrade do disco rígido

Trocar um disco rígido por um com mais memória e mais rapidez de resposta traduz-se numa enorme diferença em termos de performance do computador. Na verdade, toda a sua utilização fica muito mais rápida, desde o arranque à utilização de programas.

Se tem um computador mais antigo, o mais provável é que esse ainda mantenha um disco HDD (Hard Disk Drive) que, por definição, são discos com enorme capacidade de memória, mas que perdem em rapidez, sobretudo quando comparados com SSD (Solid State Drive), os discos mais recentes.

Um SSD pode não ter tanta memória como um HDD, mas terá a suficiente para aquilo que precisa. Ao fazer uma troca deste género irá rapidamente perceber que o desempenho do computador é muito mais eficaz e rápido do que antes. Tudo fica mais rápido, desde o arranque à abertura de programas e resposta do computador em si.

Upgrade do processador

Este é o upgrade mais arriscado e, consequentemente, o mais complicado de concretizar. É também o mais caro, mas pode apresentar diferenças significativas quando atualizado para uma versão claramente superior. Com isto queremos dizer que não deve fazer um upgrade do processador se apenas incrementar a versão imediatamente a seguir ao que já tem.

Por outro lado, se mudar um i3 para um i5, por exemplo, então a mudança já compensará com toda a certeza. No entanto, saiba que, antes de tudo, deve ter muita atenção às compatibilidades entre o seu computador e o processador que quer incluir.

É igualmente importante que perceba que, na maior parte dos casos, trocar de processador implica mudar, também, a motherboard e, em alguns casos, a memória RAM, entre outras funcionalidades – tornando-se um processo ainda mais dispendioso.

Upgrade do software

No campo oposto, também a atualização do software do seu computador pode ser extremamente benéfica para a performance do mesmo. Seja um Windows ou um MacOS, é importante que se mantenha atento aos updates disponíveis.

Na maior parte das vezes, essas atualizações são-lhe apresentadas em forma de notificações, mas caso isso não aconteça, pode sempre aceder às definições do computador e verificar por si próprio se existem, ou não, novos updates.

Este tipo de atualizações é muito importante para o desempenho geral do computador, isto porque melhora o tempo de resposta do mesmo (melhorando a sua experiência enquanto utilizador) e porque introduz novos e atualizados sistemas de segurança que são importantes para a sua privacidade.

É evidente que, para além destes, existem outros upgrades para melhorar a performance do PC que dependem muito da utilização que dá ao computador e até mesmo das necessidades que tem. Outros incrementos, como a troca de monitor, são benéficos para quem trabalha com vídeo ou fotografia, por exemplo. 

Veja também: