Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marcos Silva
Marcos Silva
14 Ago, 2018 - 09:42

Aumentar memória RAM: porquê e como fazê-lo

Marcos Silva

Se precisa de aumentar a velocidade e o desempenho do seu PC, aumentar memória RAM é a principal opção. Descubra porquê, como fazê-lo e qual o custo.

Aumentar memória RAM: porquê e como fazê-lo

Já lhe aconteceu estar a utilizar o seu PC para uma tarefa mais complexa, ou estar a executar várias tarefas ao mesmo tempo – como navegar na web, ouvir música, fazer downloads e/ou executar qualquer outro tipo de programa – e de repente o seu computador começar a ficar a lento? Não desespere e não vá a correr comprar um computador novo, pode simplesmente aumentar a memória RAM do seu PC para aumentar a sua velocidade e o seu desempenho.

Neste artigo, perceba porque é que o aumento da memória RAM leva a um maior desempenho da máquina, como fazê-lo e quanto custa esta operação.

Porquê aumentar memória RAM?

aumentar memoria ram

Primeiro, é preciso perceber o que é a memória RAM. Do inglês Random Access Memory, a RAM é a memória principal que permite a leitura e escrita de dados. O Random significa que esta consegue aceder a qualquer parte da memória sem ter que seguir uma certa sequência de posições.

Sendo assim, quando o processador procura informações previamente armazenadas, acede à memória RAM, sendo este processo mais rápido do que ir buscar a informação ao disco rígido ou à pen USB.

Logicamente, quanto mais capacidade de memória RAM o computador tiver, mais informações podem ser armazenadas na RAM, tornando o processo de aquisição de informação mais rápido. Aumentar a memória RAM pode, de facto, ajudar o PC a executar diversas tarefas mais rapidamente.

Como aumentar memória RAM?

Há diversas formas de aumentar a memória RAM. A mais óbvia é a compra de pentes com mais capacidade. Pode também utilizar uma pen USB como memória RAM ou, então, utilizar toda a capacidade da memória RAM que o seu computador tem.

Pentes novos

Antes de comprar os novos pentes para aumentar a memória RAM, precisa de saber as características do seu PC de maneira a saber se há a possibilidade de aumentar mais a memória RAM e qual o tipo, consoante o sistema que possui. Para isso, siga os próximos passos.

Passo 1: abra o menu iniciar do PC;

Passo 2: pesquise pelo menu de informações do sistema;

Passo 3: abra o menu anterior e registe os dados relativos a “Fabricante do Sistema”, “SKU do Sistema” e “Modelo do Sistema”.

Depois de saber quais as características do seu PC, basta procurar na Internet. No Crucial Memory Advisor, pode encontrar o que precisa introduzindo os dados que obteve no passo 3.

Neste site e depois da pesquisa feita, o que precisa de saber é qual a RAM máxima que pode ser instalada no seu PC (Maximum RAM), qual o tipo de RAM que é compatível com a sua máquina (Type of RAM) e qual a velocidade da RAM que é suportada pelo seu PC, não opte por um valor de velocidade da RAM que seja diferente deste (RAM Speed).

Assim que souber qual a memória RAM de que precisa, pode comprá-la online sendo que fica um pouco mais barata que comprar fisicamente na loja (dependendo das lojas). Contudo, um funcionário na loja pode dar-lhe uma ajuda preciosa na compra da RAM, caso tenha alguma dificuldade para tal.

Para instalar os pentes novos, siga os próximos passos:

Passo 1: desligue o computador;

Passo 2: descarregue a eletricidade estática do seu corpo para evitar danificar qualquer componente do PC;

Passo 3: se for um desktop abra a sua torre, se for um portátil abra a tampa inferior do seu PC. Alguns modelos têm um painel especifico para a RAM, por isso, verifique o manual de instruções;

Passo 4: retire os pentes da sua máquina, abrindo os encaixes laterais destes ou, então, utilizando um botão ou alavanca própria. Se tal não existir, retire o pente cuidadosamente;

Passo 5: tire os pentes novos cuidadosamente dos sacos de proteção e tente tocar apenas nas partes laterais para evitar que alguma sujidade entre no circuito;

Passo 6: coloque os pentes no sítio dos antigos e coloque-os com firmeza;

Passo 7: ligue o computador;

Passo 8: por fim e de forma a certificar-se de que o sistema reconheceu a nova memória RAM, vá ao menu do computador e procure pelo menu de propriedades do sistema. Neste menu, a sua nova memória RAM deverá estar presente no ponto “Memória Física”.

Pen USB

aumentar memoria ram

Outra forma de aumentar –  ainda que temporariamente – a sua memória RAM, é utilizar uma pen USB. Proceda da seguinte forma:

Passo 1: conecte a pen a uma entrada USB do seu PC;

Passo 2: abra o Windows Explorer (pesquise no menu Iniciar);

Passo 3: no lado esquerdo da nova janela, clique em “Este PC”;

Passo 4: clique no dispositivo que acabou de ligar ao PC com o botão do lado direito do rato;

Passo 5: selecione “Propriedades” para ver as propriedades do seu dispositivo;

Passo 6: na parte superior da nova janela clique na aba “ReadyBoost”;

Passo 7: selecione a opção “Utilizar este dispositivo”. Esta opção permite que o Windows use a memória livre do dispositivo como memória RAM (poderá ter que esperar algum tempo para esta opção aparecer no ReadyBost).

Se o seu computador já estiver a usar a capacidade máxima de memória, esta opção não é possível de executar.

Usar capacidade máxima do PC

aumentar memoria ram

Outra maneira de aumentar a memória RAM sem qualquer custo, se possível, é utilizar a capacidade de memória máxima do PC.

Muita gente não sabe, mas o Windows tem uma configuração que impede o sistema de usar toda a memória RAM disponível. Para desabilitar esta opção e aumentar a memória RAM, siga os próximos passos.

Passo 1: pesquise no menu do sistema por “msconfig” e selecione a opção “Configurações do Sistema”;

Passo 2: na nova janela, abra a aba “Inicialização do sistema” e selecione “Opções avançadas”;

Passo 3: retire o check da opção “Memória máxima”, permitindo que o seu PC utilize toda a memória RAM do PC. Pressione a opção “OK”;

Passo 4: no menu anterior clique em “Aplicar” e depois “OK”;

Passo 5: por fim, reinicie o PC para o PC utilizar as novas configurações.

Quais os custos de aumentar memória RAM?

O preço varia consoante o fabricante, o tipo e a capacidade de memória. O importante a reter é que um sistema de 32 bits, normalmente, tem um limite máximo de 4GB, pelo que instalar mais do que isso é perda de tempo e dinheiro. Os sistemas de 64 bits já permitem uma maior gama de memória RAM, contudo, tudo depende das configurações do sistema.

Os preços variam consoante a memória que quer instalar e que for compatível com o seu PC. Para ficat com uma ideia, se quiser aumentar a memória RAM ligeiramente, isso pode custar-lhe algumas dezenas de euros – de 50 a 60 euros -, mas se quiser realmente dar aquele boost à sua máquina, conte com um acréscimo de algarismos ao valor, podendo alcançar algumas centenas de euros – por volta de 200 a 300 euros. Mas não se esqueça de ter sempre em conta se é possível aumentar a memória RAM e se é compatível com o seu PC.

Veja também