Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
02 Ago, 2018 - 16:17

Como limpar memória RAM de forma simples e rápida

Nuno Margarido

A memória RAM é essencial na velocidade com que o computador processa tarefas. Saiba como limpar memória RAM para que o computador não encrave.

Como limpar memória RAM de forma simples e rápida

A memória RAM exerce, de forma indireta, uma grande influência na forma e na velocidade com que o computador processa tudo o que necessita. É ela que armazena as informações dos programas já abertos e é a ela que o computador recorre para aceder a toda a informação de forma mais rápida. É, por isso, essencial manter a memória RAM de boa saúde. Por isso, saiba como limpar memória RAM e manter o computador a “correr” de forma fluída.

Limpar memória RAM: como e porquê

limpar memoria ram

Porque é que é bom ter uma grande memória RAM

A memória RAM armazena informações dos programas já abertos para que o acesso aos mesmos seja feito de forma mais rápida e fluída. Nunca recebeu um aviso a dizer “Memória insuficiente” ou “Memória virtual insuficiente”? É sinal de que a memória RAM não tem espaço para recolher mais informação, o que pode implicar alguns bloqueios no computador.

É por isso que faz sentido ter mais memória RAM para, indiretamente, “acelerar” o PC. Porquê? Porque quanto mais espaço, mais informação é armazenada e, por isso, mais rápida se torna a experiência.

Porque é que é bom limpar memória RAM

É necessário ir limpando a memória RAM de vez em quando porque esta acaba por acumular imensa informação e por armazenar alguma que se torna obsoleta. Imagine que utilizou um programa durante 2 dias: a memória RAM guardou informações para processar tudo o que foi realizado com esse programa e vai acabar por manter alguma dessa informação mesmo que o utilizador nunca mais faça uso do programa. Faz sentido a limpeza, não faz?

Como limpar memória RAM

Há vários programas que podem ser utilizados para limpar memória RAM e para otimizar a experiência do utilizador:

1. RAMRush

O RAMRush é um dos programas ideais para limpar memória RAM devido à eficiência com que realiza tudo aquilo que lhe é pedido. Para além disso, é também um programa de fácil utilização que não requer conhecimentos avançados de informática e, por isso, indicado para qualquer tipo de utilizador.

2. Memory Improve Master Free

O Memory Improve Master Free é outro dos programas mais utilizados por quem pretende limpar a memória RAM. É fácil de utilizar e pode ficar aberto “em pano de fundo” para ajudar o utilizador a ter uma boa experiência de forma constante.

Veja também