Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
13 Mar, 2018 - 15:07

Windows 10 lento? 5 dicas para torná-lo mais rápido

Ana Duarte

Tem o Windows 10 lento? Há muitos fatores que podem comprometer o seu desempenho. Saiba como pode torná-lo mais rápido sem recorrer a ajuda profissional.

Windows 10 lento? 5 dicas para torná-lo mais rápido

Windows 10 lento? Esta é uma queixa muito frequente por parte dos utilizadores. Há medidas mais extremas que podem ser tomadas, tais como adicionar memória RAM, mas isso envolve gastos. Antes de partir para opções que vão custar dinheiro, fique a conhecer cinco dicas para fazer com que o Windows 10 deixe de ser tão lento.

Pode, contudo, ter de fazer alguns sacrifícios para o melhorar o desempenho do PC, como ficar com menos bateria (sobretudo no caso de um portátil) e ter menos programas abertos, por exemplo.

Como fazer o Windows 10 lento ficar mais rápido

placeholder-1x1

1. Reinicie o computador

É uma dica aparentemente óbvia e simples (da qual muitas vezes as pessoas se esquecem), mas deve-se sempre começar pelo mais básico quando se pretende resolver o problema de ter o Windows 10 lento.

Deixar o computador a hibernar vai poupar energia, mas apenas ao reiniciar é que se consegue dar um recomeço mais limpo ao sistema. Reinicie o computador todos os dias se o Windows estiver muito lento.

2. Ative o alto desempenho

Esta é uma opção que requer que sacrifique mais energia (o que pode não ser útil caso esteja com um portátil que não esta ligado à corrente). Clique com o lado direito do rato no botão ‘Iniciar’ e depois escolha a opção ‘Opções de Energia’, selecionando a opção de ‘Elevado Desempenho’ (nem todos os PC’s têm esta opção).

3. Desative efeitos visuais

O Windows esforça-se por ser agradável ao olhar, mas isto compromete um pouco o seu desempenho. Por isso, esta é mais uma opção que envolve um trade-off: vai ter de sacrificar detalhes visuais para que o Windows 10 tenha uma performance mais fluída.

Vá a ‘Executar’ e digite sysdm.cpl. Na janela que vai aparecer escolha a opção ‘Ajustar Para Melhor Desempenho’.

placeholder-1x1

4. Desative aplicações que arrancam sozinhas

Muitos programas que tem instalados arrancam automaticamente cada vez que reinicia o computador. Isto faz com que o arranque seja mais lento, fazendo também com que o Windows 10 seja mais lento durante o seu funcionamento.

E não há necessidade de ter apps que são abertas automaticamente cada vez que liga o computador (mesmo que as use com frequência), pois isso vai deixar o Windows 10 lento.

Abrindo o gestor de tarefas consegue ter toda a noção das aplicações que quer que sejam executadas. Abra o gestor de tarefas (pressionando CRTL + SHIFT + ESC) e depois clique em ‘Mais Detalhes’. Abra o separador ‘Arranque’ e desative as apps que não precisa que sejam abertas cada vez que arranca o sistema.

5. Faça atualizações

Certifique-se de que tem instalada a versão mais recente do Windows 10. Isto pode ajudar a melhorar o desempenho do computador. Para tal, clique em ‘Definições’, depois em ‘Atualizar a Segurança’, seguidamente em ‘Windows Update’ e, finalmente, em ‘Procurar Atualizações’. Caso tenha atualizações pendentes, instale-as e depois reinicie o computador.

Veja também: