Viajar é umas das melhores formas que encontramos para expandir os nossos horizontes, para dar à nossa mente uma nova lição de história e cultura. Há países que nos causam borboletas na barriga só de pensar em conhecê-los, como é o caso da Índia. Contudo, antes de se aventurar e fazer as malas, atente a todos os cuidados a ter ao viajar para a Índia.
Viajar para a Índia: o que deve saber
Caótica, deslumbrante, maravilhosa, bonita, mas também com muita pobreza. A Índia é tudo isto e mais. Por isso, atente aos cuidados a ter ao viajar para a Índia.
1. Irá enfrentar um grande choque cultural;
2. É um país onde os padrões de limpeza, prestação de serviços e horários funcionam de forma muito peculiar;
3. Prepare-se para os imprevistos: o comboio pode atrasar, o hotel pode ser bem pior do que viu nas fotografias;
4. Não desespere quando se deparar com algum problema. Resolva tudo com calma, mesmo que precise de procurar ajuda;
5. Há muita pobreza na Índia. Mesmo que fique hospedado num hotel de luxo, que visite os melhores restaurantes, a determinada altura irá deparar-se com a verdadeira realidade este país;
6. Os indianos não sabem dizer não: preferem dar informações erradas a não ajudar;
7. Os indianos são um povo acolhedor e adoram os estrangeiros, por isso, se lhes pedir para tirar uma fotografia eles vão adorar a ideia;
8. Deve vestir-se de maneira respeitosa: use roupas largas, cubra sempre os ombros;
9. É um país muito grande, mesmo que viaje durante 6 meses não conseguirá descobri-lo e entendê-lo como um local;
10. Não tenha pressa para conhecer os locais: é preferível ficar 2 dias num sítio e poder desfrutar um pouco mais;
11. O trânsito é caótico e praticamente sem regras;
12. Tenha os cuidados básicos com higiene e comida, mas aproveite a gastronomia indiana que é uma experiência por si só;
13. Não se deve ingerir água que não seja engarrafada e selada;
14. Tenha também cuidado com o gelo colocado nas bebidas, pois pode ser proveniente de uma fonte não potável;
15. São de evitar os legumes crus, mariscos, ostras e molhos.
Os cuidados a ter ao viajar para a Índia parecem um pouco contraditórios, porém este país é mesmo assim: todas as coisas boas, bonitas e positivas podem ter um lado mais negativo. A Índia é bonita e feia, alegre e triste, boa e injusta… Cabe-lhe a si encontrar o seu lugar neste lugar fascinante.
O que é preciso para entrar na Índia
Para os turistas portugueses, os cuidados a ter ao viajar para a Índia e para entrar no país são simples: as autoridades indianas exigem que o passaporte tenha uma validade mínima de 6 meses. Além disso, é necessário um visto que pode ser obtido junto das Missões Diplomáticas e Consulares indianas no estrangeiro ou online.
Cuidados de saúde na Índia
As doenças mais frequentes na Índia são as hepatites, tuberculose, cólera, malária, dengue e outras febres, mais prováveis principalmente fora dos grandes centros, onde as condições médico-sanitárias e higiénicas não são as mais adequadas.
Dado que não existe protocolo de saúde entre Portugal e Índia, aconselha-se a elaboração de um seguro de saúde com cobertura neste país.
No que às vacinas diz respeito, estas não são obrigatórias para a entrada na Índia, à exceção da vacina contra a febre amarela, para passageiros provenientes de zonas afetadas. Por isso, o governo português aconselha, antes da partida, a realização de uma consulta médica de aconselhamento ao viajante.
Recomendações do governo português
Neste momento, o governo português aconselha a que todas as pessoas que visitem a Índia tenham extrema precaução em todas as deslocações ao Estado do Jammu e Caxemira, onde a agitação social, religiosa e política obrigou à intervenção policial e militar do governo central, com estabelecimento de recolher obrigatório em muitas cidades e nos vales adjacentes a Srinagar.
Para mais informações sobre os cuidados a ter ao viajar para a Índia ou outro assunto sobre este destino, poderão consultar a Embaixada de Portugal.
Veja também: