Ekonomista
Ekonomista
19 Jan, 2026 - 13:30

Viaje sem pressa: a campanha que põe travões ao excesso de velocidade

Ekonomista

Campanha “Viaje sem pressa” alerta para os perigos da velocidade. Saiba onde decorrem as ações e como contribuir para estradas mais seguras.

A campanha “Viaje sem pressa” marca o arranque do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) 2026, promovido pela ANSR, GNR e PSP. Entre os dias 20 e 26 de janeiro, as ações de sensibilização e fiscalização vão decorrer nos distritos do Porto, Setúbal e Viana do Castelo.

O principal objetivo é reduzir os comportamentos de risco associados à velocidade, responsável por um terço das mortes nas estradas portuguesas. Só em 2025, 64% das infrações registadas estiveram relacionadas com o excesso de velocidade.

Porquê focar na velocidade?

A resposta está nos números: em 2025, 64% das infrações registadas estiveram relacionadas com a velocidade. E mais alarmante ainda, a velocidade foi responsável por cerca de um terço das mortes nas estradas portuguesas:

  • a 30 km/h, um peão tem 90% de hipótese de sobreviver a um atropelamento;
  • a 50 km/h, essa probabilidade desce para apenas 10%.

Além do risco de morte, a gravidade dos ferimentos aumenta exponencialmente com a velocidade. A estrada não perdoa pressas.

Onde estão a decorrer as ações?

As ações de sensibilização da ANSR decorrem em simultâneo com operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e PSP, em locais de tráfego intenso, nomeadamente:

  • 20/01 – EN12, Porto (com a PSP)
  • 21/01 – EN13, Póvoa do Varzim (com a GNR)
  • 22/01 – Avenida 23 de julho, Seixal (com a PSP)
  • 23/01 – EN10, Coina (com a GNR)
  • 26/01 – EN13, Viana do Castelo (com a PSP)

O que traz de novo o Plano Nacional de Fiscalização 2026?

O plano mantém os temas de 2025: velocidade, álcool, dispositivos de segurança, uso do telemóvel e veículos de duas rodas, mas acrescenta um novo foco: os utilizadores vulneráveis, como peões, ciclistas e utilizadores de trotinetas.

A campanha “Viaje sem pressa” é apenas a primeira de 11 campanhas previstas até novembro. O objetivo comum é reduzir a sinistralidade rodoviária em Portugal.

Cuidados essenciais para evitar acidentes na estrada

Conduzir em segurança vai muito além de respeitar os limites de velocidade, por isso, siga estes cinco cuidados que ajudam a evitar acidentes e podem mesmo salvar vidas:

  • Mantenha a distância de segurança, o que dá tempo para reagir e evita colisões em travagens repentinas;
  • Deixe o telemóvel de lado, pois, um segundo de distração pode ser o suficiente para mudar tudo;
  • Adapte a condução ao estado da estrada, especialmente com chuva, nevoeiro ou piso escorregadio, o melhor é abrandar e redobrar a atenção.
  • Respeite sinais e prioridades, chegar uns minutos mais tarde é sempre melhor do que não chegar de todo.
  • Descanse antes de pegar no volante, a fadiga reduz os reflexos tanto quanto o álcool e é igualmente perigosa.

Conduzir com responsabilidade é um ato de respeito pelos outros. E, sobretudo, por si próprio.

Veja também