Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
06 Fev, 2024 - 10:37

Golf celebra 50 anos mas está para durar com novo modelo

Valdemar Jorge

É um dos mais populares modelos da marca alemã e comemora 50 anos. Conheça o Volkswagen Golf que vai chegar na Primavera.

Novo volkswagen Golf 2024

Muito se tem escrito sobre o Golf, que atualmente vai na 8.ª geração. Lançado em 1974, no mercado Europeu, é sem dúvida, o maior sucesso de vendas da marca alemã, superando mesmo, aquele que ficou conhecido como “carro do povo”, o Carocha.

Aproveitando os 50 anos do Golf a VW celebra a data com uma renovação do modelo, ação também conhecida  como ‘facelift’.

Renovação que se aplaude, num momento em que as marcas abraçam a eletrificação automóvel, mas em que a VW, talvez em contra maré, oferece completo leque de motorizações para todos os gostos.

Nem sequer é esquecida a chegada, também ainda em 2024, dos sempre cobiçados Golf GTI e Golf R (com tração integral 4MOTION).

O que muda com o Golf 2024

É a evolução do design que salta de imediato à vista quando observamos o novo modelo. Ainda que as alterações possam ser apelidadas de subtis, a verdade é que a secção frontal é dominada pelos novos faróis em LED e pelo também novo para-choques.

Os faróis (opcionalmente com utilização das óticas Performance) utilizam uma nova tecnologia que adiciona uma barra transversal que une as óticas e que é segmentada, pela primeira vez num Golf, com o logotipo  ‘VW’ a ser iluminado.

Na traseira, os farolins tridimensionais também são novos, com luz LED, que pode ser personalizada a partir das configurações do automóvel. Por via da central multimédia é possível configurar três desenhos de luz diferentes nas luzes noturnas.

O leque cromático para a carroçaria também sofreu alterações. Os acabamentos R-Line, GTE e GTI permitem a pintura bicolor, com tejadilho em preto, que pode ser combinado com 11 cores da carroçaria , sendo que quatro são novas: azul Crystal Ice metálico, azul Anemone metálico, prata Oyster metálico e preto Grenadilla metálico. As jantes variam em diâmetros entre as 16 e as 19 polegadas.

No habitáculo do Golf destaca-se a introdução de cada vez mais tecnologia. E a grande novidade é, no novo cenário de infoentretenimento, a integração com o ChatGPT.

A este equipamento está associada a nova central multimédia de quarta geração, denominada MIB4, com ecrã sensível ao toque em dois formatos 16:9 de 10,4 ou 12,9 polegadas. Toda a ergonomia foi redesenhada para permitir maior fluidez e melhor interação homem/máquina.

volkswagen golf 2024
O icónico Volkswagen Golf sofreu um lifting profundo

Nova gama de motores: mais potência e maior autonomia

Segundo a VW, os novos motores “híbridos plug-in do Golf oferecem maior potência e uma autonomia elétrica de cerca de 100 quilómetros e estão adicionalmente equipados com uma função de carregamento rápido DC”.

Neste contexto, a marca sublinha que “os drives híbridos moderados de 48 V altamente eficientes” são atraentes para condutores que não têm caixa de carregamento em casa.

Ao todo, as propostas mecânicas oferecem as seguintes opções: híbrido moderado (eTSI), híbrido plug-in (eHybrid  e GTE), gasolina turboalimentado (TSI) e diesel turboalimentado (TDI), que estarão disponíveis na fase de lançamento do novo Golf 2024.

O Golf GTI estará ainda mais apetecível ao ser equipado com bloco motriz que debitará 265 cv, associado a caixa de velocidades manual de 6 velocidades ou, em opção, com a caixa DSG de 7 velocidades.

Em resumo: desde a primeira geração (1974) até ao presente foram fabricados mais de 37 milhões do modelo Golf, que preenchem oito gerações. Trata-se de um dos modelos mais populares da marca nos últimos 50 anos. E, como a Volkswagen sublinha  é “um pilar sólido (…) e está sempre em condições de se adaptar”.

É o que acontece com o Golf 2024 que está adaptado às exigência do mercado apresentando-se “com maior eficiência, conforto e qualidade e um conceito operacional inteligente”.

Veja também

Artigos Relacionados