Publicidade:

Cereais integrais: 5 benefícios e diferentes tipos

Saiba quais são as vantagens dos cereais integrais e porque deve incluí-los na sua dieta.

Cereais integrais: 5 benefícios e diferentes tipos
Cereais integrais e os seus benefícios

Introduzir cereais integrais na dieta é uma maneira de diminuir em 15% as probabilidades de desenvolver qualquer tipo de doença.

Os benefícios dos cereais integrais são constantemente divulgados pelos médicos e nutricionistas. Ainda assim muitas pessoas ainda optam pelos cereais feitos a partir da farinha branca, refinada, por exemplo.

No entanto, uma vez introduzidos na rotina, eles podem ser mais saborosos e versáteis do que se imagina.

5 benefícios dos cereais integrais

Auxiliam a manutenção do peso

peso

Vários estudos concluíram que as mulheres que consumiam três ou mais porções de cereais integrais por dia possuíam índices de gordura menores do que aquelas que comiam apenas uma porção. Os estudos obtiveram resultados parecidos nos homens, no entanto, os números foram mais significativos nas participantes do sexo feminino.

Além disso, os estudos mostraram que pessoas que consomem cereais integrais possuem maior facilidade em controlar o peso e os índices de massa magra.

Ajudam a proteger contra a síndrome metabólica

cereal

A síndrome metabólica, uma condição que pode aumentar o risco do desenvolvimento de diabetes, doenças cardíacas e derrames, é pouco diagnosticada naqueles que ingerem mais fibras e cereais integrais de um modo geral.

Reduzem o risco de doenças cardíacas

heart

Em pesquisas desenvolvidas pelas equipas médicas de Harvard, constatou-se que em apenas 10 gramas diárias de cereais integrais, o risco de um ataque cardíaco era reduzido em quase 30%. Entretanto, estudos mais recentes afirmam que os benefícios são ainda maiores para as mulheres.

São bons para o colesterol

cereal

Inserir a aveia numa dieta com baixo índice de gordura ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue. Isto porque a aveia possui um antioxidante que impede o entupimento das artérias e, consequentemente, a sua inflamação.

Beneficiam a tensão arterial

arterial

Comer cereais integrais, como a cevada, ajuda na diminuição da tensão arterial e auxilia na diminuição dos fatores de risco das doenças do coração. Na verdade, os estudos mostram que uma dieta rica em fibras solúveis é significativa para este tipo de prevenção.

Ajudam a prevenir o cancro

Um dos maiores motivos para os cereais integrais serem tão recomendados pelos médicos é porque possuem uma variada gama de nutrientes que ajudam no funcionamento do corpo de maneira geral.

cereais

Os cereais integrais são ricos em antioxidantes como as fibras, a vitamina E, o selénio, além dos fitoquímicos, que são compostos de natureza química de origem vegetal cada vez mais utilizadas nos estudos de combate e tratamento ao cancro.

Por onde começar?

Alguns dos cereais integrais que pode começar a consumir já:

  • Arroz integral e as suas variações com grãos
  • Aveia
  • Cevada
  • Quinoa
  • Linhaça
  • Trigo sarraceno
  • Centeio integral
  • Amaranto

 

Veja também: