Cinta para emagrecer: funciona mesmo?

A cinta para emagrecer pode ser uma forma eficaz para perder peso, se complementada com uma dieta equilibrada e exercício físico.

Cinta para emagrecer: funciona mesmo?
A cinta para emagrecer poder ajudar a perder peso

A cinta para emagrecer é um acessório usado na zona abdominal para ajudar a perder peso e não envolve exercício físico. Pode ser uma boa opção para quem tem um estilo de vida sedentário, hábitos alimentares menos saudáveis, pouco tempo para fazer exercício físico e queira perder peso.

Este objeto tem a vantagem de permitir que se façam normalmente outras atividades do quotidiano enquanto se usa a cinta para perder peso, podendo o seu uso ser complementado com exercícios como levantar pesos, correr e andar de bicicleta.

Com o progresso tecnológico, a cinta para emagrecer é uma alternativa cada vez mais válida para perder peso, devendo o médico ser consultado antes de se usar este dispositivo.

Como funciona a cinta para emagrecer

Para um efeito mais contundente, o uso destas cintas deve ser acompanhado por uma dieta equilibrada e exercício físico, de modo a perder peso de uma forma mais rápida, sustentável e saudável.

Esta cinta atua ao apertar o abdómen, podendo funcionar de várias formas, de acordo com o tipo de cinta:

  • Estimular os músculos à volta da cintura através de vibrações e micro-impulsos, que por sua vez provocam a contração e relaxamento dos músculos, de uma forma equivalente a fazer abdominais;
  • Aquecer a área à volta da cintura, o que faz com que o calor derreta a gordura nessa zona;
  • Funciona como corpete, comprimindo o estômago. Desta forma, a pessoa sente-se mais saciada, tendo menos apetite. A cinta para emagrecer também ajuda a melhorar a postura corporal e a aliviar dores de costas.

Tipos de cinta para emagrecer

1. Cinta modeladora com efeito sauna

Esta cinta tem um efeito semelhante à sauna, mas no abdómen. Ajuda a eliminar os quilos extra com eficácia. O dispositivo é aquecido através de baterias elétricas e é feito de um material que tem o sistema de aquecimento embutido. O aumento da temperatura faz com que o metabolismo seja acelerado, o que, por sua vez, faz com que gorduras e calorias sejam queimadas.

A cinta modeladora com efeito sauna também permite que o excesso de água armazenado na região abdominal (responsável pelo aumento do peso) seja reduzido. Este dispositivo também ajuda a fortalecer os músculos abdominais, ajudando a que essa zona seja tonificada e fique mais lisa.

2. Cinta EMS (Electrial Machine Stimulation)

Esta cinta tem efeitos semelhantes aos de uma sessão no ginásio e tem uma bateria elétrica, tal como a cinta modeladora com efeito sauna. Não cria o efeito de emagrecimento ao aquecer a zona abdominal. Em vez disso, funciona ao gerar impulsos elétricos que estimulam os músculos a contrair e a relaxar. Deste modo, os abdominais são trabalhados. A intensidade e a velocidade destas estimulações podem ser ajustadas pelo utilizador.

3. Cinta magnética

Alguns ímanes são conhecidos por melhorar a corrente sanguínea e a respiração celular, o que promove uma rápida desintegração das gorduras, melhorando o metabolismo e levando à perda de peso.

Esta cinta magnética também faz massagens, o que ajuda a aliviar a dor, o stress e a tensão muscular. Também faz com que o utilizador transpire, o que leva à redução da retenção de líquidos e faz com que se perca peso.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.