Helena Peixoto
Helena Peixoto
20 Jun, 2017 - 09:14
Andar de bicicleta no Minho: 4 sugestões

Andar de bicicleta no Minho: 4 sugestões

Helena Peixoto

Faz planos de andar de bicicleta no Minho? Nós damos-lhe os melhores percursos e importantes dicas de segurança.

O artigo continua após o anúncio

Se pretende andar de bicicleta pelo Minho, saiba que existem pistas específicas para ciclistas, que além de garantirem uma melhor segurança, permitem que desfrute de vistas e paisagens absolutamente fenomenais!

Andar de bicicleta no Minho: as nossas sugestões

bicicleta

Ecopista do rio Minho

São 16 km de pista, situadas entre Valença e Monção, Criada a partir de troços de canais ferroviários, na ecopista do rio Minho vai deliciar-se a andar de bicicleta no Minho.

Uma vez desativado o ramal ferroviário que ligava Valença a Monção, essa zona foi sofrendo uma progressiva degradação. Num esforço de recuperação, os Municípios de Monção e de Valença estabeleceram protocolos com a Refer para que fosse criada uma Ecopista destinada ao Cicloturismo e a passeios pedonais. Assim aconteceu em 2004, o que tornou esta via ecológica na segunda em Portugal a aproveitar antigas linhas ferroviárias.

Esta ecopista, além de contribuir para a promoção do desenvolvimento da região, reunindo pontos de passagem de grande interesse cultural, incentiva também à conservação da natureza e ecossistemas adjacentes.

A sinalética não foi deixada ao acaso, com painéis de interpretação ao longo de todo o percurso, onde tem todos os elementos necessários para compreender os recursos culturais, naturais e paisagísticos que vai percorrendo.

Não deixe de parar na zona de Veiga de Friestas e Lapela, onde foi criado um Observatório de Avifauna que permite observar várias espécies que aqui habitam. Dada a importância e sustentabilidade da Ecopista do Rio Minho, a mesma foi galardoada em 2009 com o 4º Prémio da Associação Europeia de Vias Verdes, na categoria “Sustainable Development and Tourism”.

ecopista rio minho

Fonte: Vales Errantes

Ecovia rio Lima

Esta ecovia surge de um projeto comum entre os Municípios do Vale do Lima (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez) juntamente com a Comunidade Urbana Vale-e-Mar – Valimar ComUrb, que pretende intervir na área ambiental através de iniciativas como a preservação dos habitats, sensibilização das populações para a preservação da natureza e fomento do ecoturismo.

O artigo continua após o anúncio

Uma das intervenções foi exatamente a criação de trilhos à beira-rio, que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta, e a criação de outras Ciclovias de interligação com estes mesmo caminhos.

A Ecovia do Rio Lima é constituída por cinco percursos: O percurso das Veigas (entre Viana do Castelo e Ponte de Lima); o percurso dos Açudes (entre Ponte de Lima e Ponte da Barca); o percurso das Lagoas (entre Ponte de Lima e Fontão);o percurso de Refóios (entre Ponte de Lima e Refóios do Lima) e o percurso da Laranja (entre a aldeia de Ermelo e Arcos de Valdevez).

rio lima

Fonte: Vales Errantes

Braga

Braga, pelas suas características naturais e quase sem inclinação, é uma cidade excelente para andar de bicicleta no Minho.

A Autarquia Local criou inclusivamente um Plano Municipal de alargamento das Ciclovias no concelho de Braga, com o objetivo de criar uma ciclovia com cerca de 76 quilómetros de extensão.

Destaque para obras já efetuadas como o grande corredor ciclável em torno da cidade de Braga, entre o sopé do Bom Jesus e a zona industrial de Ferreiros e a ligação para fora da zona urbana, em direção a Norte e ao vale do Cávado.

braga

Fonte: Volta ao Mundo

Gerês

Por toda a extensão da Serra do Gerês, o que não faltam também são trilhos para percorrer de bicicleta; alguns com maior sinalização, outros para ciclistas mais experientes. Escolha o seu percurso consoante o seu grau de experiência e usufrua das magníficas paisagens ao andar de bicicleta no Minho!

O artigo continua após o anúncio
geres

Dicas de segurança para andar de bicicleta no Minho

Ande onde andar de bicicleta, existem regras e dicas fundamentais que deve mesmo cumprir:

  • Use roupa confortável e adequada (o mesmo se aplica ao calçado);
  • Hidrate-se convenientemente;
  • Faça pausas ao longo do caminho;
  • Cumpra sempre as indicações da sinalética;
  • Planeie bem o trilho de forma a que não anoiteça e esteja num local pouco iluminado e com potenciais perigos;
  • Tente andar sempre em grupo e evite fazer trilhos sozinho. Preferencialmente, deve haver um elemento no grupo com mais experiência.

Seguro de bicicleta: vale a pena?

Não sabe se deve fazer um seguro de bicicleta? Nós respondemos a todas as dúvidas e ainda lhe dizemos os tipos de seguros que tem à disposição para andar de bicicleta de forma mais segura.

Agora que já reuniu as condições de segurança, resta começar a andar de bicicleta no Minho!

Veja também: