Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
12 Mar, 2020 - 16:12

5 formas de acelerar o seu iPhone

Luísa Santos

O seu iPhone está lento e não sabe o que fazer para que ele volte ao normal? Experimente uma destas 5 formas de acelerar iPhone.

5 formas de acelerar iPhone

Com o tempo, a utilização e a memória cada vez mais ocupada, é normal que o smartphone fique mais lento. Por isso, experimente uma das 5 formas de acelerar iPhone que de seguida lhe explicamos e resolva o problema da velocidade.

como acelerar ipHone sem sair de casa

Forçar o reset do iphone

1. Reinicie o iPhone

Pode parecer a solução mais simples de todas, e a verdade é que o é. Normalmente, fazer um reset ao telemóvel pode resolver o problema da velocidade e demora na resposta do aparelho.

Ao reiniciar o iPhone, vai desligar o sistema do telemóvel por completo, de forma muito mais eficaz do que quando simplesmente o desliga à noite. Ao desligar o sistema por completo, todos os componentes terão de, depois, ser reiniciados.

Se tiver um iPhone com botão Home (iPhone 8 ou anterior), basta pressioná-lo ao mesmo tempo que pressiona o botão do lado direito (que usa para suspender e ativar o ecrã). Não largue os botões até o visor ficar preto e mostrar o símbolo da Apple.

Caso tenha um iPhone mais recente e sem botão Home (como o iPhone 11, por exemplo), só precisa de pressionar o botão do lado direito e um dos botões de volume à sua escolha. O sistema irá reiniciar assim que o símbolo da Apple surgir.

2. Atualize o sistema para acelerar o iPhone

Outra das formas de acelerar o iPhone é atualizar o iOS, o sistema operativo deste smartphone. A verdade é que é frequente determinados erros e bugs alojarem-se no sistema, deixando-o mais lento. Normalmente, um update resolve a situação.

Para atualizar o sistema, aceda às Definições do iPhone e carregue em “Geral”. Depois, selecione a opção que o deixa atualiza o sistema e aguarde que o processo termine.

3. Atualize as aplicações do iPhone

Da mesma forma que o sistema aloja erros e bugs “invisíveis”, o mesmo acontece com as apps que tem instaladas, cujo aviso de atualização nem sempre aparece. Por esse motivo, esta é outra das formas de acelerar o iPhone que pode experimentar.

Para fazê-lo, só precisa de abrir a App Store e carregar na opção “Hoje” que surge no final do ecrã. Entre no separador da sua conta e faça scroll até encontrar as atualizações disponíveis. Atualize todas as apps para garantir que nenhuma fica a comprometer o sistema.

iPhones antigos podem deixar de funcionar este domingo
iPhones antigos podem deixar de funcionar este domingo

4. Ative o Low Data Mode

O Low Data Mode é o modo de dados móveis mais “baixo”, que não utiliza a totalidade das suas funções. Contudo, esta solução para acelerar o iPhone só está disponível no iOS 13, pelo que não funciona nas versões anteriores.

Este modo, quando ativado, impede as aplicações de aceder aos dados quando não estão em utilização. Para ativá-lo, deve fazê-lo de duas formas (quer para aquela relacionada com o seu plano de dados, quer para a relacionada com o Wi-Fi):

  1. Para a primeira opção, aceda às Definições e, de seguida, ao separador dos dados móveis. Depois, ative a opção do Low Data Mode;
  2. Para a segunda, volte às Definições e aceda ao menu do Wi-Fi. Carregue no ícone das informações (representado por um “i”) que encontra ao lado da rede a que está ligado. Depois, ative a opção do Low Data Mode.

5. Otimize a memória do iPhone

Antes de otimizar a memória do iPhone, é aconselhável que apague tudo aquilo que não utiliza. Se tem guardadas fotografias que não precisa ou apps que não utiliza, apague-as antes de seguir para o próximo passo—não sem antes fazer um backup do iPhone.

Depois, aceda às Definições do telemóvel entre em “Fotos”. Carregue em “Otimizar Armazenamento do iPhone” para acelerar o smartphone.

Veja também