Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
13 Ago, 2018 - 00:00
Guia essencial do Alentejo para se apaixonar

Guia essencial do Alentejo para se apaixonar

Mónica Carvalho

Se vai de férias, então atente a este guia essencial do Alentejo, uma das zonas mais bonitas de Portugal e com vários motivos de interesse.

O artigo continua após o anúncio

Se ainda não tem destino marcado para as próximas férias, não pense mais. Depois de ler este guia essencial do Alentejo, perceberá que este é mesmo o destino de eleição para muita gente e não é por acaso.

Tome nota destes pontos de paragem obrigatória, desde lugares à mesa a alojamentos que valem mesmo a pena e que tornarão esta experiência inesquecível… Há de tudo neste guia essencial do Alentejo. De si só falta mesmo a vontade para partir nesta viagem por uma região onde reina a calma, plena em paisagens impressionantes.

O que fazer no Alentejo

Ao contrário do que muita gente pensa, há muito para fazer no Alentejo, com toda a calma e paz que lhe são associadas. Há várias cidades e vilas que valem a pena a deslocação, mas também muitas atividades que vão despertar até os sentidos mais adormecidos, como provas de azeite, exploração de quintas vinícolas, passeios de jeep, campismo…

Incríveis praias alentejanas

praias alentejo

A maior parte das praias ao longo da costa alentejana são marcadas por ondas fortes, ideais para a prática de surf, mas pouco apropriadas para momentos com a família. No entanto, há vários locais onde acontece exatamente o cenário oposto: águas calmas e cristalinas, perfeitas para banhos prolongados, para miúdos e graúdos.

Caminhadas pela natureza

Se gosta de caminhar, não pode perder os cerca de 350 km da Rota Vicentina. Leve calçado adequado e terá a oportunidade perfeita para se deixar deslumbrar por uma paisagem costeira de beleza sem comparação. O melhor de tudo é que a rota contempla três percursos diferentes, que permite conhecer um lado mais histórico, ou desfrutar das zonas mais próximas do mar ou fazer os percursos circulares.

Surfar em estilo

Um pouco por todo o país encontramos locais incríveis para a prática de surf e o Alentejo não é exceção. Mas descanse que não precisa de ser um profissional para praticar este desporto, pois além de haver várias escolas de surf na costa alentejana, também encontrará locais mais calmos que o farão sentir-se o rei das ondas.

Aventura de kayak

Sentir o vento no rosto e fazer algo completamente diferente, então a prática de kayak bem pode ser o que procura. Esta é a atividade ideal para praticar desporto, de descobrir paisagens que parecem encantos perdidos no meio da natureza e que estão bem ali à sua espera.

Passeio em balão de ar quente

balão de ar quente

Fonte: Max Pixel

O artigo continua após o anúncio

Fazer um passeio de balão de ar quente no Alentejo é uma experiência a não perder. A adrenalina e a emoção irão tomar conta de si, à medida que se vai afastando do solo e os seus olhos testemunham uma beleza que achava apenas possível nas telas de pintura. É algo que deve ser visto como um privilégio e que lhe permite ter uma perspetiva maravilhosa sobre as paisagens alentejanas e as ruas históricas do local onde se encontra.

Onde comer no Alentejo

comida alentejo

Fonte: Max Pixel

A cozinha alentejana dispensa apresentações, mas podemos falar aqui de algumas iguarias só para lhe abrir o apetite e o deixar com água na boca: açorda, migas, carne de porco preto, queijos, pão… Há muito por descobrir e repetir na região, principalmente se rumar aos melhores restaurantes no Alentejo. Aqui ficam algumas deliciosas sugestões.

A Escola

Onde antes era uma escola primária, hoje existe um restaurante que é já uma referência em todo o país pela qualidade da cozinha. Quando entra no espaço, sentirá, de imediato, uma sensação de aconchego que só os lugares mesmo especiais conseguem transmitir.

Morada: Estrada Nacional 253 – 7580-308, Alcácer do Sal

Mais informações >>

A Bolota

A fama deste espaço ultrapassa fronteiras, havendo várias especialidades para se deliciar, como salada de perdiz de escabeche ou migas gatas à alentejana, filetes de cherne em crosta de ervas aromáticas ou rosbife com molho de paté. Abriu-lhe o apetite? Então, visite este espaço que está decorado de forma requintada, em tons de branco, que contrastam com as toalhas verdes das mesas, criando um ambiente clássico.

Morada: Rua Madre Teresa 25 – Santo António Da Terrugem, Portalegre

O artigo continua após o anúncio

Mais informações >>

Taberna do Adro

Deve o nome ao facto de estar localizada no adro da igreja da vila e é fácil de reconhecer pelos exteriores que demonstram uma casa de família adaptada a restaurante, típica e genuína. É um espaço pequeno, com paredes decoradas com artigos regionais e simbólicos, que conferem um ambiente muito acolhedor e, claro, com muitos e deliciosos petiscos regionais, acompanhados de bom vinho produzido na região.

Morada: Largo João Dias de Deus, 1 – Vila Fernando, Portalegre

Mais informações >>

Fialho

Este restaurante foi fundado em 1945 por Manuel Fialho e tornou-se um local de referência mundial quando o assunto é cozinha portuguesa, mais propriamente a típica alentejana. O espaço situado no centro histórico de Évora é quase um embaixador da região e ainda hoje pertence à família do fundador, que se continua a dedicar à arte de bem receber como alentejanos que se prezem.

Morada: Travessa Mascarenhas 14 – 7000-557 Évora

Mais informações >>

Onde dormir no Alentejo

alentejo

Fonte: Max Pixel

O artigo continua após o anúncio

Não é difícil encontrar alojamento de qualidade no Alentejo. Há locais que aumentam drástica e rapidamente a vontade de fazer as malas, bem como quintas vinícolas que vão dificultar a tarefa de sair para conhecer a região. Conheça alguns bons exemplos.

Évora Olive Hotel

O Évora Olive Hotel está localizado dentro das muralhas da cidade e foi inspirado na temática do azeite, estando, assim, todos os quartos pensados ao detalhe de modo a refletirem a identidade da capital alentejana. É uma unidade de luxo que nasce com o objetivo de proporcionar aos hóspedes um serviço personalizado, um ambiente único, intimista e peculiar, para que possa aproveitar esta cidade sem pressas.

Morada: Rua Eborim 18 – 7000-659, Évora

Ver alojamento >>

Alentejo Marmòris Hotel & Spa

O Alentejo Marmòris Hotel & Spa é uma unidade de cinco estrelas, membro da Small Luxury Hotels of the World e assume-se como um verdadeiro museu dedicado à rocha ornamental, com pormenores exclusivos, luxuosos e bastante distintos. Situado no centro da monumental Vila Viçosa, é a base perfeita para uma experiência memorável de tranquilidade e conforto, tendo em redor toda a beleza perfeita do Alentejo.

Morada: Largo Gago Coutinho, nº11 – 7160-214, Vila Viçosa

Ver alojamento >>

Monte da Torre

O Monte da Torre localiza-se numa herdade de 210 hectares, sendo, assim, possível de desfrutar de toda a tranquilidade longe do stress da vida urbana e citadina, mas com todas as comodidades modernas. No exterior, o ambiente rural convida a passeios e caminhadas até à barragem privativa da Herdade, respirando ar puro e potenciando o contacto com a natureza.

Morada: Monte da Torre – São Vicente, Elvas

Ver alojamento >>

No Alentejo pode aprender a dar valor aos pequenos prazeres da vida. Aproveite!

Veja também: