Share the post "Alfa Romeo 33 Stradale: o regresso da lenda para 33 afortunados"
“A coragem de sonhar”. Foi com esta frase que a Alfa Romeo anunciou o regresso do lendário modelo 33 Stradale, um ícone dos anos 60, derivado do Tipo 33, considerado um dos automóveis mais bonitos de sempre e protagonista do automobilismo mundial.
Para a Alfa Romeo este novo projeto “celebra respeitosamente a história da marca, projetando-a no futuro. O novo 33 Stradale representa uma ligação ideal entre o passado térmico e o futuro elétrico, obtido através da reinterpretação escrupulosa e respeitosa dos traços estilísticos do 33 Stradale de 1967.
Um automóvel que assume o papel de manifesto da Alfa Romeo e que antecipa alguns detalhes do futuro da marca”.
O novo 33 Stradale é o resultado do “casamento perfeito entre beleza e técnica” com o objetivo de “proporcionar a experiência de condução mais emocionante e o encanto imortal de um ícone a um círculo muito pequeno de entusiastas, que acreditaram no projeto desde o início” (veja aqui a estreia mundial).
Para garantir o elevado nível de exclusividade de cada um dos 33 supercarros, que serão produzidos nas instalações da Carrozzeria Touring Superleggera, a Alfa Romeo criou a “Bottega”. Um espaço onde uma equipa de profissionais da marca italiana envolveu os clientes, desde o início, na conceção dos seus automóveis únicos.
Aliás, o trabalho de desenvolvimento é feito em conjunto entre proprietário e equipa de profissionais da Alfa Romeo, garantindo que tudo é realizado ao gosto do dono de cada supercarro.
Neste contexto, e como exemplo dado, até o VIN de cada automóvel pode ser configurado pelo seu dono, sendo posteriormente gravado no túnel central. É levar ao extremo a realização do sonho.
Todo o processo confirma a capacidade que a marca italiana tem de produzir peças exclusivas, aplicando processos artesanais, inovação tecnológica e profunda interação com os seus clientes.
O Alfa Romeo 33 Stradale é um automóvel pensado para desfrutar no dia-a-dia mas, com capacidade para empolgar o condutor, mesmo que não tenha dotes de piloto, embora com isso tenha sonhado.
Alfa Romeo 33 Stradale: proporção e design
O novo 33 Stradale é resultado do trabalho desenvolvido pelo Alfa Romeo Style Centre e é claramente inspirado no modelo de 1967. No entanto, enriquece a beleza escultural com alguns elementos da nova linguagem da marca.
Deste modo o exterior carateriza-se por ter:
- Equilíbrio perfeito entre proporções e volumes;
- Secção frontal apresenta volume poderoso e másculo, com destaque para o icónico escudo;
- Linha lateral dinâmica, com portas de abertura “elytra” e duas grandes entradas de ar laterais;
- Grandes vidros envolventes no teto;
- Secção traseira revela a essência ‘brutal’ do 33 Stradale. Integra asa que expressa a força do automóvel, grafismo em ‘V’ e farolins redondos.
Outros aspetos presentes são o baixo peso e a elevada rigidez do chassis, construído em alumínio (em forma de ‘H’) e a monocoque, produzida em fibra de carbono. A estética do automóvel, apurada em túnel de vento, apresenta um coeficiente de arrasto – Cx de 0,375.
O tejadilho ostenta um misto de carbono e alumínio de forma a reforçar a rigidez do automóvel que tem 4637 mm de comprimento e 2700 mm de distância entre eixos.
Habitáculo com dois ambientes
Aos 33 felizardos dos novos 33 Stradale é garantida, como já referido, a personalização do automóvel, através do envolvimento com os artesãos da “Botteca”.
Deste modo, a marca disponibiliza a escolha de materiais tendo por base dois ambientes distintos: Tributo e Alfa Corse. O primeiro foca-se no respeito da imagem do Alfa Romeo 33 Stradale de 1967, enquanto o segundo centra atenção num visual mais atual e desportivo.
Os materiais disponíveis vão do couro à fibra de carbono, passando pelo alumínio e Alcântara, enquanto painel e túnel de vento são inspirados na aviação. O vidro traseiro é feito em policarbonato.
Coincide nos dois ambientes o pormenor do volante ser igual para ambos e despido de qualquer botão. Aqui encontram-se apenas as patilhas em alumínio para a troca de mudanças da caixa de velocidades. A marca, com esta atitude, pretende que o condutor esteja concentrado apenas na condução.
Mecânicas condizentes e modos de condução
O novo superdesportivo italiano incorpora na sua construção elementos como suspensão ativa de braços duplos (com sistema de elevação do eixo dianteiro) e sistema de travagem Alfa Romeo Brake-By-Wire, com travões carbono-cerâmicos desenvolvidos pela reputada Brembo. Garante assim um desempenho de alto nível.
O motor escolhido para animar o novo modelo é um bloco V6 3.0 biturbo a gasolina que debita 620 cv de potência. Trata-se, segundo a Alfa Romeo, de uma evolução do motor V6 2.9 biturbo montado nos Giulia e Stelvio Quadrifoglio. O novo supercarro deverá cumprir o sprint 0-100 km/h em menos de 3 segundos e atingir a velocidade máxima de 333 km/h.
Ao motor está associada uma transmissão automática de oito velocidades de origem ZF.
O novo 33 Stradale, ainda que pensado para ser uma proposta com motor de combustão, está comprometido com o futuro e, nesse contexto, poderá ser equipado – caso o proprietário manifesta essa vontade –, com 3 motores elétricos, capazes de oferecer potências superiores a 750 cv. A versão elétrica terá uma autonomia de cerca de 450 km (ciclo WLTP) entre recarga das baterias.
Acompanhando a evolução o novo 33 Stradale será equipado com diferentes modos de condução, acionáveis através de interruptores colocados no túnel central: Strada e Pista, são as opções.
A primeira está presente logo com a entrada do motor em funcionamento. Garante conforto e prazer de condução, entrega suave da potência, sensibilidade habitual nos pedais, suspensão e troca de mudanças suave e válvulas de escape ativas a abrirem acima das 5.000 rpm.
Na modalidade Pista, o condutor opta por condução desportiva. A potência é máxima, os pedais são mais reativos e a suspensão é rígida. Quando equipado com motor biturbo V6, as trocas de mudanças na caixa de velocidades são mais rápidas e as válvulas de escape ativas estão sempre abertas. Além disso, nesta configuração o condutor pode, caso pretenda, desativar o controlo de tração (ESC OFF).
Para tornar a condução mais ‘picante’, quando o modo Pista estiver acionado, o condutor pode iniciar o arranque com o procedimento “Quick Start” através do botão “Quadrifoglio” colocado no túnel central. Neste caso, o sistema atua na caixa de velocidades, no controle de tração e na potência maximizando a aceleração, e evitando o patinar das rodas.
Ainda no interruptor “Suspensão” o condutor tem possibilidade de alterar as configurações nos dois modos de condução, passando de suave para média quando no modo Strada, ou de rígida para média se a função Pista estiver ativada.
Alfa Romeo 33 Stradale de 1967: a origem
Recuemos 56 anos, até 1967, ano em que o original Alfa Romeo 33 Stradale foi apresentado no Salão Automóvel de Turim (Itália). Este desportivo teve por base o bem sucedido carro de competição Alfa Romeo Tipo 33, que correu durante os anos de 1967 e 1968, em diversas competições.
Segundo a história, a marca italiana não teve de fazer muitas alterações àquela máquina para que se transformasse no belo 33 Stradale e pudesse ser conduzida em estrada. A carroçaria foi construída em alumínio, em vez de fibra, a distância entre eixos foi alongada e a potência do motor passou de 270 cv para uns ainda assim expressivos 230 cv.
De resto a marca não fez nenhuma concessão ao conforto ou luxo que pudesse adicionar peso à máquina, para que esta não perdesse performance.
Deste desportivo apenas foram construídos 18 exemplares, entre 1967 e 1969. Na verdade apenas 13 foram entregues a clientes. Uma unidade ficou no Museu da Alfa Romeo e os restantes foram entregues, sem carroçaria, à Pininfarina, Bertone e Italdesign para que criassem protótipos. Assim nasceram o Bertone Carabo, Alfa Romeo 33/2 Coupé Speciale, Alfa Romeo Iguana e Alfa Romeo 33 Navajo Bertone Concept.
De registar, ainda, que a produção do 33 Stradale (1967-1969) foi realizada manualmente nas instalações da Carrozzeria Marazzi, em Milão. A produção era artesanal sendo que não existem duas unidades iguais.
As principais diferenças das 13 unidades entregues focam-se na grelha frontal, luzes e nas condutas de ventilação.
Carro de sonho
Com o novo e exclusivo modelo 33 Stradale a ter apenas uma produção de 33 exemplares, a Alfa Romeo realiza o sonho de 33 afortunados admiradores que, além de usufruírem do acompanhamento da produção do seu automóvel – Fuoriserie (feito por encomenda) –, concretizam ainda o sonho de o guardar na respetiva garagem, a um preço, que estará de acordo com a exclusividade com que todo o processo se reveste.
Para todos os outros fãs, que não chegaram a tempo de adquirir o novíssimo 33 Stradale, resta esperar que a marca concretize novas Fuoriserie como revelou Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo.