ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
26 Ago, 2021 - 12:10

Número VIN do carro: o que é, para que serve e como utilizá-lo

Afonso Aguiar

O número VIN é um código alfanumérico que permite descobrir vários dados sobre o veículo. Todas as viaturas têm um e é mais importante do que se pensa.

Número VIN do carro

Já alguma vez se perguntou como podia descobrir o historial de um determinado veículo? Há várias outras formas de obter esses dados, mas nenhum é tão completo como o número VIN do carro.

A palavra VIN provêm do inglês Vehicle Identification Number. Apesar da tradução literal significar “Número de Identificação do Veículo”, em bom português costuma-se apelidá-lo de número do Chassis.

O número VIN do carro é um código alfanumérico. Tem um total de 17 palavras e/ou dígitos que permitem, após consulta, obter vários dados do historial do carro: desde o número de quilómetros, até ao ano de produção e o mercado a que se destina, assim como o tipo de motor, o número de incidentes, ou até problemas de produção identificados pela marca.
Recorrendo a uma analogia, é para um carro o mesmo que um cartão de cidadão é para um qualquer indivíduo.

A atribuição de um Número VIN do carro por parte da fabricante é obrigatório para o mesmo poder circular. Esta forma de identificar os carros foi criada pelo ISO 3779 de 1983, sob a tutela da Organização Internacional de Normalização. Foi posteriormente reformulada, pela última vez, em 2009, sendo que atualmente já se encontra em desenvolvimento uma nova regra de padronização do número VIN do carro.

Como descodificar o número VIN do carro?

Apesar de ser um código alfanumérico, à primeira vista totalmente aleatório, o conjunto de alguns dos números ou letras do código VIN do carro correspondem a características diferentes do veículo, sendo que o mesmo está dividido em três partes distintas:

  • 1. À combinação dos primeiros três caracteres chama-se de WMI (World Manufacturer Identifier) – Identificação do construtor. O primeiro identifica o local onde foi construído, o segundo o país de origem da marca (o carro pode ter sido fabricado num local totalmente diferente ao país de origem da marca) e o terceiro refere-se ao tipo de carroçaria (ligeiro de passageiros, SUV, comercial, etc), ou então, em conjugação com os outros dois números, identifica a marca.
  • 2. Do número 4 ao 11 encontra-se o DVS, que identifica as características do carro. O quarto número contém um código que representa o peso e potência. O quinto o tipo da plataforma. O sexto o modelo, o sétimo a carroçaria, o oitavo o motor (número de cilindros ou cilindrada). Já o nono caractere é um código de confirmação da marca, o décimo identifica o ano de produção e o décimo-primeiro a fábrica onde foi produzido.
  • 3. Os últimos seis caracteres apelidam-se de VIS, sendo que desses os últimos quatro são sempre números. Servem para identificar e distinguir um veículo de todos os restantes. São uma espécie de matrícula internacional que, a título de exemplo, ditam que o seu carro, embora exatamente igual ao do seu vizinho (mesma marca, modelo, ano, motor, etc.) tem um código único e intransmissível.
Simulação de número VIN

Apesar de ser algo complicado conseguir estudar o que cada número ou letra corresponde, uma vez que o seu significado varia, dependendo se está na primeira, segunda ou terceira posição, há vários sites (fáceis de encontrar numa pesquisa rápida na Internet) que conseguem fazer esse trabalho por si. Aliás, alguns, além de descodificar o código, permitem descobrir:

  • Informações sobre danos e colisões;
  • Cronologia do veículo;
  • Quilometragem do veículo;
  • Fotos de veículos;
  • Verificação dos bancos de dados de veículos roubados;
  • Dados técnicos e equipamentos;

É pela possibilidade de descobrir estes dados com uma única pesquisa que o número VIN do carro se torna extremamente útil quando se pretende adquirir um veículo, principalmente se este for usado.

Onde descobrir o número VIN do carro?

Apesar de poder ser encontrado em vários diferentes pontos do veiculo, o número VIN do carro tem de constar obrigatoriamente no documento único do veículo (DUA). No entanto, poderá encontra-lo em outro locais, como na base do para brisas, num compartimento do motor ou na parte de dentro dos pilares do carro. Apesar da sua localização poder variar, está sempre marcado numa chapa retangular de fácil visibilidade.

Veja também