Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
03 Ago, 2020 - 16:29

Litros do motor: o que significa esta unidade de medida?

André Freitas

Motores de 1.6, 2.0, 3.0 litros… Tantas vezes ouvimos falar disto, mas sabe exatamente qual o significado destes números?

Motor Mercedes

Quantas vezes já ouviu dizer que determinado carro tem um motor 1.0 ou 1.5 litros, por exemplo, ou no caso de alguns supercarros, 4.0 litros? Esta é a maneira como as marcas se referem à capacidade do próprio motor. Mas o que será exatamente o que está por trás deste valor?

Entende-se que, em teoria, um motor 1.0 terá menos potência do que um motor 2.0. Contudo, nos tempos modernos, com o “downsizing” dos motores, isto nem sempre corresponde à verdade.

Neste artigo vamos ajudar a perceber melhor o que significam estes valores, como são apurados e no que se traduzem quando se fala em potência do motor.

O que são os litros do motor?

motor bmw de 3 cilindros

Os litros do motor são a capacidade do motor, mais propriamente, dos cilindros que o constituem medida em litros. Vamos explicar para que perceba mais facilmente.

Para percebermos melhor este conceito, vamos primeiro ter em conta alguns componentes e conceitos que permitem perceber como é que se calculam os litros do motor: cilindros, pistões, diâmetro dos pistões e ainda o curso.

O número de cilindros varia de automóvel para automóvel e encontram-se fundidos no bloco do motor. É no cilindro que ocorre a reação de combustão de uma mistura de ar com combustível, dando origem à força mecânica que faz deslocar o veículo.  

O pistão, por sua vez, é uma peça que se move (sobe e desce) no interior de cada um dos cilindros. Este movimento que ocorre na vertical, ou seja a peça sobe e desce, chama-se o curso.

O diâmetro do pistão, tal como o próprio nome indica, é o diâmetro deste componente.

Ao multiplicar a área do pistão pelo curso (distância que o pistão percorre no cilindro), obtemos os litros do motor. Estes calculo também pode ser realizado com utilizando o valor do raio, bastando simplesmente multiplicar por 2 este valor, uma vez que o diâmetro de uma circunferências é sempre o dobro do seu raio.

Por exemplo, um motor de 4 cilindros com 2 litros, significa que cada cilindro tem um volume de 500 ml.

Os litros do motor são, na realidade, abreviações do volume do motor.

Este volume é a capacidade total dos cilindros que constituem o motor do carro media em litros e que pode ser traduzida/medida em centímetros cúbicos (cm³ ou cc), ou seja, a cilindrada.

O que é a cilindrada?

motor volkswagen

De uma forma muito simples, a cilindrada é a capacidade do próprio motor, que tal como referido, é constituído por diversos cilindros.

Mas, como é que se calcula a cilindrada?

A cilindrada é calculada usando a mesma fórmula para calcular os litros do motor. Efetua-se a multiplicação da área da superfície do cilindro pelo curso total percorrido pelo pistão e ainda pelo número total de cilindros.

Este volume calcula-se através da fórmula matemática que permite calcular o volume de um cilindro normal. No final, deve-se multiplicar pelo número total de cilindros para obter a capacidade cilíndrica total do motor.

Para calcular a cilindrada precisamos então dos seguintes dados:

  • número de cilindros do motor (N)
  • raio do cilindro em milímetros (R)
  • curso do pistão no interior do cilindro em milímetros (C)
  • valor de Pi (Π)

Depois com estes valor, só é preciso utilizar a seguinte fórmula:

  • Cilindrada = N x (R² x Π x C)

Exemplo: como calcular a cilindrada de um carro

Imaginemos então um veículo com um motor de seis cilindros com diâmetro de 42 mm e curso do pistão de 89,6 mm.

Cilindrada = 6 x (42² x 3,1416 x 89,6)

Resultado: 2.979.255,251 mm³ ou 2.979 cm³

Assim, a cilindrada deste veículo é de 2.979 cm³, sendo que os litros do motor poderiam ser arredondados para 3.0 litros.

Porque é que litros do motor e a cilindrada são calculadas da mesma forma?

Esta é uma resposta simples e deve-se à relação entre as unidades de medida, ou seja, entre os litros e os centímetros cúbicos. Caso não saiba, 1 litro corresponde a 1000 cm3.

Como tal, 2 litros vão corresponder a 2000 cm3, bem como 2,5 litros irão corresponder a 2500 cm3 e assim sucessivamente.

Porque é que a cilindrada do motor não é um número exato?

O motivo é facilmente explicado pelo facto de os fabricantes utilizarem números com diversas casas decimais para calcular a cilindrada dos seus veículos, sendo depois mais simples encontrar um número arredondado (geralmente superior).

Os fabricantes optam por indicar litros do motor superiores ao valor que se poderia presumir tendo em conta a cilindrada precisamente porque os litros do motor são percecionados pelos consumidores como um indicador do motor.

Qual a relação entre os litros do motor e a potência do motor?

Quantos mais litros um motor tiver, maior será a sua cilindrada, e como tal, em teoria, mais potente será (falando de motores que tenham o mesmo método de combustão, isto é, um motor turbo 2.0 terá mais potência do que um motor 1.0, apesar de um motor turbo 1.0 poder ter mais potência do que um motor atmosférico 2.0).

Contudo, é necessário salientar que existem outros fatores que influenciam a potência do motor, como, por exemplo, os componentes utilizados e o combustível.

Existe uma cilindrada ideal?

Não. No entanto, pode existir uma cilindrada que melhor se adequa às necessidades de cada condutor.

Para tentar encontrar a cilindrada mais adequada, devem ser tidos em conta dois fatores: a utilização que será dada ao veículo e o combustível que se pretende consumir em determinado período de tempo.

Um veículo de baixa cilindrada, mais económico, é o ideal para uma utilização maioritariamente urbana.

Por outro lado, se necessitar de um veículo para circular maioritariamente em autoestrada, o ideal será adquirir um veículo com uma maior cilindrada e maior potência.

Veja também