Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
30 Jun, 2020 - 18:53

Peças de substituição de motor: onde comprar em segurança

Afonso Aguiar

Quer ser o mecânico do seu veículo, mas não sabe como adquirir os artigos necessários. Descubra aqui, pelo menos, onde comprar as peças de substituição do motor.

motor de carro

Com o surgimento da Internet, o acesso à informação tornou-se cada vez mais fácil. Online pode encontrar vídeos, textos e até guiais tutorias sobre como ser o mecânico do próprio automóvel. Porém, tal como com a questão das fake news, acabam por dificultar a perceção se a notícia é real ou não, também numa simples compra online torna-se difícil perceber onde e como devemos comprar.

Nesse sentido, decidimos orientar o leitor num gesto teoricamente simples, mas na realidade complicado: onde comprar em segurança peças de substituição de motor?

Peças de substituição de motor: onde comprar em segurança?

O primeiro passo básico para comprar uma peça de substituição de motor é escolher um artigo que seja compatível como o seu automóvel. Portanto, se pretende fazê-lo online, garanta que o site que escolher tem a possibilidade a marca, o modelo, a modificação (ou motorização).

Caso a plataforma permita identificar, através da matrícula, o veículo em questão, fique descansado. Ao contrário do que possa pensar, é um bom sinal (prova de que têm licença para acesso a base de dados mais confidenciais) e não um mau sinal. A título de exemplo deixamos a possibilidade de pesquisar na loja online Rexbo.pt, para perceber as opções que deve ter para procurar as peças.

Além disso, é importante ter cuidado ao comprar peças online. Sites especializados em peças de substituição são teoricamente mais seguros do que sites de revenda. Os sites especializados tornam-se ainda mais seguros se oferecerem garantia aos seus produtos (um ou dois anos normalmente). Um breve raciocínio lógico indica facilmente que se há o direito à garantia, é porque a empresa tem confiança nas suas peças.

Ainda assim, caso opte por um site de revenda um dos truques é fazer uma pesquisa por localização. Caso não o faça, corre o risco de encomendar peças da China que, por norma, demoram entre um a dois meses a chegar.

Finalmente, compare sempre preços. Quer seja em sites especializados ou de revenda, os valores costumam ser equiparados. Mesmo que uma peça esteja num determinado site a um preço promocional, as restantes peças provavelmente não estarão. Portanto, desconfie sempre se o preço for extremamente barato. Verifique essa e outra peças para ver se os valores condizem com os de mercado e se o valor baixo é algo generalizado daquela empresa ou se é um caso isolado e uma promoção fidedigna.

Peças de substituição de motor: quais pode trocar?

Todas as peças de um carro são substituíveis. Porém, umas são mais caras do que outras e exigem maior conhecimento mecânico. No entanto, se de um lado o valor depende de pessoa para pessoa e da qualidade da peça, o conhecimento hoje em dia é facilmente aprendido online. Há vários vídeo e até sites que explicam passo a passo como fazer a manutenção e arranjar o seu carro.

Porém, deixamos, ainda assim, as peças mais importantes da maioria dos motores. Ou seja, quais peças de substituição de motor são mais comuns.

  • 1 – Válvula de admissão, balancim e mola
  • 2 – Tampa de válvulas
  • 3 – Coletor de admissão
  • 4 – Cabeçote
  • 5 – Bloco do Motor
  • 6 – Cárter
  • 7 – Comando de válvulas
  • 8 – Válvula de Escape, balancim e mola
  • 9 – Vela de ignição
  • 10 – Tubo de escape
  • 11 – Pistão
  • 12 – Biela
  • 13 – Virabequim
Veja também