Pedro Andrade
Pedro Andrade
18 Jun, 2018 - 16:42
Filtro de ar: o que é e para que serve

Filtro de ar: o que é e para que serve

Pedro Andrade

O filtro de ar é uma peça fundamental para o correto funcionamento do motor. Saiba mais sobre este componente.

O artigo continua após o anúncio

O carro é composto por centenas de peças e componentes que, em conjunto, permitem-no trabalhar na perfeição. Assim como o corpo humano, qualquer anomalia colocará em causa o correto funcionamento do carro. É o caso do filtro de ar, que permite garantir a boa “saúde” do motor do seu veículo.

Afinal de contas, o que é o filtro de ar?

filtro de ar

É uma das peças que faz parte do motor de qualquer veículo. Faz a retenção das partículas de pó de modo a que estas não entrem na câmara de combustão.

Se esse filtro ficar saturado (e não for substituído), essas partículas podem rachar as paredes dos cilindros e os pitões, o que provocaria a deterioração do próprio motor. A obstrução do filtro também reduz a passagem do ar, o que provocará um aumento do consumo de combustível e uma diminuição da potência do motor.

Além disso, a obstrução do filtro de ar acaba por provocar a emissão de gases mais poluentes, já que a queimada das partículas não é feita corretamente.

Quando é necessário mudar o filtro de ar?

Não existe uma resposta concreta a essa questão. A época do ano e o meio onde se conduz são fulcrais para as condições do filtro de ar. Por exemplo, zonas mais secas e locais com caminhos de terra acabarão por sujar o filtro mais depressa.

São estes os sinais que deverão deixá-lo alerta:

  • Aumento dos consumos de combustível;
  • Perda de potência do motor;
  • Emissão de gases escuros e opacos do tubo de escape.

Posso limpar o filtro de ar?

Os especialistas não recomendam limpezas caseiras, já que conseguirá apenas retirar as partículas de pó que permanecem soltas, e não as partículas que ficam retidas na fibra de papel.

Assim sendo, qualquer limpeza caseira superficial não tem qualquer tipo de efeitos no correto desempenho deste componente.

O artigo continua após o anúncio

Não se esqueça que o filtro de ar é uma peça fundamental para o seu carro já que filtra qualquer tipo de impurezas sem afetar o caudal de ar que entra no motor do veículo para a respetiva combustão.

Ao primeiro sinal de problemas (maior consumo de combustível e diminuição da potência do motor), procure a ajuda de técnicos especializados. A troca desta peça é fundamental para o correto desempenho do motor e pode ser feita rapidamente e de forma económica (conte gastar entre 10 a 40 euros para trocar o filtro de ar).

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp