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Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
02 Jun, 2020 - 16:42

Filtro de ar: o que é e para que serve?

Afonso Aguiar

O filtro de ar é uma peça fundamental para o correto funcionamento do motor. Saiba mais sobre este componente e quando o deve trocar.

Mudar o filtro de ar

O carro é composto por centenas de peças e componentes que, em conjunto, permitem-no trabalhar na perfeição. Assim como o corpo humano, qualquer anomalia colocará em causa o correto funcionamento do carro. É o caso do filtro de ar, que é apenas mais um dos componentes que permite garantir a boa “saúde” do seu veículo.

Fazendo uma analogia com o corpo humano, se este filtro fosse uma parte do nosso corpo corresponderia aos “pelos nasais”. Neste caso, o filtro de ar é quase os pelos nasais de um carro. Apesar de ser uma peça que raras vezes vemos, e de até ser bastante barata, o seu mau funcionamento poderá trazer graves consequências.

Afinal de contas, o que é o filtro de ar de um carro?

Filtro de ar

O filtro de ar encontra-se presente em todos os motores de qualquer veículo. Composto por um tipo de papel diferenciado ou malha de aço, faz parte do sistema de admissão de um automóvel. O seu propósito é impedir que as partículas de pó entrem na câmara de combustão.

Uma vez danificada ou entupida, esta peça deixa de funcionar corretamente, originando alguns problemas. Primeiro, a não retenção das partículas de pó pode rachar as paredes dos cilindros e os pitões, o que provocaria a deterioração do motor.

Consequentemente, o motor pode começar a ter dificuldades ao arrancar, perde potência, tem falhas no seu funcionamento. Outras das possíveis consequências é o aumento do consumo do combustível.

Quando é necessário mudar o filtro de ar?

Filtros de ar

Apesar de haver formas de se verificar se o filtro de ar está danificado ou entupido, é impossível precisar a vida útil do mesmo. Depende do seu tipo e das condições com que se circula. A título de exemplo, zonas mais secas e locais com caminhos de terra acabam por sujar o filtro mais depressa.

No entanto, especialistas recomendam a substituição de filtros standard a cada mudança de óleo ou a cada 10 000/15 000 quilómetros de circulação. Já os filtros de ar de elevado desempenho têm uma vida útil mais longa e devem ser substituídos ao fim de 35 000/50 000 quilómetros de uso.

Porém, isso não significa que não possa fazer a sua própria inspeção para verificar se o filtro de ar necessita ser substituído, principalmente se o automóvel tiver os seguintes sintomas:

  • Aumento dos consumos de combustível;
  • Perda de potência do motor;
  • dificuldades ao arrancar
  • Emissão de gases escuros e opacos do tubo de escape.

Caso note algum destes sintomas, abra o capô do automóvel, procure uma peça semelhante à da imagem e verifique se o mesmo apresenta uma cor cinza-escura, sujidade, pó, danos no elemento de filtragem e deformação da carcaça. Esses são sinais de danificação ou saturação do mesmo.

Posso limpar o filtro de ar?

Os especialistas não recomendam limpezas caseiras, já que conseguirá apenas retirar as partículas de pó que permanecem soltas, e não as partículas que ficam retidas na fibra de papel.

Assim sendo, qualquer limpeza caseira superficial não tem qualquer tipo de efeitos no correto desempenho deste componente.

Não se esqueça que o filtro de ar é uma peça fundamental para o seu carro já que filtra qualquer tipo de impurezas sem afetar o caudal de ar que entra no motor do veículo para a respetiva combustão.

Ao primeiro sinal de problemas (maior consumo de combustível e diminuição da potência do motor), procure a ajuda de técnicos especializados. A troca desta peça é fundamental para o correto desempenho do motor e pode ser feita rapidamente e de forma económica (conte gastar entre 10 a 40 euros para trocar o filtro de ar).

Como trocar o filtro de ar?

Os especialistas indicam ser preferível fazer a troca junto de uma oficina. Porém, caso pretenda ser o mesmo a fazer tem de seguir os seguintes passos:

  1. Desapertar a braçadeira de fixação da mangueira;
  2. Libertar os anéis de retenção ou desapertar os parafusos da carcaça do filtro e retirá-la.
  3. Depois, precisa de retirar o componente anómalo da carcaça e instalar um painel novo ou o filtro de ar do motor redondo, de acordo com o tipo de componente que se adeque para o modelo preciso de carro.
  4. Colocar o novo modelo, certificando-se que adere firmemente ao vedante elástico da carcaça do filtro, e fixá-lo.

De notar que os especialistas recomendam que efetue a substituição do filtro de ar secundário, do filtro de ar do compressor em simultâneo com o filtro de ar do motor.

Se precisa trocar o filtro de ar, pode consultar o valor da peça em autopecas-online.pt

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