Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
David Afonso
David Afonso
26 Out, 2020 - 16:00

7 dicas para evitar o sobreaquecimento do motor do carro

David Afonso

O sobreaquecimento do motor de um automóvel pode gerar vários problemas graves e causar até acidentes. Descubra como agir e prevenir esta situação.

Luz de motor

Há alguns cuidados que deve ter em conta para manter o sistema de arrefecimento do carro a funcionar em pleno e, assim, evitar o sobreaquecimento do motor. Estas medidas, por mais banais que pareçam, podem “salvar” o motor do sobreaquecimento ou mesmo evitar danos irreparáveis no veículo.

Para que se possa previnir, elaborámos uma lista das causas prováveis que podem levar ao sobreaquecimento do motor. Deve estar sempre atento a todos os componentes que apontamos e proceder à sua troca caso note algum defeito.

Ao fazê-lo, além de poupar nalguns gastos inesperados, estará a zelar pela segurança dos ocupantes do carro.

O que pode causar o sobreaquecimento do motor

Motor

Se o motor do seu carro estiver em sobreaquecimento, por vezes, pode ser um sério problema. Contudo, e em primeiro lugar, mantenha a calma.

Esta situação, como referimos em cima, é bastante comum. Pode ser devido a problemas no radiador, o sistema de refrigeração não estar a funcionar corretamente, a bomba de água danificada ou até por causa de termostato com defeito.

No final, uma coisa é certa: se estiver a conduzir e o medidor de temperatura estiver a dar sinal, o melhor mesmo é encostar e lidar com isso imediatamente, em vez de arriscar outros gastos mais tarde.

Vejamos então com mais detalhes os principais sinais que levam ao sobreaquecimento do carro.

1. Fuga no sistema de refrigeração

Uma fuga no sistema de refrigeração pode ser perfeitamente uma das possíveis causas de um sobreaquecimento. O líquido de refrigeração, conhecido como anticongelante, começa a sair pelo furo e cria um espaço para a entrada de ar. Depois, é leis de física. Forma-se uma bolha de ar, que ocupa a parte do sistema, e o líquido não consegue chegar até ao motor.

2. Líquido de refrigeração “congelado”

Em climas frios, este é um problema bastante comum para os carros, especialmente em locais onde a temperatura cai abaixo de zero. Se o anticongelante não puder fluir através do radiador, o calor não se vai dispersar de forma correta.

O que só por si, já vai originar sobreaquecimento do motor e poderá ainda danificará o próprio radiador.

3. “Objetos estranhos” no Liquido de Refrigeração

O liquido de refrigeração pode ser mesmo um problema. Às vezes, um termostato defeituoso, um depósito mineral por uma condução em terremos arenosos ou um objeto estranho pode impedir que o líquido circule através do radiador para dispersar o calor.

4. Nível de óleo

óleo

O próprio óleo do carro ajuda no processo ao arrefecimento do motor e evita o acumular de calor excessivo. Em termos mecânicos, o combustível remove 75% a 80% do calor não utilizado no motor, mantendo também várias partes adequadamente lubrificadas, reduzindo o atrito e evitando o sobreaquecimento. Por isso, mantenha-se atento ao

5. Bomba de água danificada

Este é talvez um dos motivos mais frequentes para o sobreaquecimento do motor. É um componente que participa ativamente da manutenção da circulação do líquido de refrigeração.

Com o passar do tempo, pode acusar desgaste e os seus componentes não funcionarem como deviam.

6. Termostato avariado

O termostato regula a temperatura do motor. Por outras palavras, se estiver avariado restringe o fluxo do líquido de refrigeração. O pior que pode acontecer é quando o termóstato deixa de funcionar ou não é aberto no momento apropriado, o fluxo líquido de refrigeraçãoo é bloqueado e não consegue circular no próprio motor.

7. Junta da cabeça queimada

Em termos práticos separa o óleo que lubrifica o motor da água que o arrefece, impedindo que se misturem. Funciona como um retentor de água para evitar que esta saia para fora do motor e que entre para o circuito de lubrificação.

Identificados os sinais, e antes de avançarmos sobre como evitar o sobreaquecimento do carro, conheça as suas consequências.

Quais as consequências do sobreaquecimento do carro?

carro autocombustão

Há alguns cuidados que deve ter em conta para manter o sistema de arrefecimento do carro a funcionar em pleno e, assim, evitar o sobreaquecimento do motor.

Estas medidas, por mais banais que pareçam, podem “salvar” o motor do sobreaquecimento ou mesmo evitar danos irreparáveis no veículo.

Danos esses que, para além das consequências dos sinais que identificámos em cima, podem ser:

  • Gastos em reparações – Consoante os danos e do próprio veículo a conta final pode variar. Por norma, esta “brincadeira” não fica nada barata. Tanto pode ser 500€ como 1500€.
  • Condução condicionada – Como dissemos em cima, mal veja o sinal a pender mais para o vermelho, pare imediatamente o seu carro. Pode causar um acidente e condicionar a circulação dos outros utentes da via.
  • Emissões poluentes e poluição sonora – Se pensarmos numa pequena escala, o sobreaquecimento do carro pode parecer uma coisa pequena para o ambiente, mas a verdade é naquele espaço de tempo está a puxar ainda mais pelo carro em si.
  • Comodidade e conforto – quem é que deseja ficar sem carro?

Com efeito, para saber como evita o sobreaquecimento do carro, basta que adote e siga os comportamentos certos.

Dicas sobre como evitar o sobreaquecimento do carro

Como já deve ter reparado, depois de saber identificar os sinais para tal comportamento, fica ainda mais fácil agir sobre eles. Assim, os nossos conselhos são:

  • Atenção ao sistema de refrigeração
  • Controlar o nível de óleo do motor
  • Verificar o Radiador pontualmente
  • Regular o Termostato
  • Manter a Bomba de água em perfeitas condições

Se estiver a conduzir e quer agir imediatamente porque detetou sinais de autocombustão deve parar e encostar o carro.

De seguida, desligar qualquer tipo de ação (ar condicionado, por exemplo), sair do carro e abrir o capô.

Depois, examinar toda a estrutura e procurar eventuais fugas nos componentes em cima indicados. Se vir que tem dificuldades e não encontra o problema, contacte a assistência para o auxiliar.

E, finalmente, NUNCA tente realizar qualquer tipo de comportamento enquanto o motor estiver quente. Isso pode resultar em queimaduras e problemas de maior gravidade.

Veja também