Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
25 Set, 2020 - 09:15

1.9 TDI: os motores amados para fazer modificações. Qual a razão?

André Freitas

Os motores 1.9 TDI são adorados por todos, desde o condutor do quotidiano ao adepto do tunning. Mas porque razão são estes blocos tão idolatrados?

motor volkswagen

Os motores 1.9 TDI foram talvez dos blocos mais populares da indústria automóvel e são hoje em dia bastantes utilizados e adorados pelos adeptos das modificações de carros, geralmente, conhecidos como “tunning”.

Não é de todo uma situação surpreendente. Aliás, mesmo para os utilizadores “comuns” estes motores são excelentes.

São várias as razões pelas quais os tunning e outros condutores preterem os motores a gasolina, preferenciando assim os motores diesel, e apesar de existir uma vasta oferta, os 1.9 TDI costumam ser o “alvo” preferencial.

Mas, o que têm estes motores de tão especial para serem “adorados”, e porque razão se diz “já não se fazem motores como este?”

7 Razões para adorar os motores 1.9 TDI do grupo VAG

motor volkswagen
Motor Volkswagen de 4 cilindros

1. São blocos diesel

Uma das razões para os “tunning” utilizarem este tipo de motor é o combustível por ele utilizado.

Como sabe, estes motores recorrem ao gasóleo em vez da gasolina. Isto por si só já é uma vantagem, uma vez que o custo do gasóleo é inferior ao da gasolina.

Esta vantagem ainda se torna maior, sobretudo quando percorre grandes distâncias com o seu carro, ou quando tem em conta que ainda existe uma diferença de aproximadamente 15 cêntimos por litro entre os dois tipos de combustível.

2. Eficientes

Devido à forma como são construídos, estes motores são conhecidos por ser bastantes eficientes. 

Os motores 1.9 TDI são capazes de apresentar excelentes performances com consumos de combustível muito reduzidos, até mesmo quando comparados com blocos de potências equivalentes nos dias de hoje.

3. Custos com impostos

Com a evolução dos motores TDI e do seu funcionamento, não foram só os consumos de combustível que baixaram. A poluição por eles causada também se tornou inferior, uma vez que as emissões também foram reduzidas.

Com esta redução, os impostos sobre esta componente são inferiores para estes motores, quando comparado com outros mais poluentes. 

4. Fiabilidade

Os motores 1.9 TDI destacam-se pela boa economia de combustível e elevada eficiência, no entanto, há outra razão pela qual estes motores são tão procurados, e talvez seja a principal: a fiabilidade.

A fiabilidade destes motores é conhecida por quase todos, ou mesmo todos, os interessados no mundo automóvel. Por essa razão, eles são utilizados em veículos de marcas como Volkswagen, Audi, Skoda e Seat.

5. Potentes q.b. de origem

Como estes são motores com blocos grandes, ou seja, com capacidade de 1.9 litros, são motores que debitavam, por norma, mais de 100 cavalos de origem.

É certo que nem todos procuram carros potentes, mas se puder juntar um carro potente, robusto, económico e fiável não iria ficar mais satisfeito?

6. Custo do carro

Geralmente, o custo de aquisição de um carro com este motor não é muito elevado. Claro que tudo depende do seu orçamento e da marca que optar por comprar. 

É óbvio que se procurar carros de marcas mais caras e premium, tal como a Audi, o preço tende a aumentar.

Mas, uma rápida pesquisa na internet e poderá ver que há uma vasta oferta de carros equipados com estes motores e a preços bastante razoáveis.

Mais uma razão que justifica a elevada procura por carros com estes motores, tanto pelos tunnings, como pelos restantes “condutores”.

7. Reprogramável

Esta é uma das características que os adeptos do tunnings mais apreciam neste motor: a capacidade de o “reprogramar”.

A reprogramação tem como objetivo principal aumentar a potência que o motor consegue gerar. Quanto maior a potência, maior será a sua performance.

Em muitos casos, para além do aumento de potência, também se pretender reduzir o consumo de combustível.

Esta redução do consumo de combustível é sustentada pelo facto do carro não ter de realizar um esforço tão grande quando circula. Ou seja, como o carro tem mais potência, ele não vai precisar de se “esforçar” tanto, logo o consumo é reduzido.

Estes blocos têm a fama de serem bastante fiáveis, até mesmo quando “apertados” ao máximo, sendo fácil registar carros com potências superiores a 200 cavalos e que mantém a sua fiabilidade intacta.

Em suma, estes motores representam uma excelente relação de qualidade/preço. São motores fiáveis, robustos e que garantem uma boa performance. Ou seja, têm o melhor, não dos dois, mas de todos os mundos.

Longa vida aos 1.9 TDI!

Veja também