Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marvin Tortas
Marvin Tortas
23 Set, 2020 - 16:57

Tesla Model S Plaid: 3 motores e mais de 1.100 cavalos de potência

Marvin Tortas

O Tesla mais rápido e mais potente de sempre chegará em 2022 e promete 837 quilómetros de autonomia. Mais do que Ludicrous, o Model S é agora Plaid.

Tesla Model S

Depois de alguns meses em testes no mítico circuito de Nurburgring, a Tesla finalmente deu a conhecer ao mundo o resultado do seu trabalho: o Tesla Model S Plaid.

Depois do seu lançamento em 2012 e de um subtil facelift em 2016, a construtora norte-americana anunciou agora a chegada da 3ª geração deste modelo para finais de 2021.

Apresentado por Elon Musk (fundador e CEO da Tesla) durante o seu evento “Battery Day”, a Tesla afirma que este será o carro de produção mais potente e mais rápido do mundo.

Tesla Model S Plaid: um supercarro familiar com 1.100 cavalos

O Tesla Model S Plaid terá aproximadamente 1.100 cavalos de potência. Valores que lhe permitirão cumprir a aceleração dos 0 aos 100km/h em menos de 2 segundos e atingir 322km/h de velocidade máxima (a mítica barreira das 200mph), conseguindo completar o 1/4 de milha em menos de 9 segundos. Valores apenas ao alcance de alguns dos hipercarros mais exclusivos do planeta.

A grande maioria das características do novo Tesla Model S Plaid continua envolta em secretismo, como é habitual, mas Elon Musk deu desde já a conhecer qual será a autonomia deste novo Model S: 837 quilómetros! Um valor que permitirá aos proprietários ir rápido, mas também longe.

A outra característica deste Tesla Model S Plaid que se sabe, para já, é a utilização de um terceiro motor. Além de um motor para cada eixo, o terceiro motor servirá para vetorizar de potência (Torq vectoring). Isto permitirá enviar mais potência às rodas com maior tração e aderência, garantindo assim uma melhor performance e maior estabilidade em curva.

A estética final tampouco foi revelada, mas no vídeo divulgado pela Tesla no circuito de Laguna Seca, onde o Tesla Model S Plaid conseguiu completar uma volta cronometrada em 1min 30,3, podemos observar que este “novo” automóvel contará com alguns apêndices aerodinâmicos. Cruciais para conseguir tais performances, mas acessórios para quem não aprecia automóveis de cariz tão desportivo.

O Tesla Model S Plaid já pode ser encomendado através do site da construtora. O preço apresentado é de 140.990€. No entanto, este é o valor referente ao mercado norte-americano. Na Europa, o valor deverá ser ligeiramente superior, podendo ascender aos 160 000€.

As primeiras encomendas deverão ser entregues já no final de 2021.

Veja também