David Afonso
David Afonso
26 Jul, 2019 - 03:30
Será que os Tesla são seguros? Saiba o que dizem os testes de segurança.

Será que os Tesla são seguros? Saiba o que dizem os testes de segurança.

David Afonso

Os mais recentes testes do Euro NCAP trouxeram-nos a tão ansiada análise ao Model 3 da Tesla. Quer saber se os Tesla são carros seguros? Descubra.

O artigo continua após o anúncio

Finalmente um modelo Tesla foi posto à prova no espaço europeu nos “famosos” testes da Euro NCAP e os resultados não deixaram de ser surpreendentes. Não por ser Tesla, mas sim por sim ser um modelo elétrico e americano (Por norma, modelos americanos não passam nos testes europeus). Mas então, como é que se saiu o Model 3 nos testes da Euro NCAP? Os Tesla são seguros? É isso que vamos descobrir no artigo de hoje.

Antes de respondermos a estas duas questões, vamos falar um pouco sobre os testes do Euro NCAP.

Serão os Tesla carros seguros?

Tesla Model X

Fonte: Tesla

Origem: European New Car Assessment Programme (Euro NCAP)

Desde que se desenvolveram veículos para transporte de pessoas e mercadorias, um dos aspetos que sempre se procurou aprimorar foi a segurança. Com o avançar dos anos e com os diferentes modelos lançados pelas marcas automóveis, foi necessário criar uma entidade que ficasse encarregue dos testes de segurança a estes mesmos modelos. Foi assim que, em 1997, surgiu a European New Car Assessment Programme (Euro NCAP).

Qual é a função dos testes Euro NCAP?

A sua função é a de promover e comprovar a segurança passiva dos automóveis vendidos na Europa, através de testes de segurança. Por outro lado, as marcas automóveis podem utilizar os resultados destes testes para melhorar a segurança dos modelos que irão lança no futuro. De certa forma, os testes Euro NCAP são a validação do trabalho das marcas ao nível da segurança.

Quais são os testes realizados pela Euro NCAP?

  • Teste de impacto lateral e frontal
  • Teste de impacto frontal contra uma barreira móvel
  • Teste de impacto lateral contra um poste
  • Travagem autónoma de emergência
  • Teste de chicote cervical – pancada traseira para perceber os danos na coluna cervical
  • Testes de proteção a crianças
  • Teste de proteção a peões

De 0 a 5 estrelas são classificados em categorias, e no fim, depois da soma de cada um, obtêm uma pontuação final que define ou não a sua aprovação pela Euro NCAP. De certa forma, estes testes são a porta para definir o nível de segurança de cada modelo que “os enfrenta”.

Agora que fizemos este enquadramento, voltemos às duas questões que deixámos no primeiro parágrafo: como é que se saiu o Model 3 nos testes da Euro NCAP? Os Tesla são seguros?

tesla

Fonte: Tesla

O artigo continua após o anúncio

A resposta é um duplo sim! O Tesla Model 3 teve uma performance irrepreensível em todos os testes realizados. Na proteção de adultos a bordo, incluindo o condutor, o Model 3 alcançou 96% de eficácia, atingindo ainda a pontuação de 86% com crianças a bordo. Já no que toca à assistência à segurança e condução, obteve uma pontuação de 94%, e na proteção dos peões em caso de embate, obteve 74% de pontuação.

Os testes fizeram mesmo com que a European New Car Assessment Programme (Euro NCAP) destacasse o seguinte:

“O Tesla Model 3 fez uma estreia insuperável com uma pontuação perfeita no teste de colisão frontal com uma barreira deformável, um dos testes mais importantes de avaliação da Euro NCAP desde a sua criação em 1997. Por sua vez, a pontuação de 94% do Model 3 em 2019 testes de Assistência à Segurança e condução é a melhor no mais recente protocolo da Euro NCAP.”

Após este destaque, reforçamos claramente o nosso sim à segunda pergunta. Sim, os Tesla são seguros. Se alguma dúvida existisse, os testes Euro NCAP, vieram confirmar a segurança da marca de Elon Musk. E mais, em comparação com modelos com a mesma potência, casos do BMW Série 3 e Mercedes Classe C, a vitória também é surpreendente. Uma vez que, e face à inexperiência do fabricante, os resultados deveriam ter sido mais equilibrados. Ora vejamos:

. BMW Série 3 (testado em 2012) – O BMW perde ao conseguir 92% nos adultos (contra 96% do Model 3), 84% nas crianças (contra 86%) e 86% nas ajudas à segurança (contra 94%). Mas consegue 78% na proteção de peões, contra 74% do Model 3.

. Mercedes Classe C (Testado em 2014)Na proteção de adultos, o Mercedes ficou-se pelos 92% (contra 96% do Model 3) e na categoria crianças a bordo conseguiu 84% (contra 86%). E, nos testes de Assistência à Segurança, atingiu apenas 70% (contra 94%), ‘Mas’ na proteção aos peões (77% em vez de 74% do Model 3).

Por último, quem não se deve espantar com estes resultados, são os próprios norte-americanos e a entidade congénere da European New Car Assessment Programme (Euro NCAP), a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA). Isto porque, a NHTSA já tinha testado em 2018 o Model 3, e na altura os resultados foram…cinco estrelas no resultado global – o máximo que podia ser atribuído.

Mais uma vez dizemos, os resultados falam por si, os Tesla são seguros. E para os mais curiosos, deixamos a análise completa dos testes da Euro NCAP, bem como o vídeo dos testes realizados.

O artigo continua após o anúncio

Testes Euro NCAP – Tesla Model 3 – 2019

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp