Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
09 Fev, 2023 - 12:33

Alfa Romeo Tonale: classe italiana num SUV de eleição

Valdemar Jorge

O Alfa Romeo Tonale é a mais recente proposta da marca italiana. Um SUV avançado e o primeiro com certificação digital NFT.

Alfa Romeo Tonale vermelho

A Alfa Romeo demorou mas chegou na altura certa com uma proposta completa no que diz respeito a motorizações. Aposta decisivamente na hibridização, no conforto e exclusividade. Falamos do Tonale, o novo SUV italiano a que não falta motorização híbrida “plug-in” com 280 cv e tração às quatro rodas.

É o primeiro automóvel, de um fabricante, a receber certificado digital NFT. Trata-se de tecnologia que se baseia no conceito de “cartão blockchain”, um registo confidencial e não modificável das principais fases do ciclo de vida de um veículo individual.

Com este certificado a Alfa Romeo mantém intocável o ADN dos seus automóveis.

Uma mais valia quer no momento de aquisição, quer na altura de troca, ao guardar toda a informação/histórico da utilização do automóvel.

SUV Tonale: tipicamente Alfa Romeo

O Alfa Romeo Tonale apresenta-se como um Stelvio mais pequeno. O SUV compacto mede 4,53 metros, 1,84 metros de largura e 1,60 metros de altura e posiciona-se no segmento C, onde a concorrência é aguerrida.

Audi Q3, BMW X1 e BMW X3, Mercedes GLA e GLC, Volvo XC40 e Cupra Formentor são apenas alguns dos modelos com que o Tonale tem de lidar.

Não será, por ventura fácil, mas a proposta Alfa Romeo tem uma palavra a dizer neste conturbado segmento que todos os dias cresce em vendas e chegada de novas propostas.

O Tonale é o que se pode dizer um SUV tipicamente Alfa Romeo. E argumentos não faltam. Vejamos.

A secção frontal é dominada pelo grande scudetto (ao centro) ladeado pelos triplos faróis (três à direita e três à esquerda) e amplas entradas de ar no para-choques.

Já na seção traseira uma barra luminosa a toda a largura da porta da bagageira é a assinatura distintiva do Tonale. Ao centro, de novo o símbolo da marca italiana a “quebrar” a linearidade luminescente.

As linhas exteriores são musculadas passando uma mensagem de robustez, enquanto a linha descendente do tejadilho em direção à traseira acentua o temperamento do Tonale, aproximando-o da linha coupé, tão característica da marca italiana.

Habitáculo: tecnologia, conforto e espaço

As características exteriores do Tonale prolongam-se no habitáculo de linhas modernas e tecnologicamente avançado.

Espaço para até 5 passageiros viajarem com o máximo conforto num SUV dinâmico, com acentuado cunho desportivo, sublinhado pelos apontamentos em alumínio e pelos revestimentos em pele e Alcântara.

O painel de instrumentos é constituído por ecrã de 12,3 polegadas, enquanto que no topo da consola central está o ecrã multimédia de 10,25 polegadas com apresentação similar ao de um smartphone. Intuitivo na utilização, o sistema admite conectividade 4G e atualizações via remota.

O SUV recebe o mais moderno conjunto de sistemas de segurança ativa e passiva de apoio ao condutor. Neste capítulo destaca-se por disponibilizar condução semi-autónoma de nível 2.

Alfa Romeo Tonale verde
O Tonale é um pouco mais pequeno que o já famoso Alfa Romeo Stelvio

Motorizações para todos os gostos

Para o Tonale, a Alfa Romeo desenhou uma completa gama de motorizações, não enjeitando até a disponibilidade de motor diesel.

Numa altura em que a eletrificação ganha cada vez mais força (o elétrico da Alfa Romeo está anunciado para 2024), a marca italiana apostou num conjunto de ofertas híbridas, com a mais potente, e assumidamente mais desportiva, a ser a motorização PHEV que equipa o Tonale Plug-in Hybrid Q4.

Trata-se de um motor 1.3 Turbo associado a motor elétrico que debita 136 cv e bateria com capacidade de 15,5 kWh, que garante autonomia em modo EV de 69 km (ciclo combinado). A potência combinada é de 280 cv, com o sprint 0-100 km/h a ser cumprido em 6,2 segundos.

As restantes motorizações são:

  • Mild Hybrid Gasolina – 1.5 HYBRID 130 TCT – com 130 cv e 240 Nm, caixa automática de dupla embraiagem de 7 relações. Tração frontal;
  • Mild Hybrid Gasolina – 1.5 HYBRID 160 TCT – com 160 cv e 240 Nm, caixa automática de dupla embraiagem de 7 relações. Tração frontal;
  • Gasóleo – 1.6 litro de 130 cv, caixa automática de dupla embraiagem de 6 relações. Tração frontal.

Alfa Romeo Tonale: seis versões plenas de adrenalina

Com caraterísticas desportivas, mas também de conforto e qualidade intrínsecas à marca italiana, o SUV Tonale está disponível em seis versões: Super, Sprint, TI, Veloce e Edizione Speciale, com preços balizados entre os 38.300 euros da versão de entrada e os 47.800 da versão Veloce.

A Edizione Speciale, com dotação de equipamento muito completa, está disponível a partir dos 39.145 euros. (Os preços indicados não incluem IUC e despesas de transporte e legalização).

Uma palete de cor com seis tons diferentes está disponível para abrilhantar a estética do Tonale. São elas o Azul Misano, Branco Alfa, Cinzento Vesúvio, Preto Solid, Verde Montreal e Vermelho Alfa. Estas podem ser combinadas com 3 diferentes jantes em liga leve de 20 polegadas em Cinzento Graphite.

O modelo que marca a entrada da Alfa Romeo no mundo dos automóveis eletrificados apresenta um conjunto de soluções que têm como objetivo sublimar o seu ADN e, ao mesmo tempo, proporcionar ao utilizador “uma autêntica experiência híbrida em nome do desempenho de topo e da elevada eficiência”.

Deste modo o Alfa Romeo Tonale carateriza-se por:

  • Arranque silencioso, com ligação do veículo a fazer-se somente com utilização do motor elétrico;
  • Recuperação de energia, graças à travagem regenerativa e ao ecoasting. O Tonale Hybrid é capaz de recarregar em movimento, eliminando a utilização de um cabo de carregamento;
  • E-Boosting. Aumenta a rotação das rodas através do motor elétrico que funciona ao mesmo tempo que o motor de combustão. A rotação adicionada pelo motor elétrico, durante a condução ou travagem, pode ser calibrada para ajudar a otimizar a eficiência do motor de combustão; – Transmissão elétrica – permite condução a baixa velocidade com o motor de combustão desligado. Utilização apenas do motor elétrico.
Ferrari Purosangue de Cristiano Ronaldo
Veja também Ferrari Purosangue: conheça a nova bomba de Cristiano Ronaldo

Motor Híbrido VGT 160 cv e do Híbrido Plug-in 280 cv

A Alfa Romeo, marca associada a mecânicas de eleição e a feitos desportivos, para manter o ADN que se lhe conhece repensou o funcionamento dos motores híbridos. Só assim garantiu que potência, desempenho, eficiência dinâmica e prazer de condução estariam presentes no Tonale.

Deste modo uma das novidades assenta no motor VGT Híbrido de 160 cv (Turbo de geometria variável), com tração às rodas dianteiras e nova tecnologia híbrida.

Segundo a marca italiana o turbocompressor de geometria variável, acoplado à transmissão de dupla embraiagem TCT de 7 velocidades e ao motor elétrico de 48 volts 15 kW, 55 Nm “P2”, “torna possível que o motor a gasolina de 1,5 litros impulsione as rodas mesmo quando o motor a combustão interna é desligado”.

Este tipo de transmissão “permite arrancar e viajar em modo elétrico a baixas velocidades, em estacionamento e cruzeiro, garantindo o desempenho típico de um motor a gasolina mas com consumo” baixo, equiparável ao de um bloco a diesel.

Outra das vantagens para o utilizador é o fornecimento de potência de forma linear e uma aceleração brilhante elevando o prazer de condução do SUV.

Versão mais potente

Por outro lado, o Híbrido Plug-in Q4 de 280 cv é a versão mais potente em termos de desempenho e nível de eletrificação.

O sistema híbrido junta um motor a gasolina MultiAir turbo de 1.3 litros (tração às rodas dianteiras), com um motor elétrico (tração às rodas traseiras). O sistema está apoiado numa bateria de 15,5 kWh e fornece uma potência combinada de 280 cv.

O Alfa Romeo Tonale Híbrido Plug-in está equipado ainda com o sistema Q4 AWD para superior controlo e prazer de condução, ao mesmo tempo que é um SUV mais eficiente da sua classe, com um alcance em modo elétrico de 82 km (ciclo urbano) e de 69 km (ciclo combinado).

Uma carga completa da bateria demora 2,5 horas, com carregador rápido de 7.4 kW.

Nota final para destacar os mais de 600 km de autonomia total que a Alfa Romeo anuncia para o SUV Tonale, numa altura em que divulgou ainda que será “a marca mais rápida na transição de automóveis zero eletrificados (…), para toda uma gama com emissões zero, 2027”.

Veja também