Ana Graça
Ana Graça
01 Ago, 2018 - 11:00
10 alimentos para controlar ansiedade: conheça-os!

10 alimentos para controlar ansiedade: conheça-os!

Ana Graça

Uma boa alimentação é fundamental para a saúde e os alimentos para controlar ansiedade podem quase funcionar como verdadeiros calmantes. Saiba mais!

O artigo continua após o anúncio

A adoção de um estilo de vida saudável é essencial para combater a ansiedade. Uma alimentação correta é de suma importância para a prevenção da ansiedade e para o alívio dos seus sintomas. Procure incluir na sua dieta estes alimentos para controlar ansiedade.

Compreender a ansiedade

A ansiedade é um estado emocional universal útil para a proteção e preservação da espécie. Sentimos ansiedade quando avaliamos uma situação como perigosa ou ameaçadora. Perante a avaliação que fazemos da situação, mobilizamos todos os recursos físicos e psicológicos para a enfrentar.

Quando a sua intensidade é moderada, estamos perante uma reação natural e benéfica. Quando a ansiedade é excessivamente intensa estamos perante uma situação patológica que pode interferir em todos os aspetos da vida diária.

Alimentação como forma de regulação emocional

Existem pessoas que, quando se encontram em situações de elevado stress ou ansiedade, recorrem à comida de modo a compensar o seu estado emocional, ou seja, utilizam a comida como forma de lidar com as emoções. Muitas pessoas comem em excesso com o objetivo de serem capazes de lidar com o seu estado de ansiedade, humor depressivo, raiva, entre outras emoções negativas.

O ato de comer é uma tentativa de melhorar ou estabilizar o humor através da comida, daí que estas pessoas recorram à comida quando se sentem mais ansiosas. Estas pessoas consideram que alguns alimentos apresentam propriedades reparadoras ou que melhoram o humor, independentemente do seu conteúdo nutricional.

As emoções alteram a escolha dos alimentos, pois levam a que a pessoa deseje alimentos altamente energéticos e calóricos. Estas pessoas tendem a escolher os alimentos que, por norma, são considerados alimentos proibidos na sua alimentação, estando mais propensas a comer em demasia. No entanto, recorrer à alimentação como forma de regulação emocional nem sempre está associada à alimentação em excesso. Há pessoas que perante emoções intensas optam pela restrição alimentar como forma de regularem as suas emoções.

A comida, para além da função básica de acalmar a fome, parece realmente ter a capacidade de ajudar a alivar o stress emocional. Há nutrientes e alimentos que ajudam a combater a ansiedade, da mesma forma que há substâncias a evitar, como a cafeína, as bebidas alcoólicas e os conservantes. Em vez de utilizar erradamente a alimentação como forma de regulação emocional, importa conhecer e introduzir na dieta alimentos para controlar ansiedade.

use os alimentos para controlar ansiedade

10 alimentos para controlar ansiedade

Se sofre de ansiedade, deixe de lado os alimentos de conforto carregados de açúcar e gordura e inclua na sua alimentação estes alimentos para controlar ansiedade:

O artigo continua após o anúncio

1) Chocolate: o chocolate negro tem uma quantidade de antioxidantes que contribuem para diminuição do stress. Ingerir pequenas porções de chocolate negro, de forma consistente, parece ajudar a reduzir as hormonas relacionadas com o stress;

2) Morangos, framboesas e amoras: frutos ricos em vitamina C, útil no combate ao stress. Ricos em antioxidantes, são capazes de reforçar o sistema imunitário e as defesas do organismo;

3) Citrinos: também por serem ricos em vitamina C, contribuem para a diminuição do cortisol (hormona associada ao stress). O abacaxi, a laranja, o limão e o kiwi, são exemplos de citrinos que deve consumir;

4) Peixes gordos: é o facto de estes peixes serem ricos em ácidos gordos ómega-3 que faz com que sejam importantes na diminuição da ansiedade e dos sintomas de depressão. São exemplos de peixes ricos em ácidos gordos ómega-3 o salmão, o atum e a sardinha;

alimentos para ansiedade

5) Oleaginosas: também por serem ricas em gorduras boas, como as gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, estão recomendadas as frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs) e algumas sementes (linhaça, girassol);

6) Chá verde: rico em aminoácidos, nomeadamente a L-teanina, potencia os estados de maior tranquilidade;

7) Banana: rica em triptofano, aminoácido essencial que promove a produção de serotonina, originando uma melhoria no humor e uma maior sensação de bem-estar;

8) Laticínios: também os laticínios são ricos em triptofano, que contribui para um organismo mais relaxado;

O artigo continua após o anúncio

9) Espinafres e espargos: ricos em ácido fólico, ajudam a eliminar resíduos químicos oxidantes originados pelo stress;

10) Aveia: hidratos de carbono complexos, ricos em fibras, que mantêm os níveis de açúcar no sangue estáveis ao mesmo tempo que fornecem energia e ajudam a regular o stress.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp