Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
18 Out, 2016 - 10:27

Conheça 6 alimentos ricos em proteína

Helena Peixoto

Conheça alguns dos alimentos ricos em proteína que podem contribuir para uma melhoria do seu bem estar.

Conheça 6 alimentos ricos em proteína

{%%affiliation_html_849%%}

A proteína é um elemento essencial para o bem estar do nosso organismo. Além de ser um excelente aliado na perda de peso e na promoção de um estilo de vida saúdável, as proteínas têm grande responsabilidade na construção e manutenção do músculo.

A Dose Diária Recomendada de ingestão de proteína é de 0,8 gramas por cada quilo de peso corporal. Isto aplica-se em adultos com vida relativamente sedentária. Nos casos dos bebés e das crianças, o valor duplica ou triplica.

Existem uma série de alimentos ricos em proteína que auxiliam na obtenção da dose diária recomendada e que, além disso, vão contribuir para uma alimentação balanceada e nutritiva.


6 alimentos ricos em proteína


Frango

placeholder-1x1

O frango é sempre uma excelente opção, não só pelos seus excelentes níveis de proteína, mas porque integram o leque de opções para uma dieta equilibrada e rica em oas propriedades.

Introduzida frango na sua dieta semanal, pelo menos umas três vezes, e opte por cozinhá-lo a vapor, cozido ou grelhado. Evite os fritos e, claro está, os molhos.

Ovo

placeholder-1x1

O ovo é outro exemplo de alguns dos alimentos ricos em proteína. Além de conterem muita vitamina B12, responsável pela redução dos níveis de gordura, a proteína é dos elementos rei neste alimento.

No entanto, deve consumi-lo sobretudo cozido para que o colesterol não acabe por pagar a fatura, sobretudo a gema, com a qual deve ter especial cuidado.

Salmão

placeholder-1x1

O salmão é dos peixes mais ricos em gorduras saudáveis que pode comer. Ele é também um dos alimentos mais ricos em proteína, atingindo 21,62g de proteína em cada 100gr de alimento.

Além disso, é muito rico em ómega 3, responsável pela recuperação muscular. Opte por uma boa posta de salmão após um bom treino no ginásio.

Tofu

placeholder-1x1

Com 8,1gr der proteína em cada 100gr de tofu, o tofu é outro dos alimentos ricos em proteína. Muito utilizado na dieta vegetariana, ele não é exclusivo da mesma.

Arrisque nos sabores e faça diferentes esperiências com diferentes especiarias – a vantagem do tofu é que ele ganha o sabor que quisermos que ele ganhe!

Manteiga de amendoim

placeholder-1x1

Muito apreciada junto dos desportistas e atletas, a manteiga de amendoim é um excelente aliado quando falamos do consumo de alimentos ricos em proteína.

No entanto, tenha cuidado: não consuma mais de duas colheres de sopa por dia e evite as versões processadas e com conservantes.

Frutos secos

placeholder-1x1

Os frutos secos são outra das melhores opções de snacks saudáveis. Além disso, vai estar a aumentar os seus níveis de proteína! Opte sempre por frutos secos sem sal, ou seja, na sua forma original e não abuse na quantidade… Apesar de muito saudáveis, eles têm um indíce calórico bastante elevado.

Veja também: