Share the post "Trabalha numa empresa com alto Índice de Excelência? Saiba aqui"
Traçar um quadro do clima organizacional no mercado e reconhecer as empresas que mais se destacam na área foi o objectivo da consultora Neves de Almeida | HR Consulting quando, em parceria com a Human Resources Portugal e o INDEG-ISCTE, criou o “Índice da Excelência”.
Os resultados deste estudo, que teve por base as respostas de quase 50 mil profissionais, já foram apresentados. Leroy Merlin, Liberty Seguros, Edotnear – Nearshore Development Technologies e Edotgen Ventures foram algumas das distinguidas.
Índice de Excelência: o que ter em conta
O estudo que distinguiu a excelência das empresas, foi realizado com base num questionário a 46.465 colaboradores, oriundos de 178 entidades. As conclusões obtidas possibilitam determinar quais as empresas que apresentam um melhor clima organizacional e que se destacam como entidades de excelência em Portugal. Ao mesmo tempo, pretende permitir às organizações terem noção do nível de satisfação dos seus colaboradores face a diferentes áreas de atuação e medir o nível de compromisso dos colaboradores.
“Existem alguns sinais que nos fazem acreditar podermos estar a viver um momento de oportunidade para nos podermos posicionar em níveis mais elevados de satisfação, nomeadamente no que à gestão de recursos humanos diz respeito. A primeira edição deste estudo constitui um bom teste para perceber se esses sinais se repercutem de facto em melhores resultados”, defende Pedro Rocha e Silva, partner da Neves de Almeida | HR Consulting.
“O Fator X que identificamos neste estudo difere bastante de organização para organização. Existindo um Fator que é relativamente transversal e que se prende com o Gosto pelo Trabalho que se desenvolve, todos os outros têm uma elevada variação”, sustentou o responsável pela consultora.
Grandes negócios x Pequenos negócios
As conclusões deste estudo mostram que, por norma, quanto maior é a dimensão da empresa, menos positiva é a avaliação que os colaboradores fazem dela. Outro dado a apontar é que a Gestão de Recursos Humanos apresenta os valores mais baixos de satisfação, particularmente no Setor Público (52,2%).
É importante salientar que, para 70% dos colaboradores, melhorar as recompensas pelo trabalho é a iniciativa organizacional mais valorizada. Entre os fatores de retenção mais apontados pelos trabalhadores estão o gosto pelo trabalho (61,7%) e o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional (31,6%) e a relação com os colegas (30,3%).
Os setores que apresentam melhores resultados são: Consultoria e Serviços Profissionais, Tecnologia, Media e Telecomunicações, Saúde e Farmacêuticas.
Conheça os vencedores do Índice de Excelência
Grandes Empresas >1000
1.º Leroy Merlin
2.º Ageas Seguros
3.º Groundforce Portugal
4.º Brisa, Auto-estradas de Portugal
5.º CGI
Grandes Empresas
1.º Liberty Seguros
2.º Grupo Ramos Ferreira
3.º Sport Lisboa e Benfica
4.º Manvia
5.º BOLD International
Médias Empresas
1.º Edotnear – Nearshore Development Technologies
2.º Edge Innovation
3.º Unicombi
4.º Bi4all
5.º Hitachi Consulting
Pequenas Empresas
1.º Edotgen Ventures
2.º Bresimar Automação
3.º DELL
4.º InovaPrime
5.º AISP – Advanced Industry Support Partners
Outros Prémios
População Jovem: Penha Longa Resort
População Feminina: Penha Longa Resort
Compromisso: Penha Longa Resort
Veja também: