Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
18 Mai, 2018 - 10:00

Amnésia(s): saiba o que é e conheça os vários tipos

Ana Graça

Quando a perda de memória afeta o dia a dia pode ser preocupante. A amnésia é uma situação de perturbação da memória que requer acompanhamento especializado.

Amnésia(s): saiba o que é e conheça os vários tipos

A memória é uma função cerebral essencial. É o que nos permite manter a nossa identidade, reconhecer aqueles que amamos, recordar os momentos em que fomos mais felizes e aprender coisas novas. Quando existe uma disfunção da memória podemos estar perante uma situação de amnésia.

O que é a amnésia?

A amnésia está presente quando há uma disfunção ao nível das áreas cerebrais responsáveis pela consolidação de novas informações. De forma simples, é quase como que um sinónimo para perda de memória.

Pode ser permanente ou temporária e pode ser total ou parcial. Pode ter múltiplas causas, nomeadamente: infeções cerebrais; alterações neurobiológicas degenerativas associadas ao envelhecimento; traumatismos cranianos; doenças cerebrovasculares; intoxicação por abuso de drogas e álcool; estados muitos graves de ansiedade, depressão ou stress pós-traumático.

O tratamento depende da causa e do tipo de amnésia. Idealmente, deve ser realizado por uma equipa multidisciplinar, combinando a vertente médica e farmacológica com a vertente psicológica.

A aposta na prevenção, através da adoção de um estilo de vida mais saudável é sempre recomendável: alimentação saudável; prática de exercício físico regular; manter as capacidades cognitivas ativas e estimuladas; evitar comportamentos que possam originar um traumatismo-craniano; evitar o consumo excessivo de álcool e drogas.

amnesia

Alguns dos principais tipos de amnésia

Existem vários tipos de amnésia, diferentes entre si. Existem amnésias temporárias causadas por fortes traumas psicológicos, amnésias graves causadas pelo alcoolismo, entre muitas outras. Vamos aqui detalhar apenas alguns dos tipos mais comuns e importantes.

Amnésia global transitória

É uma perturbação aguda da memória, sem qualquer outra alteração neurológica, cuja causa é desconhecida. Este tipo de patologia é temporária, podendo durar algumas horas. Quem sofre desde tipo de amnésia está recuperado no máximo ao fim de 24 horas. A maioria dos casos surge após os 50 anos de idade.

Pessoas com esta patologia global transitória não conseguem reter informação, repetem sistematicamente as mesmas perguntas, mas mantêm um comportamento aparentemente normal.

Amnésia anterógrada

É aquela em que a pessoa perde a memória para os acontecimentos que tiveram lugar posteriormente ao acontecimento da doença. Fica afetada a capacidade para consolidar ou adquirir novas aprendizagens, como é exemplo o caso da doença de Alzheimer.

Amnésia retrógrada

É aquela em que a pessoa é capaz de recordar todos os acontecimentos posteriores à doença, mas não consegue recordar acontecimentos anteriores ao início da lesão cerebral. É muito comum nos casos de traumatismo-craniano e pode permanecer por um longo período de tempo ou até permanentemente.

Veja também: