ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
David Afonso
David Afonso
20 Set, 2021 - 14:52

O que é amperagem da bateria? Tudo o que precisa saber

David Afonso

Sabe o que é a amperagem da bateria? Neste artigo descubra o que é, como funciona e a importância para a vida útil do seu carro.

amperagem da bateria

Uma das principais características que devemos saber quando queremos comprar uma bateria é quantos amperes tem. Por outras palavras, qual é a sua capacidade. Para ajudar a entender este conceito, nada como responder à pergunta deste artigo, o que é a amperagem da bateria.

Além disso, como ajuda extra, iremos também dar uma breve explicação sobre o que a amperagem representa para a vida útil de qualquer automóvel (e da própria bateria).

A amperagem da bateria é um dado essencial sobre a capacidade da mesma

Com efeito, se não está familiarizado com este termo, não estranhe. Na verdade, muitos condutores desconhecem a real importância da amperagem da bateria para o seu veículo. Logo, é imperativo analisar quais são os pontos mais importantes relacionados com esta temática.

O que é a amperagem da bateria?

Em termos práticos, o termo amperagem (Ah) refere-se à capacidade, que nada mais é do que a quantidade de energia elétrica que a bateria pode fornecer ao próprio veículo, durante um determinado período de tempo a uma dada temperatura.

Por outras palavras, o ampere, enquanto medida de energia, simboliza a capacidade que a bateria tem de armazenar e distribuir energia em descarga para o sistema elétrico do automóvel a cada hora. Logo, quanto maior for o ampere, mais potência a bateria terá para suprir às demandas de energia dos veículos.

Como calcular amperagem da bateria?

Multiplique os amperes pelas horas para determinar os (Ah) necessários.

Consumo de corrente do equipamento (amperes) x tempo (horas) = Ah

Exemplo prático: Carro

  • Luzes 12 x 5 = 60
  • Painel de instrumentos 2 x 5 = 5
  • Rádio 1 x 5 = 5
  • Total = 70 Ah

Qual a sua função?

Com efeito, a amperagem da bateria é uma medida de energia, baseada em relação ao seu consumo (gasto/hora).

Esta medida é então importante para que o proprietário possa identificar qual é a melhor bateria para o seu veículo. Em caso de dúvida, qualquer manual do carro tem as especificidades relacionadas com este tópico, tendo os valores de fábrica.

Por outro lado, qualquer valor fora do comum ou inadequado para o veículo pode fazer com que todo o seu funcionamento seja afetado. Por exemplo, em automóveis, a amperagem da bateria pode afetar até o funcionamento do motor, do som ou dos faróis. Logo, é importante ter em mente que é necessário a bateria ter a amperagem certa.

Amperagem e escolher a bateria certa: qual a sua importância?

Como referido no ponto anterior, é então importante saber escolher a bateria certa. E, está em tudo relacionado com a amperagem.

Por exemplo, num caso de substituição da bateria, se a nova bateria tem a amperagem menor que a original, mais dificuldades tem na hora de iniciar marcha. Ainda mais em dias frios, onde a ignição geralmente é mais afetada pela baixa temperatura.

Por outro lado, se a sua bateria tem a amperagem acima da capacidade do alternador, será difícil repor essa carga, assim como será difícil fazer esta carga durar. Quando for a hora de carregá-la, o processo irá demorar mais tempo do que normal, o que pode acarretar alguns problemas no funcionamento dos equipamentos do veículo.

Por isso, sempre que trocar a bateria original faça isso por uma equivalente. Afinal de contas, é melhor prevenir do que remediar os problemas, não é verdade? O que nos leva ao ponto seguinte.

bateria de carro

Como ler corretamente uma bateria

Poderá conhecer as características de uma bateria a leitura deve ser baseado nos seguintes dados.

Exemplo: 15V 45Ah 350A

Os volts (15V) são a tensão nominal da bateria. No caso de veículos de circulação comum, as baterias têm sempre 12 volts. A amperagem (45Ah) indica a capacidade de energia da bateria. A potência de arranque (350A) é a capacidade para oferecer o pico de energia quando é mais necessário, ou seja, no arranque. Quanto maior for o número, maior será a capacidade de arranque a frio.

Assim, cada veículo tem necessidades de potência elétrica diferentes, estabelecidas em função de vários fatores, como a quantidade de elementos elétricos que o compõem. Ainda assim, é possível estabelecer uma classificação aproximada da bateria que requer cada tipo de veículo:

  • 45 amperes: para automóveis a gasolina e sem ar condicionado.
  • 55 amperes: para automóveis a gasolina e com ar condicionado.
  • 75 amperes: para automóveis a gasolina e diesel de gama média.
  • 70 a 90 amperes: para automóveis de luxo.

Em resumo, não existe um valor específico para a amperagem da bateria de um carro. Como já dissemos, dependerá das características do carro. A escolha da opção certa garantirá que o veículo não tenha problemas elétricos, problemas de arranque e que a bateria dure o máximo de tempo possível.

Se tiver alguma dúvida, aconselhamos sempre pedir ajuda especializada ou até à própria marca. Uma vez que, conseguem responder de forma mais eficaz a uma necessidade de troca ou simples curiosidade de manutenção.

Veja também