Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
24 Jul, 2018 - 15:18

O arroz pode salvar um telemóvel molhado: verdade ou mito?

Nuno Margarido

Será que o arroz pode salvar um telemóvel? Poderá este simples cereal ser o melhor amigo do Homem quando o telemóvel cai à água? Contamos-lhe tudo.

O arroz pode salvar um telemóvel molhado: verdade ou mito?

O telemóvel caiu à água, e agora? Há quem diga que basta colocar no forno durante uns minutos. Outros dizem que a melhor solução é colocar o telemóvel ao sol, a secar. Outros, contudo, afirmam que não há nada melhor do que o arroz para solucionar este problema. Mas será que o arroz pode salvar um telemóvel? Ou tudo não passa de um mito?

Será que o arroz pode mesmo salvar um telemóvel molhado?

arroz pode salvar telemóvel?

O telemóvel é um dispositivo que já faz parte do nosso quotidiano. Pequeno o suficiente para andar no bolso, indispensável para nos manter em contacto com o mundo inteiro e para nos salvar nas mais simples encrencas… Uma importância tão grande que faz com que qualquer utilizador leve as mãos à cabeça quando algo acontece ao telemóvel, principalmente quando este cai na água.

Que soluções é que se deve seguir nesse momento? Há várias sugestões online, umas que funcionam melhor, outras que não funcionam de todo. Uma das mais famosas refere que o arroz pode salvar um telemóvel molhado. Mas será mesmo verdade?

A solução assemelha-se bastante à proposta dos pequenos sacos que contêm sílica-gel, um material bastante poroso e capaz de absorver a humidade com uma grande eficácia. Na verdade, a sílica-gel pode absorver cerca de 30% do próprio peso em água! Mas será que o arroz é capaz de fazer o mesmo?

A resposta é… depende

Existem diversos vídeos que comprovam que o arroz pode salvar o telemóvel. Há, contudo, um grande número de utilizadores que afirma que isso não acontece. Quem é que está errado? Ninguém. Porque o arroz pode efetivamente funciona, mas depende de muitos outros fatores.

O tempo que o aparelho ficou na água pode influenciar e a impermeabilidade do próprio aparelho também têm influência. Tal significa que diferentes aparelhos podem responder de formas distintas ao mesmo tratamento, ou seja, ao método do arroz. Mas, como é óbvio, vale a pena tentar!

Como usar arroz para salvar o telemóvel

1. Tirar o aparelho da água;

2. Desligar, se estiver ligado. Se já estiver desligado, não tente ligar;

3. Tirar bateria e cartões existentes;

4. Retirar o excesso de água.

5. Colocar o aparelho num recipiente com arroz cru;

6. Colocar o recipiente ao sol;

7. Deixar durante 24 horas, pelo menos.

Veja também