Publicidade:

Descubra 6 bons motivos para acordar cedo (com técnicas infalíveis)

Menos stress e mais produtividade são alguns dos benefícios de acordar cedo. Conheça boas razões para adiantar o despertador e mude a sua vida.

Descubra 6 bons motivos para acordar cedo (com técnicas infalíveis)
Saiba por que deve acordar cedo

Acordar cedo não é para todos, mas isso é apenas porque a maioria desconhece as muitas vantagens de o fazer.

Se começarmos por pensar em algumas das personalidades mais bem-sucedidas, as que conseguiram chegar ao topo, todas elas partilham um mesmo hábito diário – acordar cedo. Para ter uma ideia, Tim Cook (CEO da Apple), Richard Branson (Virgin), Robert Iger (Disney), Howard Schultz (Starbucks) são alguns dos madrugadores que se destacam no panorama mundial. Afinal, já começamos a perceber que iniciar os dias antes de todos é o princípio básico para estar sempre em vantagem.

Ainda assim, poucas são as pessoas que estão dispostas a acordar cedo – às 5, 6 ou 7 da manhã – por iniciativa própria. O hábito de estender a noite pela madrugada, a ver televisão, nas redes sociais, ou numa tentativa – tantas vezes frustrada – de fazer o que não se conseguiu durante o dia, é um hábito demasiado comum. Se é uma destas pessoas, pare e prepare-se para mudar a sua rotina. A sua vida vai mudar para (muito) melhor. Não acredita?

Apresentamos-lhe 6 bons motivos para acordar cedo. Temos a certeza de que depois de os conhecer, vai querer ser o primeiro a sair da cama de manhã.

6 motivos para acordar cedo


10 dicas para ser mais feliz de manhã

1. Começa em vantagem

Se acordar cedo, será sempre dos primeiros a começar o dia. Portanto, estará em vantagem, o que vai dar-lhe uma motivação extra para fazer tudo o que é importante e vai poder fazê-lo com tempo. Dessa forma tornar-se-à uma pessoa mais tranquila e organizada.

2 . Tem tempo para se preparar

Crie e siga um ritual matinal e faça dele uma prioridade. Comece o dia com boa energia. Faça exercício, meditação, tome um bom pequeno-almoço, ouça uma boa música e planeie o seu dia. Acordar cedo vai dar-lhe tempo para se preparar – física e psicologicamente – da melhor maneira para iniciar cada dia.

3. Potencia a produtividade

Ao acordar mais cedo, pode organizar melhor todos os seus compromissos e tarefas, começando pelo que é mais importante e evitando o estado de urgência. Assim, vai ver mais resultados e ganhar a sensação de eficiência, competência e realização. Tudo que é urgente causa stress e suga energia, acabando por, muitas vezes, não ter um retorno significativo ou mesmo positivo.

Comece por fazer algo que lhe dê prazer e ganhe a energia necessária para enfrentar todos os desafios.

4. A manhã facilita a concentração

O silêncio do período inicial da manhã facilita a concentração, criando o ambiente perfeito para trabalhar ou estudar. De manhã, a mente está mais clara, livre de estímulos externos. Ao acordar cedo, consegue juntar essa capacidade com a calma do espaço envolvente e isso vai ajudá-lo a focar-se mais facilmente.

5. Vai ser mais feliz

De acordo com vários estudos científicos, quem se deita e acorda tarde tem mais tendência a sofrer de depressão e stress.

Não descansar e acordar tarde vai, necessariamente, roubar tempo impossível de recuperar ao longo do dia. Para além disso, vai também roubar energia e motivação. Acordar cedo vai permitir que, mais facilmente, consiga gerir o seu dia sem pressa. Isso vai refletir-se, inevitavelmente, no seu humor. Dessa forma, vai sentir-se mais leve, mais tranquilo, mais feliz.

6. É bom para a saúde

Segundo o adágio popular, “Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer” e, de facto, é verdade. Os especialistas confirmam que deitar e acordar cedo permite que o corpo entre em sintonia com o ciclo circadiano, o período do dia (24 horas) no qual se completa a atividade do ciclo biológico que é responsável por, nomeadamente, regular os padrões de sono e de apetite, o estado de alerta, a temperatura do corpo, as ondas cerebrais, a produção hormonal, os níveis de glicose e insulina, a regeneração celular. Ao contribuir para que tudo funcione corretamente, a sua saúde vai agradecer.

Estas são algumas das vantagens de acordar cedo e que vão permitir-lhe dar sempre o seu melhor em cada momento e terminar cada dia com a sensação de dever cumprido.

10 técnicas infalíveis para acordar cedo sem dificuldade


quer acordar cedo? nós ajudamos.

1. Regularidade

Levante-se todos os dias à mesma hora. Todos, significa “todos”: fins de semana incluídos. Se regular o sono é uma prioridade para si, terá que levar o assunto a sério. São permitidas variações de 90 minutos na hora de acordar; ou seja, se à semana acorda às 7h30, ao fim de semana poderá acordar às 9h00.

2. Regule o sono pela hora de acordar!

A primeira medida que tendemos a adoptar quando queremos acordar cedo é definir uma hora para nos deitarmos. “A partir de agora, vou para a cama às 23h, sem falta!” – soa-lhe familiar? Pois saiba que o que deve fazer é estabelecer uma hora fixa para acordar. Vai ver como, acordando sempre à mesma hora, o seu corpo começa a pedir-lhe para dormir sempre à mesma hora também!

3. Vá para a cama apenas à hora de dormir

Ver televisão, jogar computador, comer/beber e estar com o telemóvel na cama são hábitos que prejudicam a qualidade do sono e o impedem de acordar cedo.

Veja aqui 10 dicas para acordar mais feliz amanhã >>

4. Cuidado com a alimentação!

Não beba chá (verde/preto), café e refrigerantes perto da hora de dormir, pois estas bebidas são estimulantes. Ao contrário do que se pensa, o consumo de álcool também prejudica o seu sono!

5. Não faça sestas

Mesmo que tenha dormido pouco nas últimas noites, não caia na tentação de fazer sestas, pois isso interferirá na hora a que vai sentir sono e na profundidade do mesmo.

6. Prepare o seu quarto para um sono reparador

Mesmo acreditando que a luz matinal o ajuda a acordar cedo, tenha consciência de que um quarto com luz prejudica a qualidade do sono durante a noite. Sabia que o seu organismo, quando na escuridão total, produz melatonina, a “hormona do sono”? Escureça o quarto e elimine as fontes de ruído para dormir melhor. Ter um sono profundo é fundamental para conseguir acordar cedo sem sacrifícios.

Saiba o que não deve fazer ao acordar >>

7. Responda-nos: qual a razão pela qual tem vontade de acordar cedo?

Respondeu “Eu não tenho vontade de acordar cedo.”? Então está na hora de mudar a sua rotina matinal. Se só se levanta quando já não pode atrasar-se nem mais um minuto, é provável que todas as tarefas matinais sejam realizadas a correr. Logo que estas são concluídas, irá chegar ao trabalho ou ao local de estudo e começar as suas obrigações diárias. Quem é que tem vontade de se levantar, assim?

Introduza prazer nas suas rotinas matinais! Levante-se com a perspectiva de tomar um agradável pequeno-almoço enquanto lê ou vê as notícias. Ponha música enquanto toma banho. Tome o seu café na varanda. Só precisa de se levantar mal o despertador toca para conseguir começar o dia a fazer algo de que gosta…!

8. Prepare o despertador para tocar uma única vez

Parece um contrasenso, e sabemos que o aterroriza a ideia de não ouvir o alarme. Mas confie em nós: se souber que o despertador só toca uma vez, vai levantar-se quando ele tocar. Assim como se souber que ele toca de 10 em 10 minutos, vai constantemente pensar “só mais um bocadinho…”.

9. Controle o consumo de café

É daquelas pessoas que dizem que o café não o estimula e que não sente menos sono quando o toma? Então experimente deixar de tomar e verá como o tem mantido desperto! Não é aconselhável beber mais de dois cafés por dia, e o último não deve ser tomado depois das 6 horas da tarde.

10. Expectativas realistas

Não tente mudar a sua rotina de sono de um dia para o outro. É importante ter consciência de que a mudança de velhos hábitos demora tempo. Acordar cedo sem dificuldade está ao seu alcance: seja paciente e persista na mudança de hábitos!

Depois de ler este artigo, a que horas vai acordar amanhã?

Veja também: 

Elsa Santos Elsa Santos

Formada em comunicação, conta com uma vasta experiência na área. Do jornalismo ao marketing digital, a escrita é o elo comum. Apaixonada por histórias, tem desenvolvido, nos últimos anos, diversos projetos de storytelling, copywriting e locução. É mãe de duas crianças, o que não lhe dá superpoderes, mas a obriga a estar permanentemente ligada.

Saiba tudo sobre emprego